Como e a açao dos raios uv na pele

image

A radiação Ultravioleta (UV) faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento.

Full
Answer

Qual a importância da radiação UVA para a pele?

A radiação UVA penetra profundamente na pele e suprime o sistema imune, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer.

O que é radiação ultravioleta e como ela afeta a nossa pele?

A radiação Ultravioleta (UV) faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento.

Quais são as consequências dos raios solares na pele?

Embora o Sol esteja a milhões de quilômetros da Terra, a ação dos raios UV na pele pode ser sentida e ter graves consequências se não houver certos cuidados. Esses raios podem causar danos à pele, como manchas, queimaduras e até câncer. É certo também que sem os raios solares também não haveria vida na Terra.

Quais são as diferenças entre os raios ultravioleta e os ultravioletas?

Os raios ultravioleta UVA e UVB, têm diferentes comprimentos de ondas. Os raios UVA tem maior capacidade de penetração nas células e maior capacidade de causar danos no DNA e com isso causar mutações e até mesmo câncer de pele.

image


Como e a ação dos raios UV na pele?

Isso porque os raios UVA agem de forma gradual, contínua e discretamente na destruição dos fibroblastos da pele, responsáveis pela produção de colágeno e elastina, deixando-a com aspecto enrugado e com perda de elasticidade. Os danos são permanentes e costumam tornar-se visíveis após os 30 anos.


Como proteger a pele dos raios UV?

4 acessórios que ajudam a proteger a pele contra os raios UV1) Guarda-sol.2) Chapéu ou boné3) Óculos escuros.4) Roupas de banho com proteção UV.


O que os raios UVB causam na pele?

Já a radiação ultravioleta B (UVB) é facilmente neutralizada por nuvens e vidros, mas são capazes de penetrar a epiderme. Esses raios representam apenas 5% dos que chegam à superfície da Terra e são responsáveis pelo bronzeado, vermelhidão, queimaduras solares, reações alérgicas e câncer de pele.


O que fazer para proteger o rosto do sol?

O recomendado é que o filtro solar tenha fator de proteção 30, no mínimo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa é a maneira mais eficaz e recomendada de proteção contra os efeitos nocivos do sol. É indicado também complementar os cuidados com o uso de bonés ou chapéus.


O que protege a terra dos raios solares?

A camada de ozônio é um dos componentes mais importantes que formam a estratosfera do nosso planeta. Ela é uma fina camada formada pelo gás ozônio (O3) que protege você, sua família e todos os outros seres vivos da Terra contra os raios ultravioleta do sol.


Quais são os efeitos do raio UVC sobre a pele humana?

Os raios UVC são extremamente lesivos a pele humana, podendo causar efeitos mutantes e cancerígenos, mas a grande parte desses raios é retida na camada de ozônio, apenas uma pequena quantidade é capaz de atingir os homens. Os raios UVB são responsáveis por queimar, manchar e descamar a pele.


Qual raio é mais nocivo UVA ou UVB?

Raios UVA: Raios Ultravioleta A têm muito mais incidência na superfície terrestre do que os Raios UVB, pois independente do clima eles estão presentes desde o nascimento ao pôr do sol. São invisíveis e os mais prejudiciais à saúde humana, por isso a importância da proteção solar todos os dias.


Qual raio bronzeia?

Raios UVB deixam a pele vermelha; já os raios UVA são os que bronzeiam.


Radiação Ultravioleta A (UVA)

Maior parte do espectro ultra violeta, a radiação UVA (comprimento de onda entre 315 e 400 nm) possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas do que nos outros horários.


Radiação Ultravioleta B (UVB)

Cerca de 90% da radiação UVB (comprimento de onda entre 280 e 315 nm) não chega à superfície da Terra porque é absorvida pela camada de ozônio da atmosfera.


Considerações importantes

1) Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares portanto, o fato de você não ter ficado vermelho, não significa que sua pele não sofreu a ação danosa da radiação UV, porque o UVA não causa queimaduras mas danifica a pele.

image

Leave a Comment