Como evitar doenca de chagas pelo açai

image

Symptoms

A doença de Chagas é um problema que pode pôr em risco a nossa vida. Portanto, é importante tomar todas as medidas possíveis para evitar seu contágio, caso habite ou visite uma área de risco. Os percevejos escondem-se de dia e saem apenas à noite para se alimentarem.

Causes

As principais formas de transmissão da doença de chagas são: Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo). Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados.

Prevention

Este texto tem como objetivo esclarecer se o açaí transmite a doença de Chagas e apresentar os riscos e cuidados que devem ser tomados em relação ao consumo desse alimento. A doença de Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma cruzi.

Complications

O período de incubação da doença de Chagas, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é dividido da seguinte forma: Transmissão vetorial – de 4 a 15 dias. Transmissão transfusional/transplante – de 30 a 40 dias ou mais. Transmissão oral – de 3 a 22 dias. Transmissão acidental – até, aproximadamente, 20 dias.

Como evitar a doença de Chagas?

Quais são as formas de transmissão da doença de Chagas?

Por que o açaí transmite a doença de Chagas?

Qual é o período de incubação da doença de Chagas?

image


Como evitar a doença de Chagas por via oral?

Alimentos como açaí, caldo de cana e suco de frutas locais foram os mais associados à transmissão e medidas que visem ao controle no processamento desses alimentos podem ajudar a reduzir as taxas de transmissão.


Quais são as formas de prevenção da transmissão da doença de Chagas pelo consumo de açaí e outros alimentos?

De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi. “Uma das medidas é realizar o branqueamento, que nada mais é do que uma técnica que esquenta o alimento a 80 °C. Em seguida, ele é esfriado. Isso mata o protozoário”, ensina.


Como a doença de Chagas que é causada pelo?

É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.


Como impedir a doença de Chagas?

Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata. Outra medida preventiva é consumir alimentos origem vegetal preferentemente pasteurizados.


Como podemos evitar esse tipo de transmissão da doença?

MEDIDAS DE PREVENÇÃO Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.


O que o açaí pode causar?

Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.


Qual é a doença transmitida pelo barbeiro?

Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.


O que causa o bicho barbeiro?

Na verdade, o protozoário que causa a doença é eliminado pelo Barbeiro em suas fezes. Quando a pessoa que leva uma picada do inseto coça esse local, pode levar as fezes eliminadas pelo inseto para a região da ferida. Assim, o protozoário acaba entrando na corrente sanguínea da pessoa, causando a doença de chagas.


Qual é o órgão do corpo é afetado pelo agente patogênico?

c) O agente patogênico pode atingir vários órgãos (como fígado, intestino (colo), esôfago, entre outros), mas afeta, principalmente, o coração.


Como acabar com o barbeiro?

Os triatomíneos podem ser controlados através de substâncias como hormônio juvenilizante, estimuladores de crescimento, inibidores de quitina, e inseticidas; depende do incentivo de pesquisas sobre controle biológico e também de investimentos sociais tais como, melhoria habitacional e educação sanitária.


Quais precauções devemos tomar contra o aparecimento dos barbeiros?

É importante que o recipiente não esteja com álcool ou outra substância, porque pode dificultar a identificação da espécie. Também se recomenda não esmagar ou bater no inseto para facilitar a análise. O barbeiro pode ser encaminhado a um dos 15 núcleos de Vigilância Ambiental em 65 unidades rurais.


O que é profilaxia de exemplos?

Profilaxia é o termo utilizado para denominar as medidas utilizadas na prevenção ou atenuação de doenças. Hábitos corriqueiros de higiene, como lavar as mãos e refrigerar os alimentos, são algumas das profilaxias mais comuns. Esses atos são consideradas profilaxias pois atuam na eliminação dos micro-organismos.


Contagio

El mencionado parásito reside en la materia fecal de insectos portadores como vinchucas, chinches y chipos, y ocurre que éstos suelen defecar al mismo tiempo que pican.


Epidemia

Actualmente se considera una endemia en toda América: se estiman que son infectadas por esta enfermedad entre 15 y 17 millones de personas cada año, de las cuales mueren unas 50000. Lamentablente es una enfermedad incurable, y solo puede controlarse para lograr un tiempo favorable de sobrevida.

image

Leave a Comment