
Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino.
Qual o melhor remédio para eliminar piolhos?
Remédio Caseiro para Piolho com Vinagre Branco Este também é considerado um bom remédio feito em casa para eliminar piolhos. Ele possui uma acidez mais elevada, que dificulta a fixação dos piolhos. Basta misturar partes iguais de vinagre e água e depois passar nos fios.
Como se livrar de piolhos?
Suas propriedades inseticidas ajudam a matar piolhos, lêndeas e ovos. Tudo o que você precisa fazer é adicionar algumas gotas dessa substância em um pouco de shampoo. Em seguida, lave os cabelos com ele. Depois, penteie os cabelos com um pente fino. Você verá que os parasitas irão sair mortos no pente.
Quais são os cuidados com os piolhos?
O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas. 1 copo de água morna. Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna.
Como tratar a infestação de piolhos?
1. Lavar a cabeça com vinagre O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas. 1 copo de água morna.

1. Passar shampoo de tratamento
O shampoo ou spray de tratamento é uma ótima opção e a mais eficaz para acabar com piolhos e lêndeas, isso porque promove a morte dos piolhos e lêndeas, facilitando a sua remoção com um pente fino.
2. Utilizar um pente com frequência
A utilização de um pente fino é muito importante para fazer corretamente o tratamento, já que pode ser utilizado para espalhar melhor o shampoo, e também para eliminar piolhos e verificar se existe reinfestação.
3. Lavar objetos que entrem em contato com o cabelo
O piolho é um parasita que pode ser transmitido através de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis, por isso é muito importante lavar estes objetos com frequência para evitar reinfestação ou mesmo a transmissão do parasita para outra pessoa.
4. Utilizar repelente
Mesmo que o tratamento resulte e mate todos os piolhos e lêndeas, pode ocorrer reinfestação, principalmente em crianças quando voltam à escola.
Que queixas provocam os piolhos?
A principal queixa praticamente dispensa apresentações: trata-se da comichão, o sintoma mais incomodativo e denunciador. No entanto, de início, a chegada destes parasitas é assintomática e os piolhos só são detetados algum tempo depois de já estarem instalados no nosso couro cabeludo.
Lêndeas e piolhos: como detetá-los
As lêndeas costumam ser dos primeiros sinais visíveis a olho nu, pois são esbranquiçadas e ficam agarradas aos fios de cabelo, em particular na região da nuca e atrás das orelhas, locais propícios ao seu desenvolvimento.
Para acabar com os parasitas
Existem vários produtos antiparasitários disponíveis no mercado, sob a forma de champôs e loções. As instruções de utilização devem ser seguidas à risca, bem como as recomendações em relação a quando deve repetir o tratamento.
Lave a roupa do seu filho a mais de 60º
Para completar, a roupa que o seu filho tenha vestido nos últimos dois dias, a roupa de cama, bonecos de peluche com que a criança durma e a toalha de banho e de rosto devem ser lavadas a uma temperatura elevada (>60º) ou limpos a seco, de modo a eliminar quaisquer piolhos que possam ter.
Alerta piolhos: avise a escola
Os pais devem avisar a escola e os familiares que a criança tem piolhos, para que os outros progenitores estejam atentos e possam fazer o tratamento nos seus filhos atempadamente e em simultâneo – o que também vai impedir que ocorra uma nova contaminação.
Os piolhos podem ser prevenidos?
Não, não há qualquer medida que impeça o contágio de piolhos. Porém, deve ensinar o seu filho a não usar escovas, pentes ou chapéus das outras crianças nem a emprestar-lhes os seus.
O que são os piolhos
Os piolhos ( Pediculus capitis) são essenciais à biodiversidade – dizem os entomologistas, especialistas em insetos e ao contrário do que se diz, não voam. Pulam de cabeça em cabeça se estas estiverem muito próximas, o que acontece com as crianças que têm grande contacto físico entre si. Para não falar da partilha de bonés, pentes ou escovas.
A lêndea
As lêndeas – nome dado aos ovos postos pelos piolhos fêmeas – fixam-se junto ao couro cabeludo (sobretudo na nuca e atrás das orelhas), onde se fixam com a ajuda de uma cola libertada pelas fêmeas;
Pente fino
Para acabar com os piolhos, esse diagnóstico inicial é fundamental. Portanto, se estiver na dúvida se está com o problema, mas não conseguiu encontrar os parasitas, peça alguém para lhe auxiliar. Para ajudar a encontrar os danadinhos (que são tão incômodos quanto pequenos), use um pente fino.
Remédios
Há diferentes remédios que podem ser ingeridos ou aplicados nos fios para acabar com os piolhos. Não é preciso receita médica para comprá-los, mas, se puder, consulte seu médico. O ideal é que a família toda seja tratada, não apenas a criança (ou algum outro membro) que tenha sofrido a contaminação.
O que não fazer
Antigamente, era comum usar receitas caseiras, álcool, sacos plásticos para sufocar e água (lavando o cabelo todo dia), para se livrar desse problema. Para para acabar com os piolhos, é melhor acreditar nos avanços da medicina. Remédios tomados na periodicidade e quantidade certas têm 100% de eficácia.
Sugestão de produtos
Shampoo Suave Mel E Amêndoa e Condicionador Suave Mel E Amêndoa, indicados para todos os tipos de cabelo. E creme para pentear Seda Recarga Natural Força Antiquebra, uma ajuda para pentear e texturizar os fios.
1.Vinagre de maçã
Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. A infusão pode ser aplicada no cabelo e couro cabeludo com a ajuda de um pedaço de algodão, esponja ou gaze ou pode ser colocado diretamente garantindo que todo o cabelo fica molhado, e deixando actuar 30 minutos.
3. Shampoo e vinagre
Para cabelo curto use use 3 colheres de chá de shampoo e 3 colheres de chá de vinagre comum, misture bem e aplique no cabelo e couro cabeludo com uma esponja. Deixe actuar por 15 minutos e depois passe o pente fino. Sairão todos mortos. Repetir em 07 dias a mesma quantidade.
4. Azeite
Aqueça uma quantidade generosa de azeite extra virgem e quando estiver a uma temperatura suportável aplique no couro cabeludo e nas raízes depois do banho. Massage bem o cabelo, com movimentos circulares, e coloque uma touca de banho. Durma com o produto uma noite e pela manhã lave com muita água quente. Passe um pente fino.
5. Mistura de óleos
Basta aplicar em todo o cabelo e couro cabeludo uma mistura de alguns (mínimo 3) destes óleos em iguais proporções: óleo de lavanda, óleo de hortelã-pimenta, óleo de eucalipto, óleo de coco, de jasmim, de anis estrelado, de gerânio. Deixe-os actuar por pelo menos 30 minutos e vá eliminando os piolhos com um pente fino.
6. Essência de lavanda
Aplique umas gotas da essência depois do banho, diretamente na cabeça, após enxaguar bem com a toalha, de forma a não ter o cabelo muito molhado. Para encontrar essa essência basta procurar em casas de produtos naturais. A essência tem de ser ser pura, deve ser aplicada na raiz do cabelo e depois, é preciso massagear bem a cabeça.
7. Maionese
Embora possa parecer uma opção bastante repugnante, espalhar maionese por todo o cabelo pode ser uma das maneiras mais rápidas e mais estranhas de eliminar piolhos. A maionese sufoca com sucesso os piolhos devido à sua natureza de espessura, o coloide.
9. Álcool canforado (Borrifar)
O álcool canforado pode ser encontrado nas farmácias, mas também pode comprar apenas a cânfora em pequenos pedacinhos e depois adicionar ao frasco de álcool deixando o produto lá dentro. Basta borrifar um pouco deste álcool em todo cabelo para evitar a infestação de piolhos.
Como Identificar Piolhos?
Os piolhos são bem pequenos, mas podem ser vistos a olho nu. Eles não têm mais que meio centímetro de tamanho e são pretos ou marrons.
Por Que os Piolhos se Espalham tão Rápido em Crianças?
Os piolhos são mais comuns durante a infância, por conta do modo como eles se desenvolvem. Eles tendem infestar seu hospedeiro e depois procurar um novo para aumentar a colônia.
Como acabar com os piolhos de maneira natural
Os piolhos podem ser eliminados com rapidez, facilidade, de forma barata e segura com maionese. Basta pegar um frasco de maionese, separar uma boa quantidade e cobrir com ela todo o cabelo de seu filho, assegurando-se de cobrir também atrás das orelhas e da nuca.
Retire as lêndeas
Depois do xampu, enxágue o cabelo e o coro cabeludo com vinagre. Esse afrouxa a substância que mantém as lêndeas presas nos fios do cabelo. Em seguida, enxágue com água morna.
Verifique o cabelo
Ao finalizar o tratamento, não deixe de verificar a fundo os cabelos quando esses estiverem secos (as lêndeas são mais visíveis com o cabelo seco). As lêndeas são muito pequenas e fazem uma espécie de brilho em um ângulo determinado.
Mais um esclarecimento
Caso você encontre algumas lêndeas, faça, se desejar, um envoltório com vinagre para limpar ainda mais o cabelo. Umedeça uma toalha com uma mistura de metade vinagre e metade água, envolva na cabeça da criança e deixe agir durante uma hora.
As sobrancelhas e os cílios
Caso haja lêndeas nos cílios ou nas sobrancelhas, você pode aplicar, sem nenhuma contraindicação, vaselina; ela deve ser reaplicada quatro vezes ao dia.