Como diferenciar açao de fundo imobiliário

image

Qual a diferença entre fundos imobiliários e aluguel de imóveis?

Nós já mostramos anteriormente que os fundos imobiliários – tipo de investimento que se caracteriza pela compra de cotas de um determinado empreendimento imobiliário e se mostrou mais vantajoso que o aluguel de imóveis – cresceu muito no Brasil nos últimos anos.

Por que os fundos imobiliários reagem de maneira indireta à taxa básica de juros?

A explicação é muito fácil, os Fundos Imobiliários reagem de maneira indireta às variações da taxa básica de juros! Quando a Selic sobe, a rentabilidade dos FII tende a diminuir. Na queda da Selic, a rentabilidade dos Fundos Imobiliários tende a aumentar. Acima temos um gráfico de 2016 até meados de 2020 do índice dos Fundos Imobiliários, o IFIX.

Por que os fundos imobiliários não são considerados investimentos de renda fixa?

Embora muitos fundos imobiliários realizem distribuição regular de rendimentos mensais, o que pode lembrar o funcionamento de certos títulos públicos (que pagam juros semestralmente), eles não são considerados investimentos de renda fixa. Há duas razões para isso.

Por que escolher um fundo imobiliário?

Quando uma pessoa física opta por um fundo imobiliário, por exemplo, encontra maior simplicidade nas questões burocráticas, garante uma liquidez maior, fica isento de impostos, consegue diversificar no investimento com pouco dinheiro e outros. O possível investidor ou detentor do imovel, deve analisar outras questões além dessas.

image


Como diferenciar uma ação de um fundo imobiliário?

Tanto um fundo imobiliário quanto uma ação fazem parte da categoria de investimentos de renda variável. Porém, um FII pode ser composto também por aplicações financeiras da renda fixa, como LCI, LCA e CRI. Já as ações são como adquirir pequenas partes de uma empresa.


Como saber as ações de um fundo?

A consulta aos Fundos de Investimento registrados na CVM pode ser feita por CNPJ ou por parte do nome do fundo. Podem ser obtidas todas as informações públicas dos fundos, tais como o valor diário da cota e do patrimônio líquido, o número de cotistas, valores captados e resgatados.


Qual a diferença de fundo de investimento e fundo imobiliário?

Desta forma, os Títulos Imobiliários são uma alternativa para investidores que desejam aplicar em renda fixa no setor. Em contrapartida, a opção de Fundos de Investimentos (FIIs) se encaixa com um perfil mais arrojado, tendo em vista a oscilação e volatilidade do mercado.


O que é mais arriscado ações ou fundos imobiliários?

Por fim, temos ainda a vantagem de que os fundos imobiliários podem render mais do que as ações. Se compararmos o S&P500 e o desempenho dos REITs, podemos notar que os fundos imobiliários norte-americanos rendem mais do que as ações.


Quais são os fundos de ações?

Os fundos de ações ativos são aqueles em que o gestor escolhe ativamente os papéis que comporão a carteira. Seu foco é superar um índice de referência de bolsa e não apenas acompanhá-lo. Esses veículos precisam ter uma política de investimentos bem definida.


Onde analisar fundos de investimento?

Você tem acesso a informações de mais de 20 mil Fundos de Investimento, nossa solução permite a comparação usando as principais métricas do mercado. Sua decisão de investimento será muito assertiva com uma análise adequada e completa dos fundos compatíveis com o seu perfil de investidor.


Como funciona o rendimento de um fundo de investimento?

Isso porque em um fundo, basicamente, o investidor compra uma cota de participação em um “grupo” de investidores, que confia a administração do seu dinheiro para a gestão deste fundo, que é a responsável por comprar e vender os ativos para obter lucro.


O que é o investimento imobiliário?

Os investimentos imobiliários são semelhantes a qualquer outro tipo de investimento, no qual ocorre a aplicação de um recurso financeiro em um ativo, com a expectativa de retorno maior que aquilo que foi investido. Nesse caso, o investimento é efetuado no mercado imobiliário, podendo ser de forma direta ou indireta.


Quais são os tipos de investimentos em renda fixa?

Principais Investimentos de Renda Fixa: CDB x Tesouro DiretoTesouro Direto. Este é um investimento de renda fixa emitido pelo governo. … CDB. O CDB é o Certificado de Depósito Bancário. … LCI/LCA. … Debêntures. … Letras de Câmbio. … CRI/CRA. … Poupança.


Por que não investir em fundos imobiliários?

Apesar de não ter que acompanhar o mercado diariamente, a baixa diversificação em fundos imobiliários aumenta substancialmente o risco desse investimento. Se considerarmos que a carteira possui 5 fundos imobiliários, e um deles passar por um grave problema, esse fato comprometerá 20% da rentabilidade dessa alocação.


Quais os fundos imobiliários que mais pagam dividendos?

Focado em certificados de recebíveis imobiliários (CRI), o Urca Prime Renda liderou a lista dos fundos que mais pagaram dividendos em 2021 e segue firme na relação dos maiores pagadores deste ano.


Qual a diferença entre ações e fundos de investimento?

Nos fundos ativos, também há a taxa de performance, que é cobrada apenas quando o desempenho do fundo supera o do índice de referência. Assim, é um “prêmio” ao gestor por ter conquistado um retorno superior. Já a compra de ações por pode ter taxa administrativa zerada, dependendo da corretora.


Sociedade

Na maior parte dos Fundos Imobiliários, os investidores se juntam em uma sociedade que é dona de um empreendimento. Seja ele um prédio comercial, um shopping, um hospital, etc. Na maior parte das vezes, a intenção é gerar renda de aluguéis.


Aprenda a formar renda e obter lucro

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII’s) apareceram como alternativa para uma cultura que está enraizada na população brasileira: a tradição/sonho de investir em Imóveis.


Por que investir nesta modalidade

Culturalmente, o brasileiro adora investir em imóveis. E o primeiro problema enfrentado (principalmente pelo pequeno investidor) é o alto investimento inicial de um imóvel.


Riscos envolvidos

Além do risco de desvalorização das cotas, podemos nomear mais uma série de riscos inerentes aos fundos. Pois riscos vão além do sobe e desce dos preços e devem ser avaliados na hora de você investir em Fundos Imobiliários.


Selic, IGP-M, IPCA

É de suma importância entender bem os índices citados no título (SELIC, IGP-M e IPCA) pois eles influenciam, direta e indiretamente os Fundos Imobiliários.


Custos Operacionais

Os Fundos Imobiliários são negociados na Bolsa de Valores e isto gera um custo. Os custos operacionais dos Fundos Imobiliários geralmente são dois: Custodia e Corretagem.


Vantagens de investir

A primeira vantagem, já mencionamos mais acima, é a diversificação. Investindo em um Fundo de Fundos Imobiliários, você vai dividir o seu capital em mais de 20 fundos.


2. Analise a liquidez dos FIIs

Além da questão dos pagamentos de proventos, para que os objetivos do investimento estejam alinhados, também é necessário analisar a liquidez do ativo em que você esteja pensando em investir – em nosso caso, dos Fundos Imobiliários.


4. Estude a sua estratégia

Quem deseja saber melhor como escolher um Fundo Imobiliário deve ter em mente que a estratégia de investimento utilizada pelo fundo é algo essencial para determinar se ele se encaixa, ou não, em seu perfil.


Relatório de produção e vendas da Petrobras no 4T21

A Petrobras (PETR4) divulgou na noite desta quarta-feira (09) seu relatório de produção e vendas do 4T21. Conforme já adiantado anteriormente pela companhia, sua meta


Aqui no BTG você conta com

Por meio da Mesa de Operações ou Home Broker (HB), os clientes do BTG Pactual têm acesso a um serviço especializado de investimentos no mercado de renda variável, além de contarem com a praticidade de operar de onde estiverem.


Soluções para potencializar suas operações

Seja um trader no BTG e não pague mais corretagem em suas operações diárias. Quem aderir ao módulo de Day Trade em nossa plataforma, com RLP ativo, conta com corretagem ZERO para minicontratos de índice e dólar, ações e ETFs.


Custos de corretagem

Aqui no BTG Pactual trabalhamos com corretagem regressiva, ou seja, quanto mais você opera, menos você paga por ordem. Não é necessário se comprometer com um pacote de corretagem, pois você paga apenas pelo que usar.


Rentabilidade dos FIIs

Quem já sabe como economizar e portanto, deseja aumentar sua renda através dos FIIs, deve analisar diferentes fatores que vão para além do retorno do investimento.


Como calcular o DY?

O Dividend Yield é um índice responsável por descobrir a rentabilidade do dividendo. Para encontrar a porcentagem que ele representa, basta dividir o provento da ação pelo preço que ela possui no momento e multiplicar por 100. Confira um exemplo:


Como funcionam?

Fundos de renda: com objetivo de construir ou comprar imóveis, é voltado para empresas de médio e grande porte: shoppings, agências bancárias, hotéis, hospitais e outros


Qual a diferença entre comprar um imóvel e investir em FIIs?

Existem muitas distinções entre os dois. Quando uma pessoa física opta por um fundo imobiliário, por exemplo, encontra maior simplicidade nas questões burocráticas, garante uma liquidez maior, fica isento de impostos, consegue diversificar no investimento com pouco dinheiro e outros.


Perguntas frequentes

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários tem como função indicar o desempenho da cotação dos FIIs. Para isso, ele busca simular o retorno médio dos principais fundos.


Conclusão

Apesar de haver um maior incentivo a compra de imóveis, entrar no mercado através dos FIIs pode ser uma opção melhor. Os investimentos em fundos imobiliários garantem maior liquidez, diversificação, isenção de impostos caso seja uma pessoa física e etc. Mas quando a casa própria é um sonho, deve ser considerada.


Próximos passos

Utilize nosso simulador e saiba quanto você pode gastar no seu próximo imóvel. Nossa calculadora simula os dados do financiamento, rendimento mensal e te fornece uma resposta assertiva.

image

Leave a Comment