Como dar acabamento em bambu

image


Como dar acabamento no bambu?

Toste o bambu com um maçarico. Suavemente, faça movimentos de vaivém por todo o objeto até alcançar o tom desejado. Trabalhe em seções de 15 cm e vire o bambu conforme necessário. Trabalhe todos os lados antes de prosseguir. Finalize com uma cera em pasta para dar brilho e proteger.


Qual produto passar no bambu?

Tratamento no bambu de touceira Nele coloque 100 litros de água e 1 quilo de ácido bórico. Misture bem para dissolver e depois coloque os caules dentro do tambor. Essa mistura química atua para repelir a broca.


Pode passar verniz em bambu?

O bambu é interessante porque tem flexibilidade e não racha em sua estrutura. Para a sua conservação, pode-se usar verniz (o que joga por terra o caráter ecológico do produto), ou apenas cera incolor para manter suas características naturais.


Como dar forma ao bambu?

Prepare o bambu para ser dobrado.Comece aquecendo o bambu novamente. … Passe um pano molhado no bambu de vez em quando. … Ao mesmo tempo que você aquece o bambu com o maçarico, comece a dobrá-lo no formato desejado.Repita o processo de aquecimento, dobra e umedecimento até que o bambu fique na forma desejada.


O que passar no bambu para durar mais?

– Tratamento térmico: o bambu é aquecido a temperaturas entre 150 e 200°C e injeta-se vapor no colmo do material para evitar que ele inflame. Isso reduz sua capacidade de absor- ção de água e torna-o muito resistente a brocas, fungos, cupins e umidade.


Como impermeabilizar o bambu?

Eu particularmente gosto de usar cera nos bambus que trabalho. solta cascas,e mantém o bambu integro. Se for o caso mais tarde você poderá passar uma demão bem cheia de cera, esperar que ela seque e depois pode dar um lustro com um pano de lã.


Qual cera passar no bambu?

Para isso podem ser utilizados, por exemplo, verniz, cera de abelha, cera de carnaúba ou resina de mamona. Para aplicar a cera de abelha, deve-se derretê-la e misturar parafina ou vaselina e depois aplicar. Para proteger os bambus na construção, também é necessário que haja o maior sombreamento possível da estrutura.


Qual o tipo de tinta para pintar bambu?

tinta esmalteDá para usar a tinta esmalte em spray para pintar móveis de bambu que ficam em ambientes fechados ou abertos.


O que fazer para o bambu não rachar?

2:115:31Suggested clip · 26 secondsComo tratar bambu – Instituto Pindorama – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer emendas de bambu?

4:5115:37Suggested clip · 60 secondsEcosenado – Oficina de Bambu – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como fazer os encaixes com bambu?

Para de se cortar os encaixes, deve ser feito antes o desenho com o lápis de carpinteiro na peça. Para desenhar, o primeiro passo é medir o tamanho da peça na estrutura, deixando a “sobra” para o corte do encaixe. Deve-se, então, desenhar uma linha com o lápis ao redor do bambu com o lápis e a fita crepe.


Como furar bambu fino?

Faça o furo em uma velocidade média, atravessando a fita adesiva até chegar ao bambu. Segure a broca na vertical para aplicar uma pressão para baixo.


Como hidratar peças de bambu?

Para hidratar as fibras e conservar a cor natural do bambu, recomenda-se aplicar óleo mineral (à venda em farmácias) com um pano macio duas ou três vezes ao ano, passando uma camada bem fina na superfície do produto e deixando secar. Para peças com uso mais intenso repetir a aplicação em intervalo menor.


Como cuidar de móveis de bambu?

“Móveis de vime e de bambu podem ser enxaguados com água para restaurar a umidade das fibras”, diz Betti. Depois, ressalta, é preciso deixar as peças secarem à sombra. Betti também sugere o uso de um pano umedecido com uma mistura de água quente e bicarbonato de sódio para retirar a sujeira dos móveis.


Como evitar mofo em peças de bambu?

Embora seja formado por fibras orgânicas que previnem a propagação de fungos e bactérias, o bambu pode mofar em ambientes muito úmidos. É importante guardá-los em local seco e arejado. Mas caso o seu produto mofe, retire o mofo imediatamente e limpe com um pano de microfibra umedecido com vinagre branco.


Como impermeabilizar escorredor de bambu?

No caso do bambu, para nutrir as fibras e conservar a cor natural, aplique uma camada fina de óleo mineral (encontrado em farmácias) com a ajuda de um pano seco e limpo, duas ou três vezes ao ano. E, qualquer que seja o material estrutural, mantenha os escorredores em locais arejados.


Veja lindas referências de artesanato de bambu para colocar em prática

O bambu é um material natural e muito abundante no Brasil, por isso é facilmente encontrado em lugares com clima tropical. A leveza dos detalhes e peso proporcionam a produção de diversos objetos, como móveis, instrumentos musicais, cestos, acessórios decorativos, luminárias, artesanato de bambu e até um complemento estrutural na arquitetura.


Passo a passo como fazer artesanato de bambu

Depois dessas inspirações, coloque em prática essa técnica e transforme o bambu em lindos itens para você e sua casa. Para essa tarefa siga os tutoriais com os projetos DIY que selecionamos:


Avisos

Alguns especialistas afirmam que tratar o bambu termicamente pode enfraquecê-lo. Além disso, esse processo não é recomendado para locais de muito tráfego, tais como tapetes.


Sobre este guia wikiHow

O wikiHow é uma “wiki”; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, autores voluntários trabalharam para editá-lo e melhorá-lo desde seu início. Este artigo foi visualizado 27 423 vezes.


1. Bambu na cobertura do terraço

Esse delicioso terraço em estilo campestre recebeu uma cobertura de bambu para trazer mais conforto e aconchego, mas permitindo uma leve passagem da luz natural. A escolha perfeita para harmonizar com os móveis em madeira.


3. Parede externa estilo urban jungle

Nesse terraço a proposta de utilização do bambu foi outra bem interessante. Ao invés de deixar apenas a proteção com as barras de ferro, utilizou-se uma parede de bambu como revestimento, servindo como plano de fundo para uma decoração mais selvagem, rica em folhagens.


4. No banheiro

Essa é uma ótima ideia para não precisar construir uma parede divisória em um banheiro. Além do mais, confere um visual mais natural, o que certamente foi a ideia, considerando os demais elementos decorativos.


5. Decoração no ofurô

A decoração com bambu também faz parte do estilo oriental e o ofurô é uma prática oriental. Então é a combinação perfeita para criar a atmosfera de total harmonia e relaxamento.


6. Mesinhas de centro

Nessa sala, os elementos naturais são o foco. As mesinhas de centro em bambu, as cadeiras em vime e um tapete de sisal. O acabamento com vidro sobre as mesas trouxe uma referência mais urbano.


7. Cabeceira de cama

Mais uma ideia de decoração com bambu, especial para ambientes com decoração leve e minimalista, valorizando o natural. O aconchego se faz presente em cada detalhe, com simplicidade.


8. Fachada de casa moderna

Aqui um exemplo de aplicação do bambu em um espaço mais sofisticado. A arquitetura moderna dessa casa recebeu muito bem os brises em bambu, complementados pelos demais elementos naturais, porém com design também moderno.


BAMBU

Graduado em Engenharia Civil e Mestre em Tecnologia de sistemas estruturais pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília -UNB


Para quem quer ganhar dinheiro

Este curso traz conhecimentos básicos e avançados para que você possa iniciar sua prática de construção com bambu de forma segura e durável, e assim começar a fazer obras e ganhar cada vez mais clientes, consequentemente, aumentar sua renda!


Para os profissionais e técnicos da área de construção

Os ensinamentos contidos neste material possibilitará que os profissionais da área possam projetar e construir as estruturas de modo seguro e durável, podendo oferecer a seus clientes mais uma opção de sistema construtivo.


Para quem já é construtor

Para as pessoas que já constroem com outros materiais, os conhecimentos adquiridos neste curso vão lhe dar confiança para utilizar o bambu em suas obras.


Para aqueles que não tem formação na área de construção

Qualquer pessoa que tenha vontade de aprender a construir com bambu pode com certeza aproveitar muito este curso pois, a maioria das pessoas que fazem nossos cursos, não tem nenhuma formação na área mas sempre conseguem aproveitar bem toda a informação e colocar em prática, veja os depoimentos!


TECIDOS

O tecido é uma opção muito barata e que pode dar uma cara nova aí na sua parede! Geralmente, o tecido pode ser encontrado por preços acessíveis.


PINTURA COM ESPONJA

Olha que ideia incrível! É uma forma de você gastar menos tinta, menos tempo e menos investimento, já que é só escolher a cor e usar uma esponja no formato geométrico que quiser. Uma dica interessante é retirar o excesso de tinta da esponja para não deixar escorrer e acabar estragando o fundo branco.


PAPEL DE PAREDE

Essa é uma ideia que voltou com tudo nos últimos anos. O papel de parede é uma alternativa versátil e que pode ser um grande aliado na decoração do ambiente. O mais indicado são os ambientes secos – sala, quarto ou corredor.


ADESIVO VINÍLICO

Com a volta dos papéis de parede, surgiram os famosos adesivos vinílicos. Além dos ambientes secos você pode utilizá-los no frontão da pia da cozinha ou do banheiro, evitando apenas locais que recebem água direto como, por exemplo, o box ou o quintal.


REVESTIMENTO 3D

Os revestimentos 3D podem trazer um efeito incrível para o ambiente. E apesar de parecer muito difícil a instalação, é muito mais fácil do que se imagina. Você vai precisar de cola de contato ou cola à base de resina acrílica! Vá passando a cola nas bordas do revestimento e comece colando de cima para baixo.


CIMENTO QUEIMADO

O cinza se instalou de vez na decoração nos últimos anos! Com ele o efeito de cimento queimado passou a fazer muito sucesso e surgiram muitas alternativas para reproduzi-lo sem necessariamente precisar do cimento.


STÊNCIL

Muitas pessoas já usavam essa técnica para fazer artesanatos, mas a pintura feita com stêncil também foi parar direto nas paredes! Você vai precisar de um molde que pode ser feito com chapas de raio X antigas ou folhas de acetato própria para stêncil, recortando o modelo que quiser ou se preferir pode comprar pronto.

image

Leave a Comment