Como e feito o pitay no açai concep

image

Qual é a cor da Pitaya?

Pitaya vermelha : tem uma cor rosa-avermelhado por fora e é rosa-vermelha-púrpura por dentro, sendo também encontrada no Brasil; Pitaya amarela : tem a casca amarela e é branca por dentro, sendo mais comum na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Qual é a origem da Pitaya?

A pitaya tem sua origem na América Latina e é o fruto de um tipo de cacto, sendo considerada uma fruta tropical de sabor suave, como uma mistura de kiwi e melão. No Brasil, a pitaya pode ser encontrada de dezembro a maio na região sudeste. Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, Israel e China.

Quais são os benefícios da Pitaya?

Um dos benefícios da pitaya é ajudar a emagrecer, por ser uma fruta pobre em calorias e rica em fibras, mas ela também tem outros benefícios, especialmente relacionados ao seu poder antioxidante. Essa fruta ainda protege as células, ajuda na digestão, na pressão e combate a anemia porque é rica em vitaminas e minerais.

Quais são as variedades de Pitaya que requerem polinização cruzada?

Muitas variedades de pitaya são auto polinizadoras, mas há algumas que requerem polinização cruzada. Se a sua pitaya não for capaz de se autopolinizar, será necessário cultivar duas ou mais plantas de pitaya para a polinização cruzada. Como as flores de pitaya são noturnas, sua polinização depende de traças e morcegos.

image


Origem da pitaya

A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, é uma fruta de origem mexicana, que começou a ser cultivada no Brasil na década de 90. Ela pertence a família dos cactos, portanto, se adaptou bem às condições climáticas do território brasileiro.


Tipos de pitaya

Com sabor adocicado, a pitaya geralmente é consumida in natura, mas também pode ser usada na preparação de sucos, geleias, chás, sorvetes e várias sobremesas. As principais variedades de consumo são:


Características da fruta

Todas as variedades de pitaya possuem a parte externa escamosa – daí vem a inspiração para o nome fruta-do-dragão. No interior, encontra-se a polpa, que representa praticamente 90% de todo o fruto. O sabor é descrito por muitos como uma mistura de kiwi e melão.


Como cultivar pitaya

A planta da pitaya é na verdade um cacto de escalada e precisa de apoio para escalar, geralmente à medida que a planta se torna madura, formando raízes aéreas dos galhos e encontra algo para escalar. Então, é melhor que coloque algo para sustentar a sua planta.


Como cultivar Pitaya – Crescendo a partir da Semente

Com uma faca, divida a pitaya pela metade e retire as sementes pretas da polpa. Lave a polpa das sementes. Coloque essas sementes em uma toalha de papel úmida e deixe-as durante a noite.


Como cultivar pitaya – solo

Quando pensa em como cultivar pitaya, tome nota que solos bem drenados, arenosos são sempre melhores. Uma mistura de areia no solo do jardim seria apropriada.


Como cultivar pitaya – Adubos

Fertilize a pitaya com fertilizante balanceado todos os meses, quando a planta estiver ativa na estação de crescimento. Pare de fertilizar no inverno se crescer em climas mais frios. A aplicação de esterco envelhecido ou composto também pode ser feita periodicamente.


Como cultivar pitaya – Polinização

Muitas variedades de pitaya são auto polinizadoras, mas há algumas que requerem polinização cruzada. Se a sua pitaya não for capaz de se autopolinizar, será necessário cultivar duas ou mais plantas de pitaya para a polinização cruzada. Como as flores de pitaya são noturnas, sua polinização depende de traças e morcegos.


Como cultivar pitaya – Colheita

Colher pitaya quando a cor da sua pele muda de verde brilhante para vermelho ou rosa. Sua fruta é ovóide para ovular em forma e 10 a 15 cm de comprimento e forma 30 a 50 dias após a floração.


Como cultivar pitaya – Pragas e Doenças

Não há pragas que prejudiquem a planta, mas doenças fúngicas e podridão de raízes e frutas são possíveis, se a planta estiver sobreaquecida ou exposta a muita chuva.


1. A semente é germinada e depois plantada no campo

Para começar, a semente do açaí é plantada em uma área destinada para o processo de germinação – o que ocorre no período de 30 ou 45 dias. Depois disso, a semente germinada ainda é guardada por pelo menos mais um mês até o plantio de fato.


2. As frutas são colhidas e transportadas em caixas

Após o surgimento dos cachos nas palmeiras, é realizada a colheita e, então, os frutos são transportados em grandes caixas – encaminhados para um setor específico da indústria. Nesse local, eles passarão por um processo mais detalhado de lavagem e separação.


3. É realizado um processo de lavagem

Chegando nessa nova área industrial de produção, os frutos são lavados em tanques com água clorada (um processo que leva por volta de 30 minutos) e, depois, são peneirados. Em seguida, ocorre uma nova lavagem, que serve especificamente para a retirada do cloro.


4. Ocorre o ‘despolpamento’ e congelamento do açaí

Após a lavagem, os frutos são encaminhados para uma máquina “despolpadeira” que serve para separar a polpa das sementes com mais rapidez. Em seguida, a polpa é encaminhada para os setores de embalagem e congelamento. Depois de todo esse processo, o açaí já está pronto para ser distribuído e vendido em diferentes locais do Brasil.

image


Origem Da Pitaya

Image
A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, é uma fruta de origem mexicana, que começou a ser cultivada no Brasil na década de 90. Ela pertence a família dos cactos, portanto, se adaptou bem às condições climáticas do território brasileiro. O nome pitaya significa “fruto de escamas” na cultura dos Astecas.

See more on casaefesta.com


Tipos de Pitaya

  • Com sabor adocicado, a pitaya geralmente é consumidain natura, mas também pode ser usada na preparação de sucos, geleias, chás, sorvetes e várias sobremesas. As principais variedades de consumo são:

See more on casaefesta.com


Características Da Fruta

  • Todas as variedades de pitaya possuem a parte externa escamosa – daí vem a inspiração para o nome fruta-do-dragão. No interior, encontra-se a polpa, que representa praticamente 90% de todo o fruto. O sabor é descrito por muitos como uma mistura de kiwi e melão. Com flores grandes e exuberantes, caules articulados e frutos coloridos, o pé de pitaya confere uma aparência exótic…

See more on casaefesta.com


Formas de Plantar Pitaya

  • O pé de pitaya é uma planta rústica e resistente, portanto, uma cultura perfeita para quem está iniciando a agricultura orgânica. A versatilidade é uma importante característica da pitaya, afinal, ela pode ser cultivada tanto em grandes canteiros no quintal como também em vasos. A pitaya pode ser produzida através de sementes, porém, o tempo para início de produção dos frutos é …

See more on casaefesta.com


Manual de Cuidados

  • O Casa e Festa listou algumas recomendações para cuidar do pé de pitaya e ter frutos lindos. Confira:

See more on casaefesta.com


Como Cultivar Pitaya

Image
A planta da pitaya é na verdade um cacto de escalada e precisa de apoio para escalar, geralmente à medida que a planta se torna madura, formando raízes aéreas dos galhos e encontra algo para escalar. Então, é melhor que coloque algo para sustentar a sua planta. A pitaya é uma planta sub tropical, adora calor e sol, …

See more on plubee.com


Como Cultivar Pitaya – Crescendo A partir Da Semente

  • Com uma faca, divida a pitaya pela metade e retire as sementes pretas da polpa. Lave a polpa das sementes. Coloque essas sementes em uma toalha de papel úmida e deixe-as durante a noite. Encha a bandeja de germinação ou a panela pequena com uma mistura inicial pobre e bem drenada. Você pode fazer você mesmo misturando uma parte de turfa e uma parte…

See more on plubee.com


Como Cultivar Pitaya – Solo

  • Quando pensa em como cultivar pitaya, tome nota que solos bem drenados, arenosos são sempre melhores. Uma mistura de areia no solo do jardim seria apropriada.

See more on plubee.com


Como Cultivar Pitaya – Água

  • Como a pitaya é um cacto, regue-a moderadamente com cuidado, como faz com outras suculentas. Regue somente quando o solo secar completamente.

See more on plubee.com


Como Cultivar Pitaya – Adubos

  • Fertilize a pitaya com fertilizante balanceado todos os meses, quando a planta estiver ativa na estação de crescimento. Pare de fertilizar no inverno se crescer em climas mais frios. A aplicação de esterco envelhecido ou composto também pode ser feita periodicamente.

See more on plubee.com


Como Cultivar Pitaya – Polinização

  • Muitas variedades de pitaya são auto polinizadoras, mas há algumas que requerem polinização cruzada. Se a sua pitaya não for capaz de se autopolinizar, será necessário cultivar duas ou mais plantas de pitaya para a polinização cruzada. Como as flores de pitaya são noturnas, sua polinização depende de traças e morcegos. Para garantia, você também pode fazer autopoliniz…

See more on plubee.com


Como Cultivar Pitaya – Colheita

  • Colher pitayaquando a cor da sua pele muda de verde brilhante para vermelho ou rosa. Sua fruta é ovóide para ovular em forma e 10 a 15 cm de comprimento e forma 30 a 50 dias após a floração. O pericarpo da fruta de dragão é áspero e escamoso e é normalmente rosa na cor. No entanto, também há frutos de dragão vermelho ou amarelo dependendo da variedade. A carne está local…

See more on plubee.com


Como Cultivar Pitaya – Pragas E Doenças

  • Não há pragas que prejudiquem a planta, mas doenças fúngicas e podridão de raízes e frutas são possíveis, se a planta estiver sobreaquecida ou exposta a muita chuva. Inventory Solution

See more on plubee.com

Leave a Comment