Como dar entrada na açao de impostos idevidos

image

Como aderir ao Débito Direto de impostos no Portal das Finanças?

Como aderir ao débito direto de impostos no Portal das Finanças? Se considera que este serviço poderá facilitar o seu dia a dia, entre no Portal das Finanças, com o seu NIF e senha de acesso, clique em “Serviços” e de seguida em “Débito Direto”. Por lá encontra duas opções diferentes: gerir autorizações e efetuar pedido de adesão.

Como solicitar a isenção do imposto de renda?

Para fazer a solicitação da isenção, o usuário deve acessar a página do Sisen no site da Receita. O acesso ocorre por meio de certificado digital de pessoa física (e-CPF) ou código de acesso, para quem não possui o certificado.

Como gerar nota fiscal de entrada por importação?

A emissão de nota fiscal de entrada não gera qualquer custo para o fornecedor ou para a sua empresa. No caso da importação, ela é feita gratuitamente no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica.

Como pedir a aposentadoria ao INSS?

Porém muitos não sabem como pedir a aposentadoria ao INSS. Com a pandemia e as agências fechadas, o sistema passou a ser todo digital, ou seja, você de casa faz o pedido de aposentadoria. É isto mesmo. Não existe mais a necessidade, e nem possibilidade, de pedir a sua aposentadoria nas agências do INSS.

image


Como solicitar devolução de DARF?

Para solicitar restituição, ressarcimento ou reembolso pelo Per/DcompWeb, a pessoa jurídica precisará acessar o Portal e-CAC utilizando exclusivamente o certificado digital. A pessoa física poderá acessar o Per/DcompWeb, alternativamente, com utilização de código de acesso.


Como receber de volta o imposto retido na fonte?

Acesse o sistema Meu Imposto de Renda (no Portal e-CAC) e, em seguida, clique na opção Solicitar restituição não resgatada na rede bancária, que aparece na seção Restituição e Compensação. Informe a conta bancária que será usada para receber os valores.


Como recuperar imposto de renda pago indevidamente?

O requerimento deverá ser protocolizado na unidade de atendimento da RFB, juntamente com o formulário do Pedido de Restituição ou de Ressarcimento (ANEXO I da IN RFB n. 1717, de 2017), devendo ser anexados documentos comprobatórios do direito à restituição.


O que é ressarcimento de tributos?

Restituição é a devolução de valor pago ou recolhido indevidamente aos cofres públicos. Já o ressarcimento é a devolução de imposto retido por Substituição Tributária a favor deste Estado quando o substituto tributário efetuar nova retenção em favor de outro Estado.


Porque o Imposto de Renda fica retido na fonte?

O Imposto de Renda Retido na Fonte, ou IRRF, ou ainda IRF, processa-se quando a Receita Federal cobra o imposto de forma mensal e diretamente do salário dos trabalhadores CLT que ganham quantias que ultrapassam o teto estipulado pelo órgão. Essa cobrança ocorre na folha de pagamento do colaborador.


O que é feito com o dinheiro do Imposto de Renda?

Para onde vai esse dinheiro? De acordo com o Ministério da Fazenda, parte dos impostos arrecadados é destinada à saúde, educação e programas de transferência de renda, como “Fome Zero” e “Bolsa Família”.


Como recuperar créditos tributários?

A recuperação tributária se dá principalmente pela compensação dos tributos que foram pagos. Essa compensação só pode ser realizada com tributos da mesma espécie. Assim, o imposto de renda pode ser compensado com outros tributos federais, o salário educação pode ser compensado com INSS e assim por diante.


O que é imposto indevido?

É conhecido como imposto indevido toda contribuição realizada sem necessidade. Existe ainda o ‘pagamento a maior’, que ocorre quando o valor da contribuição for acima do estipulado. Essas situações são bastante comuns, mas é importante lembrar: todas elas são resultado de um erro fiscal da sua empresa.


Quando recuperar ICMS?

O imposto a recuperar só estará presente nos casos em que o valor de impostos a recuperar são superiores aos impostos a recolher. Em outras palavras, a empresa terá direito ao imposto a recuperar quando tiver realizado mais compras com direito a crédito do que vendas com débitos durante o período.


Qual a diferença de reembolso e ressarcimento?

Restituiçao = houve um desconto indevido no salário e foi Restituído., pois era de direito o mesmo. Reembolso = o funcionário desembolsou um dinheiro para comprar uma ferramenta para a firma, chegando lá foi reembolsado do valor, pois ela e a beneficiaria, e ele só adiantou o valor,para posteriormente ser reembolsado.


Qual a diferença de indenização e restituição?

Havendo usurpação ou esbulho do alheio, além da restituição da coisa, a indenização consistirá em pagar o valor das suas deteriorações e o devido a título de lucros cessantes; faltando a coisa, dever-se-á reembolsar o seu equivalente ao prejudicado.


Como fazer um ressarcimento?

O pedido de ressarcimento junto à receita Federal poderá ser solicitado no prazo de cinco anos, a partir do encerramento da data da entrega da Declaração de Compensação. Após esse prazo, não é possível recorrer para solicitar o ressarcimento, pois não há previsão legal.


O valor de um funcionário capacitado

O pensamento que ronda a mente de um empresário ao considerar proporcionar meios de capacitação para seus colaboradores, é o de que os mesmos irão partir para a concorrência.


Como saber se a empresa paga impostos indevidos

Às empresas adeptas ao Simples Nacional, é recomendado que analisem o extrato do estabelecimento, já que o documento mostra detalhadamente o formato de pagamento dos impostos.


Pagar impostos por débito direto: dúvidas frequentes

Para já, o Ministério das Finanças permite-lhe pagar por débito direto o IRS, o IUC (veículos das categorias A, B ou E), o IRC, o IMI, pagamento por conta de IRS e pagamentos em prestações, quando exista plano prestacional deferido – este último mediante validação dos serviços centrais.


Como aderir ao débito direto de impostos no Portal das Finanças?

Se considera que este serviço poderá facilitar o seu dia a dia, entre no Portal das Finanças, com o seu NIF e senha de acesso, clique em “Serviços” e de seguida em “Débito Direto”. Por lá encontra duas opções diferentes: gerir autorizações e efetuar pedido de adesão.


Débito direto dos impostos: vale ou não a pena?

A garantia de que nenhum pagamento lhe irá escapar – logo não corre o risco do pagamento de juros de mora – poderá ser, para muitos, motivo mais do que suficiente para avançar com o débito direto dos impostos. Todavia, estaremos a abrir uma porta de acesso à nossa conta bancária?


O que é nota fiscal de entrada?

Nota fiscal de entrada é um tipo de documento fiscal utilizado para formalizar o ingresso de mercadorias no estoque de uma empresa, seja devido a compra, devolução ou retorno.


Quais as principais diferenças entre as notas fiscais?

São vários os tipos de nota fiscal que fazem parte da rotina financeira de uma empresa, tais como NF-e Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias, Nota Fiscal Complementar, Nota Fiscal de Remessa e muitos outros.


Como emitir a nota fiscal de entrada? Passo a passo!

O processo de emissão de nota fiscal de entrada é simples e conta com poucos campos a serem preenchidos, especialmente se esse documento tiver sido emitido pelo fornecedor.


A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

A Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.


O que é necessário para dar entrada na aposentadoria?

Se você está em dúvida sobre como dar entrada na aposentadoria na pandemia, fique tranquilo, pois o processo é 100% online e você só precisa ter cumprido os requisitos necessários para o tipo de benefício que pretende solicitar.


Como funciona a regra de transição?

Sempre que ocorrem reformas previdenciárias são criadas também as regras de transição. Elas buscam minimizar os efeitos da nova legislação, protegendo quem já estava recolhendo ao sistema e próximo a se aposentar.


Onde posso dar entrada na minha aposentadoria?

Para as “aposentadorias programáveis/programadas” (aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, aposentadoria rural e aposentadoria especial) o serviço não poderá ser realizado nas agências do INSS, somente de forma remota, principalmente por conta da pandemia.


Pedido de aposentadoria foi menor do que eu esperava: O que fazer?

Se o INSS concedeu seu benefício, porém em valor inferior ao esperado, nossa orientação é a mesma dos casos de indeferimento: se você não tiver conhecimento técnico para fazer o recurso da decisão, procure um especialista.


Pedido de aposentadoria foi recusado: saiba o que fazer

Caso o INSS recuse seu pedido de aposentadoria, nossa orientação é que você procure um especialista para dar entrada na aposentadoria e no seu recurso, caso não tenha conhecimento técnico para recorrer da decisão.


O que é preciso para dar entrada na aposentadoria?

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) permite que todo o processo de solicitação da aposentadoria seja feito virtualmente, portanto, não precisa agendar e ir até uma agência.


Quais são as regras de transição?

As regras de transição vem junto com a reforma da previdência para proteger os trabalhadores que ainda não tinham condições na época da reforma, mas já estava próxima da solicitação.

image

Leave a Comment