Como controlar o crescimento de uma palmeira jussara ou açai


Qual a diferença entre palmeira juçara e açaí?

“O açaí é mais utilizado para a produção de polpa de frutas. Os frutos tanto da juçara (euterpe edulis), quanto do açaí (euterpe oleracea) são muito parecidos e por isso são confundidos. Só que o fruto do açaizeiro vai ter uma oferta de polpa maior. A juçara é muito mais utilizada para a produção de palmito.


Como cuidar de Jussara?

Deve ser cultivado sob meia sombra ou sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. As plantas jovens (até 3 anos) podem ser cultivadas em vasos, em interiores bem iluminados. Elas não toleram sombreamento total ou sol pleno.


Qual a altura máxima de um pé de açaí?

açaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


O que pode ser feito para evitar a extinção do palmito juçara?

A extração e comercialização do fruto da Juçara é uma das principais medidas para salvar essa espécie da extinção e amenizar os inúmeros malefícios causados á natureza com a extração do Palmito.


Quanto tempo demora para crescer um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare.


Como cuidar de um pé de açaí?

Quando ácidos e pobres em nutrientes, os solos necessitam de calagem e adubação. Aplique o calcário para elevar a saturação por bases a 60%, distribuindo-o uniformemente sobre a superfície do terreno e incorporado com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.


Qual a distância de um pé de açaí para o outro?

Os espaçamentos indicados para o cultivo do açaizeiro solteiro visando à produção de frutos são baseados em observações de natureza prática, sendo os mais utilizados: 5 m x 5 m e 6 m x 4 m, com o manejo de 3 a 4 estipes por touceira (Tabela 1).


O que fazer para não deixar o palmito ficar preto?

Assim que o palmito for retirado, coloque-o em uma vasilha com salmoura (solução de água com sal). Não demore muito, senão o palmito fica preto em contato com o ar.


Porque é proibido tirar palmito?

O palmito Juçara tem sua exploração proibida, pois consta na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente.


Porque a palmeira juçara está em extinção?

Além da forte pressão do corte ilegal da juçara e a destruição da Mata Atlântica, a extinção de aves e as mudanças no clima podem levar a espécie à extinção na natureza.


Palmeira juçara

Outro fator relevante e ainda em discussão sobre esse risco é referente a hibridação de juçara com o açaí da Amazônia. Pode ocorrer o cruzamento entre essas espécies ocasionando em uma espécie híbrida que forma touceiras e produz mais frutos, dessa forma, competir com a juçara na dispersão de seus frutos e ainda causar poluição genética.


A palmeira juçara é uma espécie nativa da Mata atlântica, que apesar de sua importância ecológica, se encontra em elevado risco de extinção. Isso se deve por alguns fatores: exploração irregular do palmito durante décadas, o desflorestamento da Mata Atlântica e, aliado a isso, a diminuição de animais dispersores de suas sementes

Outro fator relevante e ainda em discussão sobre esse risco é referente a hibridação de juçara com o açaí da Amazônia. Pode ocorrer o cruzamento entre essas espécies ocasionando em uma espécie híbrida que forma touceiras e produz mais frutos, dessa forma, competir com a juçara na dispersão de seus frutos e ainda causar poluição genética.


Saiba tudo sobre as palmeiras

Para aprender como cuidar de uma palmeira, você precisa saber que essas plantas têm uma vida muito longa. Isso se dá pela sua estrutura resistente, com raízes que conseguem afundar por até três quilômetros para alcançar água. Além disso, elas podem chegar a até quarenta metros de altura.


Conheça mais sobre alguns tipos de palmeiras

Se você quer aprender como cuidar de palmeiras de jardim, precisa levar em consideração o tamanho que ela pode atingir. Como falamos, são plantas que podem chegar a grandes alturas. Para te ajudar, separamos alguns tipos e suas especificações.


Dicas de como realizar os cuidados corretos com as palmeiras

Os cuidados vão desde aprender como regar a palmeira até a como realizar o plantio de forma correta. Se você conseguir compreender corretamente esses detalhes, vai ter uma linda plantinha no conforto do seu lar. É sempre legal lembrar que cada espécie tem suas especificidades.


Dicas para comprar materiais para o plantio

Para quem quiser aprender como cuidar de palmeiras dentro de casa, precisa pensar primeiramente no recipiente. Em sua maioria, são plantas com tamanhos e crescimento maiores que o normal. Por isso, precisam de um vaso com pelo menos 60 cm de altura.


Alternativas para preservá-lo

A possibilidade de intervenção na vegetação nativa, em pequenas propriedades, reintroduzindo a palmeira juçara para a produção de frutos na Mata Atlântica pode transformar áreas antes subutilizadas em locais com viabilidade econômica, interferindo positivamente na biodiversidade local.


Consciência

O caso do desmatamento da Mata Atlântica e mais especificamente da palmeira juçara é emblemático para ilustrar a cadeia de eventos e circunstâncias que se cruzam na criação de um cenário cada vez mais hostil para a natureza.


Tipos

Existem cerca de 2500 espécies diferentes de palmeiras, nativas a todos os continentes exceto a Antártida. Tanto palmeiras arbóreas quanto arbustivas crescem em ambientes de clima quente, tropical e subtropical. As palmeiras apresentam uma copa penatulácea ou globosa, com folhas em forma de leque e caules únicos ou múltiplos.


Palmeiras de caule múltiplo

Palmeiras de caule múltiplo podem sofrer podas de certos caules até o nível do solo, pois a remoção de alguns destes não mata a planta; entretanto, o caule não se reformará. Mesmo se todos os caules de uma palmeira forem cortados ao nível do solo, brotamentos radiculares surgirão e se desenvolverão em caules normais e saudáveis.


Palmeiras de caule único

Cortar a coroa de plantas de tronco único é letal. Quando a região de crescimento é removida, a ferida gerada incapacita a planta de se recuperar. Sem a folhagem para fotossintetizar a luz, a palmeira enfraquece e eventualmente o tronco e as raízes apodrecem.


Feridas no tronco

Como as palmeiras não apresentam câmbio, qualquer ferida criada em seus troncos ou caules não é corrigida. Um corte parcial ou punção de um prego ou bala se mantém pelo resto da vida da palmeira.

Leave a Comment