Como entrar com uma açao contra suspeita de esterionatario

image

Quais documentos são necessários para comprovar a ilegalidade do estelionato?

Junte todas as provas: de acordo com advogados especializados em estelionato, a primeira coisa a se fazer é juntar todos os documentos que comprovem a ilegalidade. Exemplos são recibos de pagamentos, comprovantes de depósitos, nota promissória e cheque.

Quais são os subtipos de estelionato?

Ao compulsar o § 2º do art. 171 do Código Penal, é possível verificar uma série de subtipos de estelionato que possuem a mesma pena da figura fundamental do caput. Dispõe o inciso I do artigo 171 §2 do Código Penal, o seguinte: I. vende, permuta, dá em pagamento, em locação ou em garantia coisa alheia como própria.”

Qual a diferença entre estelionatário e estelionato?

Estelionato provém do latim stellionatu e é comumente relacionado ao ato de vender, hipotecar ou ceder algo para mais de uma pessoa, enganando ambas. Estelionatário em inglês pode ser chamado de swindler, que na tradução literal significa vigarista. Para estelionato, a tradução em inglês pode ser swindle ou fraud.

Qual a importância do princípio da insignificância para o crime de estelionato?

O princípio da insignificância é inaplicável ao crime de estelionato quando cometido contra a administração pública, uma vez que a conduta ofende o patrimônio público, a moral administrativa e a fé pública, possuindo elevado grau de reprovabilidade (RHC 056754/RS, Rel. Ministro Nefi Cordeiro, Julgado em 03/05/2016, DJE 12/05/2016).

image


Como resolver um crime de estelionato?

Entre com uma ação: com as provas em mão, a vítima pode buscar uma delegacia de registrar um Boletim de Ocorrência. Em seguida, deve registrar a fraude no Procon e também entrar com uma ação contra o autor no Juizado Especial de Civil (JEC), desde que a causa seja de até 40 salários mínimos.


Qual o tipo de ação penal para o crime de estelionato?

Portanto, hoje, a regra é que o crime de estelionato é de ação penal pública condicionada à representação, nem sequer podendo ser instaurado inquérito policial sem essa “condição de procedibilidade”, conforme exige o artigo 5º, § 4º, do CPP; não pode ser instaurado de ofício, muito menos por requisição do MP, salvo, …


Tem como recuperar o dinheiro em caso de estelionato?

Segundo orientações de especialistas no Código de Defesa do Consumidor, há três passos que o consumidor pode seguir depois de ter percebido o golpe:Avisar imediatamente o banco para o qual enviou o dinheiro;Fazer um boletim de ocorrência;Mas se tiver problemas com o banco, abrir uma reclamação no Banco Central.


Qual o prazo para prescrever um crime de estelionato?

109 , inciso V , do Código Penal , prescreve no prazo de 04 anos.


Qual é a ação penal no caso do crime de estelionato praticado após a vigência da Lei 13.964 2019 Pacote Anti crime )?

Alteração promovida pela Lei Anticrime (Lei 13.964 de 2019): crime de estelionato passou a ser de ação penal condicionada à representação.


Quais são os crimes de ação penal pública condicionada?

São exemplos de crimes dos quais se requer Ação Penal Pública Condicionada por representação: Perigo de contágio venéreo (art. 130, CP), ameaça (art. 147, CP), violação de correspondência comercial (art. 152, CP), divulgação de segredo (art.


Qual o valor de uma indenização por estelionato?

Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.


Quanto tempo leva para ser julgado um processo de estelionato?

Depois do oferecimento da denúncia pelo Ministério Público, o ofendido possui o prazo de 10 (dez) dias, a contar da sua intimação, para oferecer defesa prévia e escrita à acusação de estelionato.


Qual a responsabilidade do banco em caso de estelionato?

Responsabilidade objetiva As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.


Quanto tempo prescreve 171?

12 anosSobre a prescrição do crime de estelionato o Artigo 171 do Código Penal = reclusao, de 1 a 5 anos e multa. Se o crime for qualificado pelo par. terceiro a pena pode ser elevada em até 1/3 e a pena prescreve em 12 anos,.


Como calcular a prescrição de um crime?

O cálculo de prescrição para cada tipo de crime está previsto no art. 109 do Código Penal e é contado a partir da pena máxima cominada para o delito em questão. Prevê o art. 109: “A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto no § 1º do art.


Quando ocorre a prescrição retroativa?

A prescrição retroativa determina a recontagem dos prazos anteriores à sentença penal com trânsito em julgado para a acusação, ou depois de ter um recurso negado. A prescrição retroativa é igualmente regulada pela pena aplicada, tendo como marco inicial a publicação da sentença penal condenatória.


Erro

Erro, por sua vez, caracteriza pela falsa percepção da realidade. Em outras palavras significa dizer que o erro é o consequência provocada pela fraude.


Resultado duplo

Como é possível verificar através de uma análise, ainda que simplória, do texto legal o estelionato, para que se configure, necessita de ter a obtenção da vantagem indevida e que causa um prejuízo a outrem, um prejuízo alheio.


Fraude na entrega de coisa

O presente delito, pressupõe que haja uma situação jurídica entre duas partes, sendo que uma tem o dever de entregar objeto, móvel ou imóvel a outra; porém, de alguma forma o modifica fraudulentamente, causando prejuízos à outra parte.


Fraude para recebimento de indenização ou valor de seguro

Este, por sua vez, parte do princípio que há um contrato de seguro em vigor e o agente, da causa ao sinistro ilicitamente, de modo a vir ser indenizado ou pago pelo valor do seguro.


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.


Bilhete premiado

Um dos golpes mais antigos e que até hoje ainda acontece é a do bilhete premiado. Para simular um bilhete que esteja premiado o estelionatário vai atrás de um número que já foi sorteado e então faz um jogo na lotérica adquirindo um comprovante, no entanto, de um sorteio que ainda vai ocorrer.


Pecúlio

Infelizmente, muitas pessoas caem nesse tipo de estelionato, mesmo com tantos avisos de que é um golpe. Nele, a vítima selecionada pelos golpistas recebe uma carta em nome de uma Vara Cível de São Paulo, contendo informações pessoais da vítima, informando que ela tem certa quantia em dinheiro para receber, a título de um pecúlio.


Pacote falso de dinheiro

Os golpistas ficam próximos a bancos e casas lotéricas e observam a vítima sacando uma quantia em dinheiro e a seguem. Propositalmente um deles deixa cair um pacote falso de dinheiro ou até mesmo uma folha de cheque falsa de alto valor para dessa forma chamar a atenção da vítima.


A Lei Maria da Penha se aplica nesses casos?

A Lei Maria da Penha se aplica a situações de violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar, ou em relações íntimas de afeto, por isso, não se aplica à maioria dos casos de assédio em locais públicos — na medida em que neles, em geral, não há uma relação íntima de afeto ou de convivência doméstica ou familiar entre vítima e agressor.


E o sexo com menor de idade? É crime?

Segundo o Código Penal, considera-se estupro de vulnerável o ato libidinoso (não só penetração) com menores de 14 anos, sendo o menor de idade menina ou menino. A lei pressupõe que pessoas nessa faixa etária não são capazes de consentir.


Como agir em caso de estupro

Se você for vítima de estupro ou estiver auxiliando uma pessoa que tenha sido estuprada, os passos a serem seguidos são um pouco diferentes das dicas gerais fornecidas anteriormente.


Caso o estupro já tenha ocorrido há algum tempo

Se a vítima decidir não buscar as autoridades policiais recomendamos, fortemente, que ela busque, pelo menos, cuidados médicos e psicológicos o mais rápido possível, já que a eficácia dos medicamentos para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da pílula do dia seguinte é determinada por essa rapidez.


Ligue 180

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é uma política pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher em âmbito nacional e internacional.


Assédio em transporte individual (aplicativos)

As mulheres são maioria na utilização de aplicativos de transporte particulares.


Assédio em estabelecimentos fechados

Da mesma forma que o Estado é responsável por coibir o assédio que ocorre nos meios de transporte público, os estabelecimentos particulares que promovem festas também são responsáveis por assegurar um ambiente livre de violências e poderão ser civilmente responsabilizados por eventuais omissões.


O que é Estelionatário

Estelionatário é um adjetivo masculino que serve para definir quem pratica o estelionato, que, por sua vez, é a prática de ato criminoso em que uma pessoa ilude a outra e obtém vantagens ao enganar a outra, normalmente utilizando-se de alguma fraude.


Um estelionatário famoso

Por se tratar de um crime bastante comum no Brasil, há muitos estelionatários presos.


Estelionatário do amor

Outro caso curioso é o do estelionatário do amor. Um homem iniciava um relacionamento com uma mulher e, após um tempo, inventava algum problema grave de saúde na família que exigia muito dinheiro para fazer uma cirurgia e, depois de pegar a grana, simplesmente sumia.


1. Ir ao médico

Quando se tem algum comportamento de risco, como não usar camisinha durante a relação sexual ou compartilhar agulhas e seringas, é muito importante ir imediatamente a um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para que seja feita uma avaliação inicial e possam ser indicadas as medidas mais adequadas para evitar a multiplicação do vírus e desenvolvimento da doença..


2. Iniciar o PEP

O PEP, também chamado de Profilaxia Pós-Exposição, corresponde ao conjunto de medicamentos antirretrovirais que podem ser recomendados durante a consulta no CTA e que tem como objetivo diminuir a taxa de multiplicação do vírus, prevenindo do desenvolvimento da doença.


3. Fazer o teste do HIV

O teste de HIV está recomendado cerca de 30 a 40 dias após o comportamento de risco, já que esse é o período de tempo necessário para que o vírus seja identificado no sangue.


4. Fazer o teste complementar do HIV

Para confirmar a suspeita de HIV está ainda aconselhado fazer um teste complementar, como o Teste da Imunofluorescência Indireta ou o Teste Western Blot, que servem para confirmar a presença do vírus no organismo e assim iniciar o tratamento logo que possível.

image

Leave a Comment