Como contestar uma açao de prestaça de contas

image

Basta clicar em Histórico de compras, selecionar a compra/saque não reconhecido e o App Cartões mostrará os detalhes da compra/saque. Se, mesmo assim, a transação é desconhecida, selecionar a opção: Contestar, logo abaixo do detalhamento, e prosseguir para registrar o processo de contestação.

Full
Answer

Quais são as preliminares de contestação?

Nesse momento, incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. O que são preliminares da contestação? As preliminares de contestação são defesas indiretas do réu.

Como contestar uma compra não reconhecida?

É possível realizar contestação de compras/saques não reconhecidos na opção: Contestar. Basta clicar em Histórico de compras, selecionar a compra/saque não reconhecido e o App Cartões mostrará os detalhes da compra/saque.

Como a reconvenção pode ser apresentada sem contestação?

Do mesmo modo, a reconvenção pode ser apresentada sem a contestação, sem que isso implique qualquer efeito de revelia. Afinal, o réu se manifestou no processo. E aí se aplica o princípio da eventualidade. Nesse sentido, as questões de defesa do réu devem ser apresentadas no processo, de forma pontual, no devido prazo da contestação.

Como contestar uma assembleia?

– pedir ao presidente da mesa (ou à síndica, já que foi ela quem assinou) que faça um aditamento da ATA. – pedir a leitura e retificação na próxima assembleia, – reunir 1/4 dos condôminos e convocar uma AGE com a pauta leitura, retificação e aprovação da ATA de tal assembleia. Como impugnar uma assembleia geral?

image


Como contestar ação de exigir contas?

O autor deve apresentar em sua petição inicial o motivo pelo qual deseja a prestação de contas, pedindo ao juiz a citação do réu para em 15 dias apresentar as contas ou contestar. Após a citação o réu pode: a) Reconhecer que deve prestar contas e apresentá-las.


O que ocorre se o réu não contestar mas prestar as contas?

(3) Prestação de contas pelo réu: Caso o réu não apresente contestação, o juiz poderá antecipar o julgamento de mérito. Assim, no caso de procedência do pedido, o réu será condenado à prestar as contas no prazo de quinze dias.


O que significa dizer que a ação de exigir contas é um procedimento bifásico?

Pode-se dizer que a ação de exigir contas é bifásica. Na 1ª fase, o juiz verifica se há, ou não, a obrigação de que o réu preste contas para com o autor, ou seja, o magistrado apareciará a legitimidade das partes para, ao fim, posicionar-se sobre o prosseguimento da ação.


Quem pode exigir prestação de contas?

Como exposto anteriormente, quem geriu os bens tem a obrigação de prestar contas, e quem teve seus bens administrados tem o direito de exigir com clareza as informações devidas. O próprio art. 550 do Código de Processo Civil de 2015 estabelece de forma clara a legitimidade da ação de exigir contas.


Quais as consequências da ausência de resposta do réu da ação de exigir contas?

O juiz aplicará revelia, determinando que o réu preste as contas em 48 horas, sob pena de não ser possível impugnar as contas que o autor apresentar.


Qual a finalidade do procedimento de exigir contas?

A ação de exigir contas existe para pedir esclarecimentos financeiros de um administrador que esteja responsável por bens ou direitos alheios. Essa administração de coisa de terceiro gera, ao administrador, o dever de prestar contas perante o proprietário.


Qual o procedimento disciplinado pelo Código de Processo Civil na ação de exigir contas?

Na Ação de Exigir contas temos um procedimento que se inicia com a petição inicial para a citação do réu, que é exigido a prestação de contas com o prazo de 15 dias, o autor terá que especificar em detalhes as razoes da exigência da prestação de contas, como consta no parágrafo primeiro do artigo 550 do CPC/2015[21], o …


Quais os requisitos da petição inicial da ação de exigir contas?

Para que tal ação (exigir contas) seja passível de propositura, é requisito que o pleito judicial seja totalmente determinado e assertivo (jamais pedido abrangente, inconclusivo ou genérico), detalhado, explicitado e com motivo plausível de dúvida (que deverá ser devidamente suscitada).


Quais os pedidos específicos da ação de exigir contas fundamente com o artigo de lei correspondente?

3.2. A iniciativa do procedimento especial de exigir contas, na redação do art. 550, CPC de 2015, compete a quem tem o direito de exigir contas: “Aquele que afirmar ser titular do direito de exigir contas requererá a citação do réu para que as preste ou ofereça contestação no prazo de 15 (quinze) dias”.


O que é uma ação de prestação de contas?

A ação de prestação de contas está prevista nos artigos 914 e 919 do Código de Processo Civil e tem por objetivo obrigar aquele que administra patrimônio alheio ou comum a demonstrar em juízo, e de forma documentalmente justificada, a destinação de bens e direitos.


Qual o prazo prescricional para ação de prestação de contas?

dez anosA ação de prestação de contas tem por base obrigação de natureza pessoal, aplicando-se, na vigência do atual Código Civil, o prazo prescricional de dez anos.


Quais são os princípios que fundamentam a prestação de contas?

Prestação de contas (accountability) Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.


O que é uma contestação?

A contestação é um instrumento de defesa do réu durante o curso do procedimento ordinário. Essa peça processual serve para que o polo passivo da demanda apresente todos os seus argumentos que vão de encontro à pretensão deduzia pelo autor.


Como a contestação deve ser feita?

Em regra, a contestação deve ser elaborada na forma escrita. A exceção ocorre quando o processo é de competência dos Juizados Especiais. Nesses casos, é admitida a argumentação dos fatos de maneira oral.


Qual é o prazo para apresentar a contestação?

Na esfera civil, o prazo para apresentar a contestação é de 15 dias, em regra, contados a partir da data de juntada do mandado de citação cumprido, ou então do aviso de recebimento — assim determina o artigo 335 do CPC.


O que são preliminares da contestação?

As preliminares de contestação são defesas indiretas do réu. Elas têm o objetivo de atacar o processo que está sendo veiculado pelo autor — e não o mérito em si. Nesse sentido, as preliminares tratam de alegações de ordem formal que devem ser apresentadas antes de começar a discussão do mérito da questão.


Como se dá a discussão de mérito na contestação?

O CPC determina que incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.


O que é a reconvenção?

A reconvenção é uma ação especial que pode ser apresentada em sede de contestação, junto a esta. Isso significa que a parte ré pode propor uma espécie de nova ação contra o autor.


O que é a revelia?

A revelia consiste em um estado de fato do réu que ocorre em razão da ausência da contestação. Nesse sentido, a não apresentação dessa peça processual, bem como a sua apresentação intempestiva, ou seja, fora do prazo previsto na Lei.

image

Leave a Comment