Como fazer um vulcão de açai

image

Como fazer um vulcão em casa?

1. Coloque uma garrafa de plástico no centro e construa as encostas do vulcão em barro ou pasta de papel. Utilize uma garrafa de meio litro ou mais pequena para fazer um vulcão em casa, no entanto pode construir um vulcão maior com garrafas maiores. 2. Pode envernizar o vulcão feito em casa, feito em plasticina, barro ou pasta de papel, …

Quais são os ingredientes necessários para o vulcão?

Pegue na despensa os ingredientes necessários para o vulcão. O projeto requer uma massa simples, parecida com massa de modelar. Você vai precisar de: 6 xícaras de chá de farinha. 2 xícaras de chá de água. 4 colheres de sopa de óleo vegetal. 2 xícaras de chá de sal. Uma garrafa PET usada, cortada ao meio. Corante alimentício (opcional).

Como fazer um vulcão de argila caseira?

Deixe o vulcão secar de um dia para o outro ou asse-o por uma hora a 107 ºC. Depois de modelar o vulcão, deixe a massa firmar. Como a argila caseira é tecnicamente massinha de modelar (e não argila de verdade), o projeto só estará pronto depois de 24 horas.

Como fazer um vulcão liso?

Forme um vulcão com a massa em volta do copo ou pote. Depois de enfiar o copo ou pote, comece a formar o vulcão em torno dele com as mãos. Lembre-se de que nenhum vulcão é “liso”!

image


Procedimento experimental

Prepara uma estrutura metálica (em arame) com a forma de um vulcão, ou então utiliza folhas de papel, amarrotadas em forma de bola, para fazer o monte que dará origem ao vulcão. Seguidamente coloca um pano velho por cima.


Video exemplificando a experiência

Esta reação, também conhecida como o vulcão, é um exemplo de uma transformação química por ação do calor. Aqui usou-se papel de alumínio em vez do vulcão em gesso (uma alternativa mais fácil e rápida).

image

Leave a Comment