Como fazer açai com liga neutra

image

Qual é o prazo de validade da Liga neutra?

Qual a duração desses ingredientes? Liga neutra e emulsificante têm prazos de validade de aproximadamente 12 meses. É importante salientar que isso não significa que o prazo de validade da receita aumenta, mas que os componentes auxiliam em manter os preparos mais cremosos, frescos, uniformes e estruturados por um tempo consideravelmente maior.

Qual é a diferença entre Liga neutra e estabilizante?

O emulsificante atua como estabilizante, tornando duas substâncias que originalmente não se misturam como compatíveis, assim como água e azeite, fazendo com que a mistura se torne uniforme, lisa e agradável ao paladar. Já a liga neutra é um pó fino de cor pálida, e não traz nenhum aroma ou sabor a receita.

Qual a função da Liga neutra na fabricação de sorvetes?

Na fabricação de sorvetes é comum a utilização da liga neutra, já que sua composição favorece a sinergia entre os ingredientes. Para Que Serve a Liga Neutra? Suas principais funções na produção de sorvetes e outras receitas são:

image


O que é liga neutra?

Atua como um estabilizante, e dá consistência ao sorvete ou geladinho, evitando que haja a formação de cristais nele. Ela não tem gosto, e não interfere diretamente no sabor. Mas a sua principal função é fazer com que o sorvete fique muito mais tempo congelado.


Conclusão

Como vimos, a liga neutra não tem nada de mística, mas é um item essencial para fazer o seu sorvete ou geladinho. Caso você queira mais dicas sobre outros temas relacionados a cozinha e ingredientes, entre em contato conosco [AQUI]


O que é a Liga Neutra?

A liga neutra é um pó fino, com cor de areia e também é insípida, ou seja que não tem gosto, portanto é destituída de qualquer sabor, o que faz com que seu uso não altere nem a cor nem o sabor da sua receita.
Geralmente ela está presente nas massas de sorvetes e em outras receitas geladas, como picolés, mousses e iogurtes.
Na fabricação de sorvetes é comum a utilização da liga neutra, já que sua composição favorece a sinergia entre os ingredientes..


Fabricantes de Liga Neutra

Existem muitas marcas que fabricam a liga neutra no mercado atualmente. Dentre tantas, foram selecionadas 3 que tem a maior parte da comercialização dentro do Brasil:


Onde Encontrar o Produto?

Como é um produto comum, pode ser encontrado facilmente nos supermercados locais. Geralmente o produto será comercializado em duas versões:
1. O pote contendo 100 g, cujo preço fica na margem de R$ 6,00;
2. A embalagem de 1 kg que pode ser adquirida por um valor aproximado de R$ 20,00.


Vantagens da Liga Neutra para Geladinhos

A liga neutra quando inserida em uma receita de geladinho gourmet ou normal, tem várias vantagens. Primeiramente, ajuda a aumentar a textura cremosa, evita a formação de cristais de gelo, encorpar a receita-base e deixar mais consistente.


Usei a liga neutra mas os cristais de gelo insistiram em aparecer. E agora?

Primeiramente, pegue a embalagem e cheque a data de validade. Ligas Neutras vencidas perdem toda a sua eficácia, portanto tente verificar sempre quando o produto vai vencer antes de comprá-lo.


Recomendações para se usar Liga Neutra em Geladinhos Gourmet

Primeiramente, é necessário ficar muito atento com as medidas. A quantidade padrão é uma colher de sopa rasa (10 g) para cada litro de leite; se colocar demais, há grandes chances do geladinho não gelar ou firmar.


Afinal, o que é liga neutra para geladinho?

O geladinho, assim como os sorvetes de massa, precisa ter uma textura suave, consistência e cremosidade para agradar qualquer consumidor. É aí que a liga neutra entra como principal protagonista.


Como usar liga neutra em geladinho

Como você pôde perceber, a liga neutra é um ingrediente e tanto para qualquer receita de geladinho de frutas ou de leite. No entanto, é preciso muito cuidado para não errar nas medidas. Se você colocar em excesso seu geladinho pode não gelar mesmo no congelador.


Posso utilizar Emulsificante no Geladinho Gourmet?

O emulsificante é um produto usado na fabricação de sorvetes, serve para incorporar a caldadando volume, e ao ser usado numa calda líquida como a do geladinho não acrescentará nada além de espuma.


Geladinho com Emulsificante – Riscos

Quando falo de riscos em sua calda, é devido a espuma excessiva gerada pelo emulsificante, pois como falei é um produto utilizado para fazer o sorvete ficar areado.


Próximo Passo para o Sucesso

Se você deseja aprender como montar seu negócio de Geladinho Gourmet sem cometer esse e muitos outros erros comuns, se você quer levar receitas incríveis que nunca foram encontradas na internet, por serem elaboradas por um profissional.


Mas, afinal, qual a diferença entre liga neutra e emulsificante?

Antes de mais nada, é importante diferenciar os dois ingredientes. Cada um tem sua característica principal e aplicações específicas conforme a receita e dizem muito sobre a textura do produto final.


Em quais receitas utilizar esses ingredientes?

Os emulsificantes são muito utilizados nas receitas de pães e bolos, sendo responsáveis por deixá-los com um aspecto mais uniforme, firme e, ao mesmo tempo, macio. Com ele, o bolo não precisa de tanto cuidado para ser levado ao forno, por exemplo, ainda mantendo uma melhor conservação — não ressecando tão rapidamente como de costume.


Que quantidade devo usar?

Para ambos, é importante não pesar a mão na hora de juntar às misturas. Para as receitas de massas, bolos e pães, use 1 colher de sobremesa para cada 300 g de farinha de trigo — ou para a farinha que estiver usando. Para as receitas líquidas, principalmente as que passarão por resfriamento, o cálculo gira em torno de 8 a 10 g por litro.


Qual a duração desses ingredientes?

Liga neutra e emulsificante têm prazos de validade de aproximadamente 12 meses. É importante salientar que isso não significa que o prazo de validade da receita aumenta, mas que os componentes auxiliam em manter os preparos mais cremosos, frescos, uniformes e estruturados por um tempo consideravelmente maior.


Como adicionar o emulsificante ao preparo?

Esse ingrediente deve ser adicionado à receita no momento em que é feita a mistura da maior parte dos ingredientes líquidos e secos. No processo do pão, por exemplo, o ideal é adicioná-lo na hora de bater a massa, no processo de sova.


Como conservar e manter o emulsificante?

Como esse ingrediente não deve ficar exposto, o ideal é conservá-lo em um local bastante seco, porém fresco. Se for demorar muito para usá-lo, o melhor a fazer é deixar na geladeira. No entanto, lembre-se de que, na hora de utilizá-lo, é preciso que esteja em temperatura ambiente.


Qual o teor calórico dos emulsificantes?

O emulsificante deixa a massa com um aspecto mais leve, mas nem por isso seu teor calórico é menor, viu? Esse ingrediente tem gorduras saturadas, o que deve ser levado em conta na hora de elaborar a tabela nutricional do produto final.

image

Leave a Comment