Como bater açaí sem acai

Como é saboreado o açaí?

Em boa parte do Brasil, o açaí é saboreado como uma pasta gelada, acompanhada de frutas e granola. Mas você sabia que esse ingrediente é muito mais versátil do que parece?

Como fazer açaí feito em casa?

Receita de açaí feito em casa, com banana e xarope de guaraná, para você servir no lanche ou café da manhã e mesmo como sobremesa. Confira a delícia! Bata a banana no liquidificador. Junte a polpa de açaí e o xarope de guaraná e bata até ficar homogêneo.

Quais são os benefícios do açaí nas academias?

Melhora o desempenho esportivo. No entanto, para obter todos esses benefícios, é preciso consumir o açaí de forma adequada para não sofrer com os malefícios à saúde causados pelo seu excesso na alimentação.

Quantos gramas de açaí devo tomar por dia?

O açaí deve ser consumido com moderação para apresentar reais efeitos positivos no corpo. Por isso, evite o excesso! Se você optar por consumir a pasta, ou seja, o famoso açaí na tigela, a recomendação é para que se tome apenas 1 pote/tigela por dia, com 100 a 200 gramas, de 3 ou 4 vezes na semana apenas.


O que pode substituir o xarope de guaraná no açaí?

O mel é bem mais saudável que o xarope de guaraná (usado para adoçar o açaí) e deixa um gostinho muito melhor.


Qual é o açaí mais saudável?

Se por um lado o açaí pode ser saudável e com diversos nutrientes, por outro, pode se transformar em uma alta fonte de calorias, já que alguns produtos contém xarope de guaraná, glucose ou açúcares. A dica, então, é optar pela polpa de açaí natural, geralmente encontrada na parte de sucos congelados dos supermercados.


Como preparar polpa de açaí com banana?

Modo de preparoBata a banana no liquidificador.Junte a polpa de açaí e o xarope de guaraná e bata até ficar homogêneo.Sirva com frutas, granola, puro ou como desejar.


Como é feito o açaí industrializado?

Ocorre o ‘despolpamento’ e congelamento do açaí Após a lavagem, os frutos são encaminhados para uma máquina “despolpadeira” que serve para separar a polpa das sementes com mais rapidez. Em seguida, a polpa é encaminhada para os setores de embalagem e congelamento.


Como saber se o açaí é saudável?

Como a cor do açaí vem da antocianina responsável pela ação antioxidante, quanto mais escura for a polpa do açaí mais certeza podemos ter de que se trata de um açaí saudável. Ou seja, quanto mais roxa sua boca e os seus dentes ficarem depois de comer ou tomar açaí como suco, maior será a ação antioxidante no seu corpo.


Como escolher um açaí de boa qualidade?

O ideal é que no rótulo conste apenas as frases: polpa de açaí ou 100% integral, o que indica que ela foi obtida exclusivamente da fruta. Quando é feito apenas com a fruta fresca, ele deve ser roxo bem escuro. Uma coloração mais clara costuma indicar que ele foi misturado com outro produto.


O que pode misturar com açaí?

4 ingredientes para bater com o açaí e deixá-lo ainda mais gostoso e nutritivoBanana e suco de laranja deixam o açaí mais nutritivo. … Iogurte fortalece os ossos. … Banana e aveia é uma combinação que dá mais energia ao corpo. … Chia é rica em ômega 3.


Pode comer açaí com banana?

Combinação perfeita! Como você já deve saber, o açaí possui inúmeras propriedades energéticas. Por isso, acaba sendo ideal, principalmente, aos esportistas. Mas para quem não abre mão de se deliciar com alimentos saudáveis e naturais, a dica é combinar o açaí com frutas, como a banana e o morango.


Como adoçar o açaí puro?

Você pode bater 100 gramas de polpa de açaí com uma banana e 100 ml de água, assim, ele fica supersaboroso e bem menos calórico. Se quiser adoçar, experimente usar mel em vez de açúcar. Para aproveitar todas as vantagens da fruta para a saúde, preparar esse lanche uma vez a cada três dias é suficiente.


Como é produzido o creme de açaí?

Preparo do creme de açaí A calda usada para a obtenção do creme de açaí é composta por 80% de polpa por 20% de xarope de guaraná, obtendo o creme de açaí tradicional. Para outros sabores, obtém-se uma boa calda a partir de 10% de polpa ou a fruta, 70% de polpa de açaí e 20% de xarope de guaraná (EXCELSIOR, 2012).


O que o açaí é feito?

O açaizeiro é a árvore que produz o açaí, é uma espécie de palmeira muito comum na região amazônica. Além do Brasil, o açaizeiro é uma espécie presente também em países como a Colômbia, Equador, Guianas e Venezuela. Essa árvore, além de produzir o açaí, é aproveitada para o comércio de outros produtos.


O que acontece se tomar açaí todo dia?

Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.


1. Banana e suco de laranja deixam o açaí mais nutritivo

Uma opção para incrementar o açaí – tanto no sabor quanto na parte nutritiva – é misturá-lo com banana e suco de laranja. A primeira fruta também ajuda a garantir mais energia, tem fibras, potássio e ainda diminui os riscos de anemia por ter ferro em sua composição.


2. Iogurte fortalece os ossos

Para deixar o açaí com uma textura diferente, você também pode batê-lo no liquidificador junto com um copo de iogurte natural.


3. Banana e aveia é uma combinação que dá mais energia ao corpo

Além do suco de laranja, você também pode combinar a banana no açaí com aveia.


4. Chia é rica em ômega 3

Para fechar a lista de ideias, fica a dica: bata a polpa do açaí no liquidificador com 1 colher de sopa de chia (junto com um pouco de leite desnatado para que a bebida ganhe uma textura mais fluida).


Produto recomendado

O açaí é uma ótima pedida para os dias mais quentes, né? Em especial, o creme batido com outras frutas e toppings, que é muito consumido em diversas cidades brasileiras. Mas se engana quem pensa que essa é única forma de comer açaí. Existem outras receitas bem saudáveis que podem ser feitas com a fruta.


Açaí como acompanhamento para peixes e carnes

No Pará e em outros estados do Norte brasileiro é comum o uso do açaí como acompanhamento para peixes e carnes. Nesse caso, você só precisa bater a fruta no liquidificador com um pouco de água e prontinho! Depois é só servir junto com o prato principal, como se fosse um tipo de molho.


Prepare sucos e vitaminas com açaí e outras frutas

Em vez de usar o açaí na comida (ou consumi-lo como creme) você também pode preparar sucos e vitaminas nutritivos com essa e outras frutas. Neste caso, dá para fazer várias combinações: com banana, morango, kiwi, maçã, manga e por aí vai. Basta usar a criatividade para criar diferentes misturas e inventar sabores novos.


Já experimentou o bolo de açaí?

Você sabia que existem receitas de bolos e sobremesas com açaí? Na verdade, isso faz todo sentido, levando em conta que existem diversos doces feitos com outras frutas (bolo de laranja, limão, banana, maçã e por aí vai).


Cuidado com o açaí de supermercados

É comum que muitas pessoas queiram se beneficiar dos poderes do açaí comprando aqueles potes industrializados nos supermercados. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com esses produtos, pois eles podem ser verdadeiras “bombas” calóricas disfarçadas de “bom açaí”.


Evite misturas calóricas no seu açaí

Principalmente no caso de quem gosta de consumir açaí na tigela, que nada mais é que a pasta da fruta, a dica é evitar o excesso de ingredientes na hora de compor a sua sobremesa, principalmente as mais calóricas, como leite condensado, granola, paçoca, xarope de guaraná, entre outros.


Fique de olho na quantidade diária recomendada

O açaí deve ser consumido com moderação para apresentar reais efeitos positivos no corpo. Por isso, evite o excesso! Se você optar por consumir a pasta, ou seja, o famoso açaí na tigela, a recomendação é para que se tome apenas 1 pote/tigela por dia, com 100 a 200 gramas, de 3 ou 4 vezes na semana apenas.


Receitas com açaí

Agora que você já sabe das melhores dicas para consumir açaí e aproveitar todos os seus benefícios, chegou a hora de aprender algumas receitas para inseri-lo no seu cardápio diário. Anote-as aí e corra já para a cozinha para prepará-las!

Leave a Comment