Como criar uma boa historia de açao

Uma boa história consegue capturar a atenção do leitor e deixar um gostinho de “quero mais”. Para escrever bem, todo autor precisa refletir bastante, ler e reler o texto e ver se cada frase tem sentido na construção da narrativa. Comece criando personagens e o enredo geral.

Full
Answer

Como fazer uma boa história?

Prepare a cena e apresente os personagens logo no início. Dedique os dois ou três primeiros parágrafos da história a apresentar o mundo da história ao leitor. Primeiro, situe o personagem principal. Depois, faça uma descrição básica do lugar e incorpore detalhes para explicar a era em que tudo acontece.

Como escrever uma boa história?

Uma boa história consegue capturar a atenção do leitor e deixar um gostinho de “quero mais”. Para escrever bem, todo autor precisa refletir bastante, ler e reler o texto e ver se cada frase tem sentido na construção da narrativa. Comece criando personagens e o enredo geral.

Como fazer uma história de aventura?

Já que uma história de aventura levará personagens a mundos exóticos, você também deve criar um conjunto de personagens únicos. O protagonista (ou protagonistas) da história deve ter uma personalidade singular, que pode ser facilmente ajustada a diferentes regiões do mundo.

Como fazer a história de um personagem?

Os personagens são o elemento básico de qualquer história e o leitor tem que se interessar por eles para querer acompanhar a jornada. Crie perfis completos para cada um: nome, detalhes pessoais, descrição, características, hábitos, desenhos, idiossincrasias etc. Seja bem preciso. [2]


Como criar uma boa história?

1. Como escrever uma história de qualidadePesquise antes de escrever livro. … Crie métodos para planejar o enredo do seu livro (ou só deixe rolar, mas com disciplina). … Aprenda como desenvolver personagens. … Escreva diálogos realistas. … Foque em como cativar os leitores. … Reduza seu texto ao necessário.


Como começar uma história de aventura?

DicasCrie obstáculos perigosíssimos e de quase morte para seu herói superar.Não foque-se completamente no artefato. … Seja convincente ao contar a aventura. … Dê uma visão geral do artefato. … Crie sequências de luta repletas de ação.Crie uma característica marcante para o herói. … Crie um final satisfatório.More items…


Como começar uma história de ficção?

Identifique a qual deles sua ideia mais se aproxima, e use um dos exercícios abaixo para começar a imaginar mais detalhes do seu universo de ficção.Comece a partir de um personagem. … Comece a partir de um conflito. … Comece a partir de um enredo. … Comece a partir de um cenário. … Comece a partir de um diálogo.More items…


Como escrever uma boa história de suspense?

Estruture as cenas como mini-novelas. Cada uma delas deve conter seu próprio arco narrativo, com ação crescente e um clímax que assinala o final do capítulo. … Planeje estrategicamente para evitar a parte central morna. … Alterne pontos de vista. … Oculte POV quando for útil. … Provoque perguntas e atrase as respostas.


Como escrever uma história em 7 passos?

Escrevendo um conto em 7 passosPasso 1 – Encontre sua emoção chave.Passo 2 – Comece com um gancho.Passo 3 – Construa a história.Passo 4 – Escreva um final forte.Passo 5 – Releia sua história.Passo 6 – Edite-se.Passo 7 – Peça ajuda de edição para outras pessoas.


Como escrever um livro de aventura e fantasia?

Dicas para escrever um livro de fantasiaAprenda tudo sobre o gênero para escrever um livro de fantasia. … Escolha um tema fantástico para a sua história. … Qual a relação entre o mundo fantástico e o “mundo real”? … Desenhe mapas, catalogue espécies e organize uma linha do tempo.More items…•


Como começar uma história com era uma vez?

Veja alguns exemplos: – Entrou por uma porta e saiu por outra. Quem quiser que conte outra. – E era uma vez a vaca Vitória que caiu no buraco e acabou-se a história.


O que fazer para começar a escrever?

O que fazer antes de começar a escrever?Crie um ambiente propício. Cada pessoa tem um estilo de escrita diferente e um tipo de ambiente ideal para a escrita. … Prepare playlists inspiradoras. … Pense no objetivo do texto. … Pesquise boas referências sobre o assunto. … Não deixe de fazer brainstorming. … Monte a estrutura do seu texto.


Como criar uma história baseada em fatos reais?

Como escrever um livro sobre uma história realStep 1. Fale com o sujeito de sua obra, se ainda estiver vivo. … Step 2. Converse com as pessoas periféricas à história. … Step 3. Pesquise nos jornais locais por reportagens sobre a história que quer contar, se saiu nos jornais. … Step 4. … Step 5. … Step 6.


O que não pode faltar em um livro de suspense?

Estabeleça o ritmo do suspense. Um leitor deste gênero espera que seu livro dê logo nas primeiras páginas toda a empolgação e estranhamento, que é o tom de boa parte da sua narrativa. … Desenvolva personagens complexos. … Deixe seu protagonista sem seguranças. … Defina o estilo do suspense.


Quais são as principais características de uma narrativa de suspense?

As obras de suspense são aquelas que provocam a hesitação da respiração do leitor/público uma vez que seu enredo é estruturado a partir de cortes repentinos, provocadores do susto.


Como começar uma história exemplos?

Veja algumas formas de se começar um livro:Media res – comece no meio da ação. Do latim, media res significa “no meio das coisas”. … Mostre um diálogo. Muitos livros começam diretamente com a fala de alguma personagem. … Descreva um cenário. … Pensamentos, filosofias, divagações.


Qual é a estrutura de um conto de aventura?

A narrativa de aventura é aquela que descreve ações desenvolvidas por um personagem representado por um valente herói, que vive as mais surpreendentes situações. O aventureiro enfrenta desafios e se envolve em diversas aventuras para escapar do perigo. A ação é um elemento principal numa narrativa de aventura.


Como criar uma história de época?

Como escrever um romance de época1 – Saiba a diferença entre um romance de época e um romance histórico.2- Pesquise o máximo possível sobre a época retratada.3 – Leia livros que foram escritos na mesma época sobre a qual você quer escrever.4 – Cuidado com a fala dos seus personagens.SOBRE A AUTORA:


Como começar a escrever uma história de amor?

Apresente alguém que apaixone o leitor.Faça o leitor se importar com o personagem, torcer para o sucesso e felicidade dele com emoções verdadeiras.Por exemplo, apresente o herói no meio de uma revelação (pessoal ou sobre outro personagem) de grande importância para a história.More items…


Como começar a escrever uma aventura RPG?

O que você precisa para começar a jogar RPGVocê precisa de um grupo. RPG é um jogo coletivo, então você precisa de um grupo de pessoas dispostas a jogar. … Você precisa de um cenário. O cenário é o mundo onde o jogo se passa. … Você precisa de um sistema. … Você precisa de dados de RPG. … Você precisa de um local para jogar.


Por que contamos histórias?

Existem várias razões para contar histórias – para vender, divertir, educar ou se gabar. Falaremos sobre isso mais adiante. No momento, quero discutir por que escolhemos contar histórias, digamos, em um powerpoint ou lista com marcadores orientada por dados.


Histórias unem as pessoas

Como dito acima, as histórias são uma espécie de linguagem universal. Todos nós entendemos a jornada do herói (conceito cunhado no livro “Herói de Mil Faces” que você pode adquirir na Amazon clicando aqui ), do azarão ou do coração partido.


Histórias inspiram e motivam

As histórias nos tornam humanos, e o mesmo vale para as marcas. Quando as marcas utilizam técnicas de Storytelling, elas se tornam transparentes e autênticas, além de ajudar os consumidores a se conectarem com elas e com as pessoas por trás delas.


Mas, afinal, o que faz uma boa história?

Palavras como “bom” e “ruim” são relativas à opinião do leitor. Mas existem alguns componentes não negociáveis ​​que proporcionam uma ótima experiência de contar histórias. Assim, boas histórias são:


O impulso para se começar a escrever geralmente vem de uma ideia que se teve de personagem, de conflito, de enredo, de cenário, de diálogo ou de tema

Esses são os principais ingredientes de uma história. Identifique a qual deles sua ideia mais se aproxima, e use um dos exercícios abaixo para começar a imaginar mais detalhes do seu universo de ficção.


1. Comece a partir de um personagem

Um bom exercício é imaginar que você abriu uma porta e encontrou um personagem pela primeira vez. Inicie descrevendo as características mais curiosas e peculiares que você reconhece nele. O que chama sua atenção nesse personagem à primeira vista?


2. Comece a partir de um conflito

Conflitos são ótimos pontos de partida para você começar a explorar uma possibilidade de história. Dê um desejo para seu personagem (mesmo que pequeno) e crie algum obstáculo que dificulte sua realização.


3. Comece a partir de um enredo

É comum pensar em uma sequência de eventos que você quer incluir em sua história antes mesmo de saber que personagens farão parte dela. Por exemplo, o maior navio do mundo acaba de ser construído e está prestes a partir em sua primeira viagem.


4. Comece a partir de um cenário

Eis um cenário: uma cidade completamente desconhecida foi descoberta em uma ilha no sul do pacífico. Imagine que você acabou de desembarcar nesse local. O que você vê? Quais as diferenças em relação às outras cidades?


5. Comece a partir de um diálogo

Talvez você tenha testemunhado uma discussão entre duas pessoas e isso tenha despertado sua curiosidade para saber o que motivou a briga entre elas. Esse diálogo pode servir como ponto de partida para você desenvolver personagens para sua história.


6. Comece a partir de um tema

Se você já sabe que tema quer investigar na sua história, isso pode servir de ponto de partida para começar a escrever. Digamos que o tema que você quer investigar é “Dinheiro pode comprar felicidade?”. Escreva o que você pensa sobre o assunto.


Cenários exóticos

A definição básica de aventura envolve um ou mais personagens indo de um lugar a outro por alguma razão. Na maior parte das vezes, isso significa viajar por uma selva, ou por uma montanha, ou sob um longo oceano em uma viagem marítima.


Uma razão para a aventura

Dê aos seus personagens um motivo para saírem em uma aventura, já que esse será o motor que dirigirá sua história de aventura. Quanto melhor o motivo, melhor a aventura na maioria dos casos. Em “Parque dos dinossauros”, os personagens vão para uma ilha para verem dinossauros e depois tentam sair da ilha para escapar deles.


Personagens singulares

Já que uma história de aventura levará personagens a mundos exóticos, você também deve criar um conjunto de personagens únicos. O protagonista (ou protagonistas) da história deve ter uma personalidade singular, que pode ser facilmente ajustada a diferentes regiões do mundo.


Usando o conceito INVEST

O acrônimo INVEST ajuda a lembrar de um conjunto de critérios ou lista de verificação amplamente aceito para avaliar a qualidade de uma User Story. Se a história não atender a um desses critérios, a equipe poderá reformulá-la ou até mesmo reescrevê-la (o que geralmente se traduz em rasgar fisicamente o cartão de história antigo e escrever um novo).


Detalhando as histórias com os 3Cs

Ron Jeffries, outro dos criadores do XP, descreveu o que se tornou a maneira favorita de pensar nas histórias de usuários. Uma User Story possui três componentes principais, cada um dos quais começa com a letra ‘C’: cartão, conversa e confirmação, para descrever os três elementos de uma história de usuário.


Comece A partir de Um Personagem


Comece A partir de Um Conflito

  • Conflitossão ótimos pontos de partida para você começar a explorar uma possibilidade de história. Dê um desejo para seu personagem (mesmo que pequeno) e crie algum obstáculo que dificulte sua realização. Esse obstáculo pode ser interno (relacionado a limitações do próprio personagem, como medo, vergonha ou ansiedade) ou externo (relacionado a limit…

See more on ficcao.emtopicos.com


Comece A partir de Um Enredo

  • É comum pensar em uma sequência de eventosque você quer incluir em sua história antes mesmo de saber que personagens farão parte dela. Por exemplo, o maior navio do mundo acaba de ser construído e está prestes a partir em sua primeira viagem. Todos os passageiros estão entusiasmados em fazer parte desse evento histórico. Após quatro dias, o navio bate em um ice…

See more on ficcao.emtopicos.com


Comece A partir de Um Cenário

  • Eis um cenário: uma cidade completamente desconhecida foi descoberta em uma ilha no sul do pacífico. Imagine que você acabou de desembarcar nesse local. O que você vê? Quais as diferenças em relação às outras cidades? Quem são os habitantes desse lugar? Como se vestem? Como se portam? Que língua falam? Como é possível que essa cidade nunca tenha sid…

See more on ficcao.emtopicos.com


Comece A partir de Um Diálogo

  • Talvez você tenha testemunhado uma discussão entre duas pessoas e isso tenha despertado sua curiosidade para saber o que motivou a briga entre elas. Esse diálogopode servir como ponto de partida para você desenvolver personagens para sua história. Comece procurando entender o que cada um deles estava tentando alcançar com suas falas e analisando o conteúdo emocional da …

See more on ficcao.emtopicos.com


Comece A partir de Um Tema

  • Se você já sabe que tema quer investigar na sua história, isso pode servir de ponto de partida para começar a escrever. Digamos que o tema que você quer investigar é “Dinheiro pode comprar felicidade?”. Escreva o que você pensa sobre o assunto. Converse com pessoas que concordam e discordam de você. Questione suas convicções. Depois, pense em situações que i…

See more on ficcao.emtopicos.com

Leave a Comment