
Quais os sintomas de ressecamento vaginal?
Saiba que cerca de 50% das mulheres na menopausa sofrem com vagina seca. O sintoma mais comum, o calorão, atinge cerca de 80 a 90% das mulheres. Porém, na maior parte das vezes o calor excessivo some, enquanto a secura vaginal é progressiva. Ou seja, só tende a piorar se você não buscar pelo tratamento adequado.
Quais são as melhores soluções para o ressecamento da vagina?
Se você estiver atrás de uma solução diária para o ressecamento, uma boa ideia é usar um hidratante vaginal. Os lubrificantes podem ajudar a diminuir a fricção que causa irritação, mas os hidratantes são absorvidos pelo tecido da vagina e imitam as secreções naturais com mais eficácia.
Quais são os benefícios das pomadas para o ressecamento vaginal?
As pomadas contêm estrogênios, que junto com outros hormônios, atuam para a melhora do ressecamento vaginal a fim de minimizar os riscos de infecções vaginais. O hidratante vaginal aumenta o volume de água nas células da região, o que proporciona um restabelecimento do pH normal e um alívio do ressecamento vaginal.
Qual a relação entre ressecamento vaginal e lubrificação feminina?
O ressecamento vaginal vem afetando milhares de mulheres na fase da menopausa ou pós-parto, e a condição para o a diminuição da lubrificação feminina é queda na produção do estrogênio, hormônio feminino.

Como tratar ressecamento vaginal em casa?
Confira as opções disponíveis para combater a secura vaginal.Vitamina de banana. … Chá de folhas de amoreira. … Chá de Erva-de-São-Cristóvão. … Chá de Ginseng.
Qual o melhor lubrificante vaginal caseiro?
O óleo de coco virgem é um lubrificante natural bastante popular e geralmente bem tolerado, uma vez que ele é bem absorvido pela pele e mantém a hidratação natural. “Ele é o que dá menos problemas, menos efeitos colaterais e menos alterações no pH vaginal”, explica a médica Mariana Rosário.
Conheça as consequências da secura vaginal
Muitas mulheres ainda pensam que sua vida sexual acaba com a parada da menstruação. Mas estão muito enganadas. Você pode passar por essa fase da melhor forma possível!
Quais os tratamentos para vencer a vagina seca?
Abaixo, vou te falar sobre um dos tratamentos que considero mais eficaz para resolver o problema de ressecamento vaginal: a Terapia de Reposição Hormonal.
Dicas
Fale com o médico sobre outras opções disponíveis. Novos tratamentos para o ressecamento vaginal estão sendo pesquisados e desenvolvidos, portanto logo mais podem surgir novas possibilidades.
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi coescrito por Carrie Noriega, MD. A Dra. Noriega é Obstetra, Ginecologista e escrita médica no Colorado. É especialista em saúde da mulher, reumatologia, pneumologia, doenças infecciosas e gastroenterologia.
O que causa o ressecamento vaginal?
Karina ressalta que, na maioria das vezes, a secura vaginal surge apenas depois da menopausa, pois tem como maior causa a queda da produção de estrogênio. No entanto, pode acontecer em qualquer idade decorrente de diversas causas, dentro das quais podem ser citadas:
Como tratar o ressecamento vaginal
O tratamento será baseado na (s) causa (s) do ressecamento vaginal. “Na grande maioria das mulheres, a perspectiva de regressão dos sintomas é excelente pós-tratamento”, destaca Karina.
Quais os sintomas do ressecamento vaginal?
E quais os sintomas para quem tem ressecamento vaginal e precisa de uma lubrificação feminina?
O que causa o ressecamento vaginal?
Bem, para que você entenda realmente o que causa o ressecamento vaginal, veja a explicação que separamos.
O que é o ressecamento vaginal?
O ressecamento vaginal, também conhecido como vaginite atrófica, é definido como a falta de lubrificação da vagina antes e durante o ato sexual, o que prejudica a relação do casal, reduzindo a sensação de prazer da mulher e aumentando a chance de ela sentir dores durante a penetração.
Quais as consequências da secura vaginal?
Como o muco protege o órgão genital feminino, a falta de lubrificação pode causar:
A terapia reposição hormonal é a única alternativa?
Uma das principais causas do ressecamento vaginal é a alteração na produção e circulação de hormônios no corpo feminino, algumas mulheres acabam recorrendo à reposição hormonal.
Como aumentar a lubrificação vaginal naturalmente durante a rotina?
Afinal, há várias opções naturais que podem ser alternativas à reposição hormonal artificial.
Perguntas e respostas: quais as dúvidas mais comuns sobre a falta de lubrificação feminina?
Afinal, esse é um problema que afeta muito as mulheres e também seus companheiros, mas pouca gente tem coragem de tocar no assunto.
