Como fazer um pop procedimento operacional padrão industria de açai

image

Para Elaborar o Procedimento Operacional Padrão (POP) deverá seguir os seguintes passos: – Descrever a sequência de atividade a ser executada, com fotos do processo se for o caso para que fique claro o passo a passo para realizar a atividade;

Full
Answer

Qual é a diferença entre um processo e um pop?

Bem, apesar de serem parecidos, um POP não é um processo. O que quero dizer com isso é que tanto procedimentos quanto processos incluem instruções passo a passo. No entanto, enquanto um processo funciona mais em um nível mais alto, um procedimento operacional padrão foca mais nos detalhes: em atribuições específicas e fluxos de trabalho.

Qual a diferença entre o pop e a instrução de trabalho?

Diferente dos POPs, o propósito da Instrução de Trabalho (IT) é demonstrar o modo correto e detalhado de se atuar na execução de uma tarefa. As Its exigem conhecimentos específicos da pessoa encarregada. Porém sua função consiste em garantir que a qualidade seja mantida no processo, independente do profissional que o execute.

Como criar um procedimento operacional padrão na sua organização?

Assim, após essas considerações, acompanhe o passo a passo para criar um Procedimento Operacional Padrão na sua organização: 1. Escolha o nome do POP O primeiro passo para implementar o POP é definir um nome para o documento.

Por que você precisa de um pop?

O que significa a sigla POP: Procedimento Operacional Padrão? Antes que você descubra como fazer um POP, vale a pena lembrar em que consiste essa ferramenta. Um POP – sigla de Procedimento Operacional Padrão -, para dizer de forma simples, é um documento que descreve como atividades rotineiras devem ser executadas, através de um passo a passo.

image


Como elaborar um POP passo a passo?

Um POP é composto, principalmente, dos seguintes elementos:Nome do procedimento;Local de aplicação;Responsáveis pela tarefa elencados por cargos e não por nomes, já que estes podem mudar com o tempo;Responsável pela elaboração do procedimento;Materiais envolvidos na tarefa;More items…


Como fazer um POP de laboratório?

Dentre os ítens obrigatórios gerais em um POP para laboratório de análises clínicas, estão:Nome do laboratório;Título do POP;Identificação, assinatura e data de elaboração, revisão e aprovação do POP;Número da versão atual e número do documento;Paginação;Abrangência e distribuição;Números de cópias.


Como elaborar um POP de nutrição?

Como regra, os POPs devem conter:as especificações do setor a que se destina;a frequência de execução da operação;os produtos e utensílios necessários;o nome, o cargo e/ou função dos responsáveis pela atividade.


O que é POP e como fazer?

No setor de saúde, o POP – sigla para Procedimento Operacional Padrão – é imprescindível para o desenvolvimento de uma série de práticas. Justamente por se tratar de um documento que determina com detalhes cada passo de um processo.


Como fazer um POP de coleta de sangue?

Explicar ao paciente e ao acompanhante o procedimento; … observar o preenchimento por sangue venoso e acoplar o frasco (tubos específicos para coleta laboratorial) diretamente no dispositivo a vácuo e aguardar o preenchimento até a linha específica da amostra desejada;More items…•


Quem deve fazer o POP?

O Procedimento Operacional Padrão deve ser elaborado pelo colaborador que executa a tarefa em cada setor, já que ele é quem melhor conhece o processo.


O que é o POP na nutrição?

O POP – Procedimento Operacional Padronizado é um procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos.


Como fazer POP Vigilância Sanitária?

Os POP devem conter as instruções seqüenciais das operações e a freqüência de execução, especificando o nome, o cargo, e ou a função dos responsáveis pelas atividades. Devem ser aprovados, datados e assinados pelo responsável do estabelecimento.


Como fazer POP de restaurante?

No entanto, na hora de elaborar o POP, é necessário colocar as seguintes informações:identificação: um restaurante precisa de vários POPs, por isso, é essencial nomear o documento para facilitar a identificação. … nome do restaurante;objetivo: motivo para o qual o documento foi criado;More items…•


Como fazer o procedimento?

Tenha um modelo de procedimento. … Considere quem vai ler o procedimento. … Use um título claro para explicar a tarefa. … Descreva uma tarefa por parágrafo. … Coloque notas e avisos de forma apropriada. … Deixe o procedimento rastreável. … Escreva por completo. … Responda a 5 perguntas básicas.More items…•


O que é POP exemplos?

O que é POP? Em inglês conhecido por SOP – Standard Operating Procedure – o procedimento operacional padrão é um documento que estabelece um roteiro prescrevendo de forma detalhada cada tarefa a ser desenvolvida.


Onde se aplica o POP?

Os POPs devem ser empregados em processos críticos, ou seja, as ações que impactam diretamente a entrega final ou o resultado da empresa. Demais atividades podem ser padronizadas ou não, dependendo das necessidades ou a análise de cada organização.


O que significa a sigla POP: Procedimento Operacional Padrão?

Antes que você descubra como fazer um POP, vale a pena lembrar em que consiste essa ferramenta. Um POP – sigla de Procedimento Operacional Padrão -, para dizer de forma simples, é um documento que descreve como atividades rotineiras devem ser executadas, através de um passo a passo.


Qual o objetivo do POP?

Como o princípio do POP é ser universal, ou seja, ser útil e autossuficiente em qualquer situação, é essencial que ele seja padronizado. Por isso, ao fazer um POP você precisa estar preparado e saber bem o que está fazendo. Assim, as dicas que apresentaremos abaixo serão muito úteis para você nesse sentido.


Qual a diferença entre POP e Processo?

Mas antes de irmos às dicas de como fazer um POP, é muito válido destacar o que ele não é. Bem, apesar de serem parecidos, um POP não é um processo. O que quero dizer com isso é que tanto procedimentos quanto processos incluem instruções passo a passo.


Por que você precisa de um POP?

Além disso, um POP descreve de forma minuciosa todos os detalhes de um processo, listando questões como: materiais utilizados, ordem dos procedimentos, parâmetros (temperatura, quantidade, tempo), entre outros aspectos relevantes para manter os padrões de qualidade.


Por que padronizar?

Pense, por exemplo, que um funcionário precisou se ausentar de uma hora para outra. Ele é o único responsável por aquela função na empresa. Caso a organização não faça o uso dos POPs, a empresa pode se encontrar diante de problemas com prazos ou até mesmo de prejuízos.


Quais elementos compõem um POP?

Independentemente do tipo de negócio em que atua, você deve ter seus POPs bem definidos. Isso porque são eles que ajudarão a entender como realizar tarefas rotineiras. Da mesma forma eles conferem segurança, em conformidade com os regulamentos e de forma consistente, independentemente de quem concluir a tarefa.


Como se faz um POP: etapas para escrever

Antes de tudo, defina qual é o resultado final ou a meta para o documento que você está escrevendo. Por exemplo, imagine que você está escrevendo um documento que descreva os procedimentos para fechar um restaurante todas as noites. O objetivo, portanto, é proteger o prédio até que a equipe de preparação chegue de manhã.


O que é POP e quando aplicar um procedimento operacional padrão?

POP é a sigla para Procedimento Operacional Padrão, documento com roteiro padronizado e detalhado das tarefas a serem executadas na empresa. Tem como finalidade garantir a qualidade do produto final.


Qual é a importância de Procedimentos Operacionais Padronizados?

Os Procedimentos Operacionais Padronizados são necessários na medida em que a existência de um padrão de qualidade a ser seguido diminui as chances de falhas no processo.


Conheça os formatos de apresentação de um POP

Como o POP é destinado a quem irá executar as tarefas, é importante que seja simples, completo e objetivo. O documento pode ser criado nos seguintes formatos:


Como fazer um POP? 5 etapas para elaboração

O Procedimento Operacional Padrão deve ser elaborado pelo colaborador que executa a tarefa em cada setor, já que ele é quem melhor conhece o processo.


Conclusão

Vimos neste artigo o que é um Procedimento Operacional Padrão, os tipos existentes, os formatos possíveis e como elaborar o documento ideal para a sua empresa.


Afinal, o que é Procedimento Operacional Padrão?

Antes de avançarmos na explicação do passo a passo, é preciso entender o que é a atividade em si. Bom, em termos simples, o Procedimento Operacional Padrão é um documento que reúne informações detalhadas sobre as atividades que devem ser desempenhadas na empresa.


Quais benefícios o POP traz para a empresa?

Como você viu, o POP é uma ferramenta que atua para padronizar processos. Com ele, a empresa consegue garantir maior qualidade e eficiência em suas atividades — independentemente da etapa da tarefa ou do departamento responsável.


Modelos de Procedimento Operacional Padrão

Como você viu, o Procedimento Operacional Padrão varia de acordo com cada empresa. Inclusive, trouxemos alguns exemplos pensando em serviços de limpeza para facilitar o entendimento.


Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia tem um papel importante no POP. Principalmente em termos de agilidade — que é fundamental para uma melhor execução de tarefas. Hoje, inclusive, já existem ferramentas digitais capazes de otimizar todo esse processo.


Você já ouviu falar de POP?

Pop que significa Procedimento Operacional Padrão,é um método de trabalho muito utilizado no meio empresarial, que vamos conhecer com mais detalhes ao longo deste artigo.


Conceito de POP

POP é a sigla para: Procedimento Operacional Padrão, que no mundo da indústria e dos negócios é uma metodologia de trabalho que consiste em descrever detalhadamente a forma e a ordem dos procedimentos necessários para a execução de determinada tarefa.


Os Benefícios do POP

Você já deve ter percebido alguns benefícios em se utilizar um Procedimento Operacional Padrão, lendo o exemplo do sanduíche do Mac Donald’s que demos.


Como surgiu a padronização de processos

O sistema de produção conhecido como padronização de processos (Pop) começou a ser desenvolvido e utilizado ainda na década de 40.


Pop e a Gestão da Qualidade

A Gestão da Qualidade é hoje um conceito de administração que foca na qualidade de todos os processos em uma empresa. O chamado Toyotismo, a padronização de processos criada pela Toyota após a Segunda Guerra, que citamos anteriormente com o nome de Sistema Toyota de Produção, é considerado a primeira aplicação de Gestão da Qualidade.


Lean manufacturing

O Lean Manufacturing, também chamado de Manufatura Enxuta é conhecido por ser também um sinônimo do Sistema Toyota de Produção e que se baseia na redução do que são chamados os sete tipos de desperdício, que são:


Metodologia Seis Sigma

A Metodologia Seis Sigma, ou Six Sigma, por sua vez, é uma prática de gestão que é mais voltada ao aumento da lucratividade nas empresas, através da redução do custo dos processos, ao eliminar suas variações e suas falhas.


O que é um procedimento operacional padrão?

O POP, ou Procedimento Operacional Padrão, é um documento que agrupa descrições e instruções acerca das atividades de uma determinada rotina da empresa. Essas instruções podem ser utilizadas tanto no auxílio de tarefas diárias, como calibrações, manutenções e utilização de equipamentos, quanto para procedimentos de segurança e outras aplicações.


Qual a finalidade do POP – procedimento operacional padrão?

Através da padronização de processos, o POP garante uma maior qualidade e maior eficiência nas atividades da empresa, independente do departamento responsável ou da etapa da tarefa. Essa é sua principal finalidade: possibilitar que a otimização máxima dos processos seja aplicada na prática e gere retornos para a empresa.


Quais os benefícios do procedimento operacional padrão?

Além de garantir a qualidade dos produtos e de otimizar processos através da sua sistematização, o POP também facilita capacitações e treinamentos de colaboradores, além de atuar na redução de acidentes e falhas de comunicação. O procedimento operacional padrão mantém a previsibilidade dos resultados, assegurando padrões de conformidade.


Quais são os elementos de um procedimento operacional padrão?

Não existe um modelo ou norma oficial de como um procedimento operacional padrão deve ser. Mas, independente do formato, é essencial que o documento seja escrito em uma linguagem simples e acessível, de forma a ser compreensível por todos os colaboradores.


Quais são os formatos de procedimento operacional padrão?

Como comentamos, não há formatos específicos de como um POP deve ser escrito. Porém, checklists e fluxogramas são ferramentas normalmente utilizadas na elaboração de procedimentos operacionais padrão, e ambos têm suas vantagens e desvantagens.


Quem faz um procedimento operacional padrão?

Tendo em vista que buscamos elaborar um documento que representa detalhadamente o fluxo produtivo, ninguém melhor para desenvolvê-lo que o colaborador que executa a tarefa em cada setor. Quem executa o fluxo no dia a dia é quem melhor conhece o processo envolvido, logo é também a pessoa mais adequada para descrevê-lo de forma fiel.


Como fazer um procedimento operacional padrão?

Como comentamos anteriormente, a elaboração do POP deve ser realizada pelo operador que executa a tarefa, ou seja, pela pessoa treinada e qualificada naquela função. Todo POP possui um objetivo, seja ele padronizar um processo ou modificá-lo a fim de obter determinados resultados. Assim, podemos resumir a elaboração do documento a 5 etapas:


O que é POP?

Em inglês conhecido por SOP – Standard Operating Procedure – o procedimento operacional padrão é um documento que estabelece um roteiro prescrevendo de forma detalhada cada tarefa a ser desenvolvida.


Elementos que compõem um POP

Tarefa/Objetivo: A primeira e mais importante parte de um procedimento operacional padrão é definir a finalidade com objetivos claramente definidos. A finalidade deve responder a perguntas específicas, como para quem é o POP, como / onde usá-lo e que problema ele resolverá.


Qual a importância do POP?

Esse documento é extremamente importante em diversas situações. Por exemplo, imagine que o funcionário responsável por uma tarefa importante do seu processo teve que se ausentar sem aviso prévio. Como a fábrica vai continuar a produção? E os prejuízos decorrentes de um dia inteiro com a fábrica parada?


Quais tipos de atividades devem ser padronizadas?

Os procedimentos operacionais padrão são direcionados a processos críticos. Esses processos nada mais são do que processos que impactam diretamente em um indicador ou resultado da organização. Também podem ser aplicadas às atividades que requerem um padrão, conferindo maior controle de processo.


Procedimento Operacional Padrão e instruções de trabalho

Diferente dos POPs, o propósito da Instrução de Trabalho (IT) é demonstrar o modo correto e detalhado de se atuar na execução de uma tarefa. As Its exigem conhecimentos específicos da pessoa encarregada. Porém sua função consiste em garantir que a qualidade seja mantida no processo, independente do profissional que o execute.

image

Leave a Comment