
¿Cómo es el tratamiento de los traumas vividos en la infancia?
¿Cómo es el tratamiento de los traumas vividos en la infancia? Así es como se interviene en psicoterapia para ayudar a superar traumas de la infancia. Los traumas forman parte de las alteraciones psicopatológicas por las que las personas acuden más a psicoterapia.
¿Qué son los traumas infantiles?
Los traumas infantiles pueden tener solución. Nuestros psicólogos especializados en psicología infantil pueden apoyar para encontrar las causas y dar solución a los problemas de tu hijo. ¿Qué son los traumas infantiles? En primer lugar, es bueno recordar que un trauma es una lesión duradera producida por un agente mecánico, generalmente externo.
¿Qué es el trauma y cómo puede afectar a tu hijo?
Pero también se define trauma como una emoción o impresión negativa, fuerte y duradera. Eso es lo que puede estarle ocurriendo a tu hijo. En nuestro centro, tratamos el trauma relacionado con las emociones.
¿Por qué un niño o un adolescente se puede convertir en trauma?
Un acontecimiento que vive el niño o el adolescente se puede convertir en trauma más duradero y en un problema psicológico o emocional debido a estas razones o causas: Le ha llegado por sorpresa y representa un shock.

Como se curar de um trauma de infância?
Entenda que você é a soma de todas as suas experiências. … Fortaleça sua autoestima. … Construa uma rede de apoio. … Não perpetue o sofrimento com seus filhos. … Tente perdoar quem lhe feriu. … Tire da experiência negativa algo benéfico. … Busque ajuda quando o fardo for pesado demais.
E possível superar traumas de infância?
O trauma de infância pode ser superado com o auxílio da psicoterapia.
Como se livrar dos traumas do passado?
Como superar o traumaAprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. … Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. … Crie uma rotina saudável. … Cultive hobbies. … Faça terapia para superar o trauma.
O que os traumas de infância podem causar?
A ansiedade, o medo, a insegurança e até transtornos psicológicos são algumas consequências. Com isso, o indivíduo que sofre com traumas costuma ter dificuldades para conviver em sociedade, se relacionar, apresentam baixa autoestima e agressividade.
Como saber se eu tenho trauma de infância?
Traumas de infância restringem suas emoções. Fazem você ter medo de tentar coisas novas. Pelo fato de suas cicatrizes e feridas serem bem profundas, sair da sua zona de conforto é praticamente impossível. Até mesmo a ideia de colocar os pés em território novo o deixa nervoso.
Como saber se você tem algum trauma?
Entre os principais sinais de que a pessoa tem um trauma estão:Sentimento de ansiedade, pânico, desespero, apreensão, raiva, culpa, irritabilidade e desamparo;Capacidade de cognição alterada, que pode afetar o raciocínio lógico, a concentração, confusão mental e a memória de situações triviais;More items…
Como se libertar do passado psicologia?
Dicas para se libertar do passadoCompreensão: a primeira dica de como se libertar do passado não poderia ser outra. … Responsabilidade: se o trauma é de responsabilidade seu, assuma. … Experiências: tudo o que aconteceu em sua vida resultou em uma experiência, em um ou mais sentimentos.More items…•
E possível esquecer de um trauma?
Boa noite Gaby, os traumas são memórias de longuíssima duração que não se apagam com o tempo a não ser que sejam tratados com técnicas específicas para limpeza de traumas. Quando uma pessoa vivencia um trauma ela pode ter uma amnésia dissociativa e ter brancos sobre o que aconteceu.
O que e ter um bloqueio emocional?
Podemos definir bloqueio emocional como sendo uma espécie de barreira, obstáculo que se forma na sua mente a fim de evitar uma mágoa posterior. Nosso inconsciente é muito poderoso, e ele cria essa forma de defesa para proteger os seus sentimentos, e você achando que era culpa sua né?
E possível ter sido abusada na infância e não se lembrar?
Uma pessoa que sofre abuso na infância pode não se lembrar do que aconteceu, porém costuma ter pensamentos e comportamentos que a incomodam muito. Se este for seu caso, busque ajuda psicológica.
O que a rejeição dos pais pode causar?
Grande parte dos adultos com traumas passaram pela rejeição na infância. Um artigo publicado na revista científica “Estudos e Pesquisas em Psicologia”, indicou que as pessoas que se sentem excluídas e indesejadas apresentam um risco maior para delinquência, abuso de substâncias e depressão.
Por que eu não me lembro da minha infância?
Além disso, hoje sabemos que a região do cérebro conhecida como hipocampo é chave para codificar e armazenar a memória episódica, e o hipocampo não amadurece até uma fase posterior da infância. Tudo isso afeta a capacidade do cérebro de reter essas primeiras recordações.
Quais são os traumas da infância?
Traumas de infância: Consequências e Como Superar com a…1- Invalidação constante de sentimentos.2- Abusos físicos ou psicológicos.3- Bullying e agressões.4- Abandono ou rejeição.5- Relacionamentos problemáticos na família.
Por que eu não me lembro da minha infância?
Além disso, hoje sabemos que a região do cérebro conhecida como hipocampo é chave para codificar e armazenar a memória episódica, e o hipocampo não amadurece até uma fase posterior da infância. Tudo isso afeta a capacidade do cérebro de reter essas primeiras recordações.
O que a rejeição dos pais pode causar?
Grande parte dos adultos com traumas passaram pela rejeição na infância. Um artigo publicado na revista científica “Estudos e Pesquisas em Psicologia”, indicou que as pessoas que se sentem excluídas e indesejadas apresentam um risco maior para delinquência, abuso de substâncias e depressão.
Como se lembrar de memórias reprimidas?
Use a terapia de conversa focada em traumas para recuperar memórias reprimidas. O processo é demorado, mas falar das coisas que você viveu e as sensações que teve ajuda a liberar as memórias escondidas na sua mente aos poucos. O psicólogo vai ouvir você falando dos seus problemas atuais e passados.
Cómo superar traumas del pasado con EMDR
El trauma infantil es una de las cosas más difíciles de recuperar y una de las heridas más profundas de sanar. Nos persigue hasta la edad adulta y afecta a todas las áreas de nuestra vida.
Publicado por Alejandra Hernández
Licenciada en psicología por la Universidad de Málaga, con Máster en tratamiento psicológico por la Universidad de Málaga, Máster en sexualidad y educación sexual por la Universidad de Huelva.
¿Cuál es la mejor técnica para tratar traumas?
Por último, está demostrado que la técnica EMDR (desensibilización y reprocesamiento de los movimientos oculares) es de las más eficaces en el abordaje y resolución de eventos traumáticos del pasado, ya que trabaja con los recuerdos y las creencias que hemos construido en la edad temprana y determinan nuestra edad adulta.
¿Cómo evitar el maltrato infantil?
Aquel maltrato sufrido en la infancia se traduce en un auto maltrato. Cumplimos el rol de la víctima copiando aquel lugar en que nos posicionaron en el pasado. Para cortar este maltrato es necesario pensar en el propio bienestar, sentir que nos merecemos tratarnos bien: cuidando la alimentación, el vestido, la higiene personal y el sueño.
¿Cómo tratar los recuerdos traumaticos?
La hipnosis también puede ser aplicada en el contexto clínico para permitir que la persona mejore su relación con esos recuerdos traumáticos, ofreciéndole nuevas “vías de acceso” a estos que no pasan por la angustia, el estrés, etc. Se basa en inducir a la persona a un estado de sugestión en el que es más fácil volver maleables sus asociaciones entre pensamientos y entre sentimientos, de manera que se busca la manera más constructiva y menos dañina de pensar en los hechos sucedidos.
¿Qué es un trauma psicológico?
El trauma psicológico es un conjunto de alteraciones psicopatológicas que afectan a la memoria emocional a partir de eventos asociados a emociones vinculadas a la angustia y la ansiedad. Surgen cuando, en interacción con el entorno, experimentamos algo que nos marca emocionalmente hasta el punto de dejar secuelas psicológicas en nosotros, las cuales se manifestarán a través de una serie de síntomas que dañan nuestra calidad de vida.
¿Cómo se desarrolla el trauma complejo?
Debido a la naturaleza de esta alteración psicopatológica, muchas veces el trauma complejo está basado en la interacción entre el niño o niña y uno o más miembros de su grupo familiar, dado que es la familia el elemento que de forma de manera constante. Situaciones que pueden dar pie a la aparición de esta alteración son la negligencia parental, los abusos sexuales por parte de la familia o amigos de esta, las humillaciones constantes en casa y, en general, las dinámicas de interacción cotidianas en las que se es la víctima debido a ataques físicos o psicológicos.
¿Qué es el trauma complejo?
El trauma complejo es un tipo de trastorno de tipo traumático cuyo evento desencadenante no tuvo por qué ser puntual, sino que en muchos casos está constituido por situaciones que se prolongan en el tiempo. Clásicamente, este tipo de trauma tiene inicio en la infancia, etapa de la vida en la que somos especialmente vulnerables a experiencias dañinas a las que no podemos poner fin por nuestros propios medios, dado que dependemos de la ayuda e implicación de los demás para cambiar de contexto cotidiano en el que vivir (mudarnos, cambiar de escuela, etc.).
¿Qué es la terapia de trauma?
Consiste en una serie de prácticas para facilitar que el cerebro re-procese los recuerdos traumáticos y quede desactivada o atenuada su “marca emocional” que desencadena el malestar extremo del trauma. Es decir, hace mucho más fácil desarrollar habituación ante los recuerdos emocionalmente dolorosos, haciendo que estos pierdan poder sobre la persona.
¿Cómo aceptar y afrontar los traumas?
Como parte de un enfoque consciente para la curación del trauma, necesitamos aceptar plenamente todo lo que sentimos. Ya sea que seas fiel a tu mente consciente en este momento o no, di: “me amo por sentirme ( enojado, triste, ansioso, etc.).” Haz esto con cada emoción que sientas, especialmente las más difíciles. Abraza tu humanidad y ámate a ti mismo por ello. Después de haberte aceptado y amado por cada una de tus emociones, se puede pasar al Paso 6.
¿Cómo tratar las emociones?
Siéntate con tus emociones y tus sensaciones, dejando que los sentimientos se filtren y fluyan. No trates de cambiarlas u ocultarlas; obsérvalas. Reconoce y da la bienvenida a cualquier molestia que sientas, sabiendo que desaparecerá pronto y te ayudará a sanar. Deja que tu cuerpo responda de la manera que quiere o necesita. Si sientes la necesidad de llorar, llora. Si sientes la necesidad de gritar algo o golpear algo, debes gritar o golpear en el aire. Expresar tus emociones de una manera productiva es clave para que se muevan dentro de ti y para procesarlas por completo. Cuando hayas sentido y experimentado completamente tus emociones, ve al Paso 7.
¿Cómo se origina un trauma?
Un trauma surge bien porque ha sufrido un miedo de gran intensidad (terror) o porque recientemente se ha sentido incapaz de asumir y manejar un peligro real o potencial.
¿Qué es un trauma para niños?
Pero también se define trauma como una emoción o impresión negativa, fuerte y duradera. Eso es lo que puede estarle ocurr iendo a tu hijo.
¿Qué es un trauma emocional?
En primer lugar, es bueno recordar que un trauma es una lesión duradera producida por un agente mecánico, generalmente externo. Ya en el tema de las emociones, es un choque emocional que produce un daño duradero en el inconsciente.
Por que às vezes ficamos insensíveis ao que temos vontade de sentir?
Mesmo os pais mais amorosos e atentos podem causar danos permanentes ao nosso senso de identidade. Querendo o nosso bem e odiando nos ver feridos, nossos pais podem ter nos indicado uma rota de fuga depois de um episódio perturbador. “Não se sinta mal – está tudo bem”, disse o cuidador quando começamos a chorar.
1. Concentre-se
Para que esse processo funcione, você deve estar experienciando o seu corpo no momento presente. Para começar, encontre um lugar calmo onde você não será perturbado. Sente-se confortavelmente com os olhos fechados e respire fundo várias vezes, focando sua atenção ao seu corpo. Tensione e relaxe seus músculos, sinta o peso em seus braços.
2. Lembre-se
Pense em uma situação que você se incomodou recentemente. Tente encontrar o gatilho que provocou aquela reação emocional, ou que teria provocado se você não se sentisse emocionalmente entorpecido. Analise o que aconteceu com o máximo de detalhes possível e imagine-se naquele tempo e lugar. Experimente tudo de novo com os seus sentidos.
3. Sinta
Continue respirando profundamente e passe um momento relaxando. Então, examine mentalmente o seu corpo em busca de sensações. Eu chamo esse processo de “filtrar” por causa do modo como as suas emoções vão se agitar e borbulhar dentro de você. Observe qualquer reação física que você tenha – formigamento, aperto, queimação, etc.
4. Nomeie
Associe uma emoção a cada uma das sensações que você experimenta. É ansiedade o aperto que você sente no peito? É raiva o calor que você sente nos braços quando está viajando? É importante reconhecer as diferenças, muitas vezes sutis, entre emoções que se parecem idênticas. Isso lhe dará um maior conhecimento de si mesmo.
5. Ame-se
Como parte de uma abordagem consciente para a cura do trauma de infância, precisamos aceitar plenamente tudo o que sentimos. Para descobrir se isso acontece com você ou não, pergunte-se a si mesmo: “Eu me amo por sentir (irritado, triste, ansioso, etc.).” Faça isso com cada emoção que você sente, especialmente as mais difíceis.
6. Aceite-se
Sente-se com suas emoções e sensações, deixando que os sentimentos percorram e fluam pelo seu corpo. Não tente mudar ou ocultá-los; apenas observe-os. Reconheça e dê boas-vindas a qualquer desconforto que você sentir, sabendo que isso acabará em breve e o ajudará a se curar. Deixe seu corpo responder do jeito que ele quer ou precisa.
A psicologia freudiana e os traumas da infância
Na psicologia de Freud, o trauma sempre foi notável. Gradualmente, os aspectos dinâmicos, locais e econômicos da mente são incorporados na discussão do trauma. Assim, no movimento de compreensão posterior, Freud elaborou um complexo sistema teórico que descrevia as consequências dos sujeitos na situação traumática da infância.
Duas abordagens sobre os traumas da infância
Se, por um lado, a psicanálise considera o trauma por uma abordagem mais ampla e complexa, que é entendido como um processo de estrutura psicológica intrínseca, por outro lado, ele também é visto como um impeditivo de fluxo instintivo e paralisia.
Alguns traumas da infância que podem marcar
De modo geral, definido como potencialmente traumático no caso de influência, ocorre o trade-off, que torna a composição da criança diante da grande perda e a necessidade ou desencadeamento do estado. Com isso, ela tem experiência de arranjos no caso de perda acidental.
O trauma para a Psicanálise
No trabalho da psicanálise, desde Freud, o conceito de trauma tem sido apresentado de diferentes maneiras. De acordo com Duane (2005, p. 02), “o conceito de vários traumas, incluindo ataques, significa, em última instância, quaisquer fatores de virulência.
Noções acerca do trauma
Dos conceitos acima, identificamos algumas noções básicas. Em primeiro lugar, sempre se referem a coisas associadas com a intensidade do evento traumático. Na obra de Freud, acreditamos que este evento foi originalmente visto como um evento externo, e, se não completamente, se transformou em um evento interno.
Como acontecem os traumas da infância?
De acordo com a teoria do trauma formado em dois estágios, na primeira vez, uma cena traumática é formada na interseção da cena e da excitação, a cena atual. A cena atual traz de volta o tema para um tempo anterior e o trauma está no escuro dessa relação.
Qual os principais traumas da infância?
A principal experiência de desamparo é a incapacidade do bebê de desencadear a realização das ações específicas necessárias para atender às suas necessidades. Ademais, a forte dependência de adultos requer muito esforço para atender às suas necessidades e lidar com as tensões que são desencadeadas por eles.

¿Qué Es El Trauma Psicológico?
-
El trauma psicológico es un conjunto de alteraciones psicopatológicas que afectan a la memoria emocional a partir de eventos asociados a emociones vinculadas a la angustia y la ansiedad. Surgen cuando, en interacción con el entorno, experimentamos algo que nos marca emocionalmente hasta el punto de dejar secuelas psicológicas en nosotros, las cuales se manif…
¿Qué Es El Trauma Complejo?
-
El trauma complejo es un tipo de trastorno de tipo traumático cuyo evento desencadenante no tuvo por qué ser puntual, sino que en muchos casos está constituido por situaciones que se prolongan en el tiempo. Clásicamente, este tipo de trauma tiene inicio en la infancia, etapa de la vida en la que somos especialmente vulnerables a experiencias dañinas a las que no podemos …
Tratamiento Del Trauma por Sucesos Vividos en La Infancia
-
Estos son los procedimientos de intervención más usados para ayudar a quienes sufren por traumas vividos en la infancia.
See more on psicologiaymente.com
¿Buscas Apoyo Psicológico en terapia?
-
En Centro Psicológico Cepsim contamos con un equipo de psicoterapeutas con más de 25 años de trayectoria profesional atendiendo a pacientes. Trabajamos basando nuestra labor en una orientación teórico-práctica en la que quedan integradas varias técnicas y metodologías, para adaptarnos a las necesidades y al problema específico a tratar en cada persona. Ponte en conta…