Como assar beringela chefs em açao

Qual é o sabor da beringela?

A sua polpa é macia e possui uma textura esponjosa. Tem um sabor relativamente neutro, o que a torna muito versátil, sendo usada com frequência para equilibrar sabores e conferir textura a algumas receitas. A beringela é um alimento de baixo valor energético, apresentando apenas 21 kcal por 100 g.

Como fazer a berinjela refogada?

Corte as berinjelas em cubos pequenos e mergulhe-os em um recipiente com água, sal e o vinagre por 10 minutos. Escorra, enxágue e enxugue-os bem. Em uma frigideira de bordas altas, aqueça o azeite e refogue os cubinhos de berinjela. Deixe escorrer o excesso de azeite em papel absorvente e reserve.

Qual a cor da casca da beringela?

A beringela é um alimento de baixo valor energético, apresentando apenas 21 kcal por 100 g. Com baixo teor em gordura (0,1 g/100 g) é, maioritariamente, constituída por água (92,5%). Há variedades de beringela de outras cores, como laranja, amarelo e branco.

Como é preparada a berinjela?

A berinjela pode ser preparada de diversas formas – refogada, assada, grelhada. Porém, devido ao fato de ser um legume propenso a absorver muita gordura, o recomendado é que evitemos fritá-la.


Propriedades

A beringela é um alimento de baixo valor energético, apresentando apenas 21 kcal por 100 g. Com baixo teor em gordura (0,1 g/100 g) é, maioritariamente, constituída por água (92,5%).


Como guardar

Na altura de adquirir as beringelas no seu Pingo Doce, prefira comprar pouca quantidade e consuma-as rapidamente, já que tendem a deteriorar-se facilmente.


Como preparar e cozinhar

A beringela é um verdadeiro aliado da Dieta Mediterrânica, podendo ser consumida frita, assada, estufada, cozida ou grelhada. Junho e Outubro são os meses em que mais se produz beringela, mas hoje pode consumir beringelas ao longo de todo o ano, como parte de uma dieta equilibrada. Casca, polpa e sementes, tudo é comestível na beringela.


Origem

A beringela veio de longe, do Sudoeste Asiático e da região que em tempos se chamou Birmânia (hoje Myanmar). Foi levada para o Mediterrânico pela mão dos comerciantes do Médio Oriente no início da Idade Média e no século XII os mouros introduziram-na em Espanha. Daí até se espalhar pelo resto da Europa foi um instante.


Lá fora

Na Índia, a beringela é chamada de “rei dos vegetais” e está presente em muitos de pratos tradicionais, como o caril de beringela.


1. Receita de berinjela na AirFryer simples

Corte as berinjelas verticalmente na metade. Tempere com sal, alho em pó e pimenta. Regue as berinjelas com azeite e polvilhe um pouco de amido de milho em cada uma dela – isso vai formar uma casquinha crocante! Coloque as berinjelas na Air Fryer, sem empilhar (faça duas levas, se for necessário). Asse por 20 minutos a 200°C.


2. Receita de berinjela na AirFryer à parmegiana

Corte a berinjela em rodelas de aproximadamente 1 cm cada. Passe um pouco de sal em cada lado das fatias de berinjelas e deixe escorrendo de 10 a 15 minutos. Em uma vasilha bata o ovo, a água e a farinha de trigo. Em outro recipiente, misture a farinha para empanar, o queijo parmesão, o tempero de ervas e sal a gosto.


3. Receita de fritas de berinjela na AirFryer

Pré-aqueça a Air Fryer a 200°C. Em uma vasilha bata os ovos. Em recipiente separado, misture o parmesão ralado, a farinha de linhaça, os temperos escolhidos e sal a gosto. Corte a berinjela no formato de palitos, com aproximadamente 1 cm de largura. Passe as fatias no ovo e depois na farinha com parmesão. Cozinhe na Air Fryer de 5 a 7 minutos.


4. Receita de berinjela na AirFryer com curry

Fatia a berinjela em rodelas nem muito grossas, nem muito finas. Regue com azeite. Acrescente o alho amassado e sal a gosto. Tempere com o curry e com o açafrão em pó. Misture bem as rodelas, para que todas incorporem bem os temperos. Pré-aqueça a Air Fryer por 5 minutos a 150°C. Asse as berinjelas por 10 minutos, ou até dourarem.


5. Receita de berinjela na AirFryer caramelizada

Pique a berinjela em cubos pequenos. Tempere com o azeite, pimenta e sal. Cozinhe na Air Fryer a 200°C por 15 minutos, balançando a cesta para mexer a cada 5 minutos. Quando a berinjela estiver macia e praticamente no ponto, polvilhe o açúcar e deixe na Air Fryer por mais alguns minutos, até caramelizar.


6. Receita de bacon vegano de berinjela na AirFryer

Corte a berinjela verticalmente, em fatias finas, similares ao formato de fatias de bacon. Misture todos os ingredientes em uma vasilha e passe a berinjela, cobrindo bem os dois lados de cada fatia. Pré-aqueça a Air Fryer a 150°C e asse por 10 a 15 minutos, até que as fatias escureçam e fiquem crocantes.


7. Receita de bolinho de parmesão e berinjela na AirFryer

Em uma vasilha, coloque a farinha integral. Em outra, bata os dois ovos. Em um terceiro recipiente, coloque a farinha de empanar, o parmesão e os temperos de sua escolha. Passe o cubinhos de berinjelas na vasilha com farinha, depois nos ovos e, por último, na farinha e parmesão. Empane bem, cobrindo todos os lados da berinjela.

Leave a Comment