Como fazer xarope de açaí

image

Como escolher o melhor xarope?

Escolha o açúcar. O branco comum normalmente é a principal escolha para um xarope simples, mas existem outras opções. O açúcar extrarrefinado reduz o risco de cristalização, enquanto o mascavo ou demerara criará um xarope amarronzado com sabor de melaço, excelente para drinques com rum ou uísque.

Como fazer xarope de confeiteiro?

Não use açúcar de confeiteiro, pois ele normalmente contém amido de milho, que não dissolve na água. Meça a água e o açúcar. Misture os dois ingredientes em uma panela, utilizando quantidades iguais para o xarope básico.

Como medir a grossura do xarope?

As receitas indianas utilizam um sistema próprio para medir a grossura do xarope. Se estiver seguindo uma receita que pedir para checar a quantidade de “linhas” do xarope, faça o seguinte: levante um pouco do produto da panela com uma espátula e deixe esfriar por alguns segundos.

Por que o xarope de agave é tão saudável?

O xarope de agave é uma ótima alternativa para adoçar diversas receitas, como os doces veganos, já que seu sabor é neutro e não causa nenhuma alteração na receita. Você deve estar se perguntando porque o agave é tão saudável?

image


Xarope de cenoura e mel

Essa receita de xarope é eficiente para tosses secas e alérgicas, por conta de suas propriedades antitússicas. O preparo leva uma xícara de mel e duas cenouras médias descascadas. As cenouras devem ser levadas ao liquidificador para depois serem misturadas ao mel. Logo após a mistura, coloque tudo no fogo baixo até engrossar.


Xarope de orégano e mel

A combinação do mel com o orégano também é eficaz no tratamento de tosses. A preparação, entretanto, é ainda mais simples. Basta misturar os ingredientes num recipiente de vidro e aquecer no micro-ondas até ficar morno. Esse xarope caseiro pode ser consumido de duas a três vezes por dia.


Xarope de ervas

Ervas como tomilho, raiz de alcaçz e sementes de anis são boas alternativas para aliviar o trato respiratório. Além disso, quando combinadas com mel ajudam a diminuir irritações na garganta, reduzindo a tosse.


Xarope de gengibre e guaco

O gengibre é um ingrediente muito utilizado no tratamento contra tosses, já que possui ação anti-inflamatória que alivia a garganta e os pulmões. A preparação do xarope começa com a adição de uma colher de sopa de gengibre fresco e moído a 250 mL de água fervente.


Xarope de equinácea

Outra planta muito comum no tratamento de tosses e outros sintomas de gripe é a equinácea. Uma colher de sopa de raiz ou folhas da planta é suficiente para preparar o xarope caseiro. Basta adicionar planta a 250 mL de água e colocar no fogo até ferver. Em seguida, deixe a mistura descansar por 30 minutos, coe e acrescente o mel.


Xarope de agrião com mel

O agrião possui propriedades expectorantes e descongestionantes naturais, ou seja, ajuda a aliviar tosses que acumulam muco nas vias respiratórias. Antes do preparo, separe um maço de agrião fresco e leve ao liquidificador. Na sequência, acrescente uma colher de sopa de mel e o suco de um limão, colocando tudo no fogo brando.


Xarope de erva-doce

Assim como o agrião, a erva-doce também é eficaz no combate a tosses com catarro. Além disso, o ingrediente pode ser misturado a outras ervas que também favorecem o alívio de tosses e resfriados. Nesse caso, utiliza-se uma colher de sopa de semente de erva-doce e uma colher de sopa de raiz de alcaçuz seca misturadas a 500 mL de água fervente.


Tipos de xarope de agave

Atualmente existem dois tipos deles, sendo um mais claro e um mais escuro. O mais claro passa por menos calor em sua produção, e é mais filtrado, ficando assim muito mais saboroso.


Diferença entre xarope de agave e mel

O mel é um alimento muito saudável, recomendado para regular o intestino e eliminar alguns tipos de bactéria do organismo. Por essa razão, ele entra nessa disputa para a substituição do açúcar branco que tanto mal faz a saúde.


Uma opção saudável

Você deve estar se perguntando porque o agave é tão saudável? Apesar de também possuir açúcar em seu néctar, o agave possui muitas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que ajudam o corpo a tratar machucados e até lesões.


Contraindicações

Como vimos a planta agave traz muitos benefícios para a saúde, mas o xarope de agave, apesar de ter baixo índice glicêmico, é rico em frutose, que é um tipo de açúcar que quando ingerido em excesso pode provocar alguns problemas como:

image

Leave a Comment