Como entrar com uma açao trabalhista gratuita

image

Como entrar com uma ação trabalhista?

O empregado que deseja entrar com uma ação trabalhista não precisa ter um advogado para fazer valer os seus direitos. Prevista na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) desde 1943, a possibilidade ainda é des O empregado que deseja entrar com uma ação trabalhista não precisa te…

Posso entrar com uma ação trabalhista sem advogado?

Muita gente não sabe mas é possível entrar com uma ação trabalhista sem a necessidade de contratar um advogado, ou seja, ter o atendimento gratuito pelo estado. Qualquer cidadão pode buscar seus direitos trabalhistas na Justiça do Trabalho, mesmo sem advogado.

Como tirar dúvidas trabalhistas gratuitas?

Para tirar dúvidas trabalhistas gratuitas, há no setor a orientação verbal – atendimento de 2ª a 6ª das 9:00 ás 17:00 horas; Já para o andamento de processos em andamento, procurar o balcão das varas (você receberá o número do processo e vara que corre seu processo quando entrar com ação) – Atendimento das 11:30 ás 17:00 horas

Como consultar direito trabalhista online?

Nosso site dispõe de uma série de advogados (anunciantes) que disponibilizam atendimento virtual online via chat whatsapp, agende online uma consulta. Tenha conteúdos exclusivos sobre direito trabalhista em seu email ou Whatsapp – Assine nossa Newsletter.

image


Como faço para entrar com uma ação trabalhista contra empresa?

Se o trabalhador quiser abrir um processo trabalhista contra seu empregador, o recomendável é que procure por um advogado especializado na área trabalhista. Após a consulta com o advogado, se o empregado decidir processar a empresa, assinará a documentação necessária para dar início no processo.


Onde posso entrar com ação trabalhista?

Além disso, o artigo 791 da CLT detalha quais as regras para que um colaborador entre com uma reclamação trabalhista, que é citada como dissídio na legislação. Art. 791 – Os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final.


Quanto tempo prescreve para entrar com ação trabalhista?

Artigo 11 da CLT “Art. 11. A pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.


Como abrir uma reclamação trabalhista?

O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir à uma agência do trabalho.


Pode entrar com processo trabalhista?

Conforme o art. 839 da CLT, o trabalhador não precisa sair da empresa para entrar na Justiça contra ela, podendo iniciar uma ação trabalhista ainda como funcionário. Mesmo que seja proibido, é comum que as empresas apliquem punições aos colaboradores que entram na Justiça.


O que fazer para ganhar uma causa trabalhista?

Ao contrário do que diz “a lenda”, não existe caso ganho para o empregado na Justiça. A advogada trabalhista e professora da FGV-RJ, Juliana Bracks, explica que não é possível prever o julgamento até que o processo se finalize.


Qual é o prazo de prescrição?

dez anosA prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor. Já os prazos especiais são aqueles que a lei determina um prazo menor para que sejam exercidos outros direitos.


O que pedir em uma reclamação trabalhista?

§ 1º Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação das partes, a breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, que deverá ser certo, determinado e com indicação de seu valor, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante.


Quem pode apresentar a reclamação trabalhista?

791 da CLT que trata do jus postulandi,conceito esse querepresenta acapacidadepostulatória, que, no processo do trabalho pode ser exercida pela própria parte in verbis: “Os empregados e empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final”.


O que é insuficiência ou hipossuficiência de recursos

Em primeiro lugar, precisamos entender o requisito principal para um trabalhador buscar a justiça gratuita. Ele se refere às suas condições econômicas. No direito, isso é chamado de insuficiência ou hipossuficiência de recursos.


Como comprovar a hipossuficiência de recursos

Aqui, vale destacar que as comprovações podem mudar de acordo com o tipo do processo – se for civil ou trabalhista. A gente explica esses pontos abaixo.


Acesso à justiça gratuita em causas trabalhistas sem comprovação

O item acima destaca a dificuldade de acesso ao judiciário como mais uma perda trazida pela Reforma Trabalhista à classe trabalhadora. Ainda assim, muitos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e até mesmo Tribunal Superior do Trabalho (TST) entendem que esse é o direito dos trabalhadores.


Advogados gratuitos existem?

Sim. Advogados gratuitos existem a partir de uma garantia da Constituição Federal de que pessoas sem condições de pagar por esse serviço poderão acessar a assistência jurídica do Estado. Contudo, isso não quer dizer que qualquer pessoa possa ter um advogado a atendendo gratuitamente em qualquer situação.


Onde encontrar advogados gratuitos confiáveis?

É importante que você se certifique que, ao procurar um advogado gratuito, faça isso em uma entidade competente. Profissionais avulsos oferecendo esse tipo de serviço podem não ser confiáveis. Os órgãos que permitem acesso a advogados gratuitos são:


Preciso de um advogado trabalhista, mas não tenho como pagar, o que faço?

Como você deve ter observado, não é tão simples encontrar advogados trabalhistas gratuitos. Entretanto, você não ficará desamparado por não ter recursos para contratar um.

image

Leave a Comment