Como consumir o açaí de maneira saudável

Como iniciar a alimentação saudável?

No segundo nível, temos alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, sendo esses alimentos considerados reguladores. No terceiro nível, temos alimentos ricos em proteínas. Já no último nível, temos um grupo de alimentos que deve ser consumido de maneira moderada, uma vez que apresentam relação direta com o desenvolvimento de obesidade.

Quais são as 10 dicas para uma alimentação saudável e adequada?

Confira nossas 10 dicas para uma alimentação saudável e adequada: 1. Faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação Predominantemente de origem vegetal, são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar sustentável.

Como fazer uma alimentação saudável e equilibrada?

1. A base do almoço e do jantar são os vegetais Os legumes e vegetais sempre devem ser a porção principal do almoço e do jantar, pois eles darão mais saciedade, além de ter poucas calorias, o que favorece a perda de peso. A porção deve variar entre 1 a 2 xícaras de vegetais crus ou 1 xícara de vegetais cozidos, por exemplo.

Como evitar o consumo de sal no dia a dia?

Reduzir o consumo de sal, preferindo usar temperos naturais como alho, cebola, pimenta, manjericão e salsa, e evitando o uso de temperos em cubo industrializados; Preferir alimentos integrais, como pão e macarrão integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;


16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) foi criado pela FAO com vistas a debater e buscar soluções para os problemas da fome, nutrição e pobreza no mundo.


Ansiedade

Ansiedade apresenta-se como um sentimento de temor e expectativa mediante uma determinada situação ou algo desconhecido, podendo manifestar também sintomas…


Aterosclerose

Aterosclerose, caracterizada pela obstrução e enrijecimento das artérias, é uma doença que se desenvolve de forma progressiva e desencadeia outras doenças…


Brócolis

Os brócolis pertencem à família das Brassicaceae e são hortaliças ricas em vitaminas e outros nutrientes. Os brócolis podem ser encontrados nos tipos…


Cigarro

O cigarro é uma droga lícita no Brasil e é, atualmente, a principal forma industrializada do tabaco. É constituído por diversas substâncias, entre elas há…


Depressão

A depressão é um transtorno psicológico que apresenta como um de seus sintomas mais significativos o humor depressivo. Trata-se de uma das principais causas de…


Diabetes mellitus

Diabetes mellitus é um problema que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue por causa da deficiência de insulina ou de uma resposta…


1. A base do almoço e do jantar são os vegetais

Os legumes e vegetais sempre devem ser a porção principal do almoço e do jantar, pois eles darão mais saciedade, além de ter poucas calorias, o que favorece a perda de peso. A porção deve variar entre 1 a 2 xícaras de vegetais crus ou 1 xícara de vegetais cozidos, por exemplo.


2. Consumir pequenas porções de carboidratos

É recomendado consumir pequenas porções de carboidratos, de preferência integrais, em cada refeição, como pães, massas, arroz, farofa, bolos e tapioca. Como a quantidade que deve ser consumida varia de uma pessoa para outra, é possível começar diminuindo progressivamente as porções que são consumidas.


3. Os lanches também devem ter proteínas

É muito comum a maior parte das pessoas comer apenas fruta, torradas ou pão com café nos lanches, por exemplo, mas o ideal seria variar mais e trazer proteínas também para estas refeições, pois elas gastam mais energia para serem digeridas e aumentam a saciedade.


4. Incluir azeite, frutos secos e sementes

Esses alimentos são ricos em gorduras boas e ômega-3, que têm ação anti-inflamatória, antioxidante e aumentam a saciedade, ajudando o organismo a funcionar melhor. Nesse grupo também estão incluídos alimentos como abacate, coco, amendoim, amêndoas, pasta de amendoim e nozes.


5. Fruta tem limite, não exagere

Apesar de serem saudáveis, as frutas também têm calorias e algumas são facilmente digeridas. Assim, ao invés de comer 2 ou 3 frutas em uma só refeição, o melhor é comer 1 fruta com 1 punhado de frutos secos, por exemplo, ou com iogurte natural, pois assim adiciona-se gorduras boas e proteínas, deixando a refeição mais nutritiva.


6. Beber água diariamente

É importante consumir 2 a 2,5 L de água por dia. O ideal é não consumir líquidos juntamente com a comida para evitar encher e não consumir as porções correspondentes das refeições.


7. Consumir proteínas com baixo teor de gordura

A proteína é importante para o processo de perda de peso pois ajuda a aumentar a saciedade e favorece a formação de massa muscular. Por isso, o ideal é incluir na alimentação do dia a dia carnes brancas como frango e peru sem pele, peixes e, no caso das carnes vermelhas, dar preferência aos cortes magros.


Importância da alimentação saudável

Não é novidade que a alimentação inadequada está relacionada com uma série de doenças, não é mesmo? Entre os principais problemas de saúde relacionados com uma má alimentação estão a obesidade, o diabetes, hipertensão e até mesmo alguns tipos de cânceres.


Principais erros na alimentação

A má alimentação é cada vez mais comum nos nossos dias. A falta de tempo para apreciar a refeição, a necessidade de alimentos fabricados rapidamente e a grande variedade de produtos pouco saudáveis auxiliam no aumento do número de pessoas que não fazem uma alimentação correta.


Pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar, diferentemente do que muitos pensam, não mostra uma dieta que deve ser seguida. A função primordial da pirâmide é orientar a população sobre as nossas necessidades alimentares, nos alertando sobre a necessidade de pensar em variedade e equilíbrio no nosso dia a dia.


Dicas para uma alimentação saudável

Para ter uma alimentação saudável, algumas importantes atitudes devem ser tomadas. Para ajudar a população nessa tarefa, o Ministério da Saúde criou os “ 10 Passos Para uma Alimentação Saudável”. São dicas simples e fáceis de seguir. Confira:

Leave a Comment