Como e a açao do ritc fluoresceina

Por que a fluoresceína é um fluorescente?

Isso ocorre, pois, a fluoresceína é um fluorescente, ou seja, só emite radiação eletromagnética enquanto receber energia de uma fonte externa, como a luz que a máquina fotográfica libera no interior do olho.

Como é feito o diagnóstico de fluoresceína sódica?

Como usar o Fluoresceína Sódica? Fluoresceína Sódica é um agente diagnóstico em oftalmologia e deve ser administrado somente pelo médico ou pelo contatólogo. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e da solução. Aplicar uma gota ou mais, a critério médico.

Quais os derivados da fluoresceína?

Um de seus usos mais reconhecíveis foi no rio Chicago, onde fluoresceína foi a primeira substância utilizada para tingir o rio de verde no Dia de São Patrício em 1962. Em 1966, os ambientalistas forçaram uma mudança para um corante à base de vegetais para proteger a vida selvagem local. O rio Chicago, colorido no Dia de São Patrício.

Como é feita a fotografia de um olho por exame de angiografia fluoresceína?

Para isso, é utilizado um contraste chamado fluoresceína sódica, que é injetado no braço e em apenas alguns segundos pode ser fotografado o interior do olho. Figura 1: Fotografia de um olho por exame de angiografia fluoresceína


Angiofluoresceínografia (Retinografia Fluorescente): tudo sobre

Ao avaliar doenças que afetam a Retina e a Coroide (camada do olho rica em vasos sanguíneos, responsável por nutrir a Retina), o seu oftalmologista pode lançar mão do exame de Angiofluoresceinografia, também conhecido por Retinografia Fluorescente ou Angiografia Fluoresceínica.


O que é a Angiofluoresceinografia?

Neste exame, é injetado um contraste ou corante fluorescente (fluoresceína de sódio) em uma das veias periféricas (geralmente do braço) do paciente. Após alguns segundos, esse contraste entra na circulação da Retina e da Coróide, localizadas no fundo do olho.


Por que o Exame de Retinografia Fluorescente é realizado?

Quando o seu Oftalmologista realiza um exame ocular no consultório, ele pode visualizar a Retina com o auxílio de exames simples como a fundoscopia, através do oftalmoscópio. Com este rápido e prático exame, o seu médico pode visualizar alterações suspeitas de doenças específicas da Retina.


Como é realizado o exame?

Você deverá realizar uma alimentação leve no dia do exame e estar em jejum 2 horas antes do procedimento. Se você utiliza lentes de contato, é importante não usá-las durante o dia em que realizará a Angiofluoresceinografia.


Existem complicações da Retinografia Fluorescente?

A injeção de contraste fluorescente pode trazer alguns efeitos colaterais e complicações em certos pacientes. Os efeitos mais comuns incluem náuseas, vômitos e prurido (coceira) devido a uma reação alérgica ao contraste. Reações adversas mais graves são bastante raras.


Existe algum exame mais moderno que a Angiografia Fluoresceínica?

Desde 2011, os pacientes do IOC têm à disposição a Tomografia de Coerência Óptica (OCT), um exame capaz de coletar imagens de alta resolução da Retina.


O que é retinografia?

A retinografia permite observar e fotografar a retina, o nervo ótico e o fundo do olho. No exame de retinografia ocular as imagens obtidas estão a cores e em alta resolução, permitindo desta forma ver com detalhe todo o fundo ocular (veja fotos superiores).


O que é a retina?

O olho assemelha-se a uma bola, estando a pupila situada na frente do olho. A pupila é a abertura que permite que a luz entre e se dirija até ao “fundo do olho”. Aqui encontra-se a retina (na parte detrás do olho). Esta ocupa um importante papel na visão.


Exame de retinografia

As imagens obtidas no exame de retinografia são um auxílio precioso no diagnóstico de algumas doenças dos olhos.


Retinografia simples

A “ retinografia simples ” também apelidada de “retinografia normal” permite observar e documentar com imagens as alterações na retina e no nervo ótico. Este exame é de execução simples e rápido e não é administrado qualquer tipo de contraste.


Angiofluoresceinografia (Angiografia fluoresceínica)

A angiofluoresceinografia ou angiografia fluoresceínica, conhecida também por angiografia fluorescente permite estudar a retina, a coróide e os vasos sanguíneos através da injeção de um produto de contraste chamado fluoresceína.


Retinografia – para que serve?

A retinografia serve para efetuar o diagnóstico ou proceder ao acompanhamento de algumas doenças dos olhos.


Exames oftalmológicos

A retinografia é um exame oftalmológico que nos permite observar e fotografar a retina, o nervo ótico e o fundo do olho.
Dependendo do diagnóstico, o médico oftalmologista pode prescrever outros exames para avaliar a retina ou outras partes do olho.

Leave a Comment