Como funciona a açao dos aines

image

Mecanismo de ação dos AINEs Os AINEs bloqueiam a produção de certos produtos químicos (prostaglandinas) do corpo que causam inflamação. Esta inflamação é importante para a cura, mas também causa dor e febre, ela apoia a coagulação do sangue das plaquetas, e protege o revestimento do estômago dos efeitos prejudiciais do ácido.

Full
Answer

O que são e como funcionam os AINEs?

AINEs altamente seletivos para COX 2 Os AINEs altamente seletivos para COX 2 são aqueles que inibem seletivamente a COX 2, ou seja, não inibem a COX 1. Com isso, a função protetora gástrica de prostaglandinas produzidas via COX 1 não é afetada. E inibe a COX 2, fazendo o controle da inflamação, da febre e da dor.

Quais são as consequências do uso de AINE?

O uso de AINE pode levar à isquemia renal, à redução da filtração glomerular e, em última análise, à falência renal.

Qual é o mecanismo de ação dos AINEs?

Qual é o mecanismo de ação dos AINEs? Os AINEs – ou anti-inflamatórios não esteroides – compartilham um modo de ação comum, que envolve a inibição das enzimas ciclooxigenases (enzima COX, daqui em diante).

Quais são os efeitos dos AINEs?

O ácido araquidônico é substrato para produção de várias substâncias que serão produzidas por diferentes vias: a via da Lipoxigenase (LOX), e a vida da ciclooxigenase (COX). A via da LOX produz os leucotrienos, que possuem funções como quimiotaxia, vasoconstricção, broncoespasmo e aumento da permeabilidade vascular.

image


Como funciona o mecanismo de ação dos AINEs?

Os AINEs funcionam por meio da inibição da função da enzima ciclo-oxigenase (COX) e, assim, reduzem a produção de prostaglandinas. A aspirina é um inibidor irreversível da COX; os AINEs restantes funcionam de maneira reversível.


Como age o anti-inflamatório no corpo?

Quando um anti-inflamatório é utilizado, suas moléculas competem com as enzimas ciclo-oxigenases, preenchem seus receptores e impedem que ajam sobre o ácido araquidônico, o que impede a formação da prostaglandina. Com menor produção de prostaglandina pelo corpo, a inflamação diminui.


Quais são as ações farmacológicas dos AINEs?

As ações farmacológicas dos AINES são: efeito anti-inflamatório (inibem a vasodilatação, diminuem o aumento de fluxo local e o edema gerado em função das prostaglandinas); efeito analgésico (impedem a ação das prostaglandinas nas fibras nervosas nociceptivas, pois a prostaglandina atuando nessas fibras sensibiliza …


Qual o efeito dos AINEs?

Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.


Como são classificados os AINEs?

Classificação dos AINEs Os AINES, dividem-se em NÃO-SELETIVOS (inibem as 2 isoformas da COX, ou seja, COX-1 e COX2) e SELETIVOS para COX-2.


Quais são os AINEs?

Exemplos de anti-inflamatórios não esteroidesDiclofenaco.Ibuprofeno.Naproxeno.Nimesulida.Indometacina.Cetoprofeno.Ácido mefenâmico.Piroxicam.More items…•


O que são os AIEs?

Os anti-inflamatórios esteroidais (AIEs) são drogas que mimetizam os efeitos do hormônio cortisol. Este hor- mônio é essencial à vida, sendo respon- sável por vários processos, desde o esta- do de embrião.


Quais são os efeitos colaterais?

O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco. Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.


Quais as contraindicações dos AINEs?

Quando em uso de AINEs, podem ocorrer alterações plaquetárias, que acarretam, consequentemente, em alterações da hemostasia primária. O tipo de alteração a ocorrer varia de acordo com o tipo de AINEs que está sendo utilizado, podendo ocorrer tanto sangramentos, quanto trombos por agregação plaquetária aumentada.


O que é um anti-inflamatório não esteroide (AINE)?

Os anti-inflamatórios não esteroides, também conhecidos como AINEs, são aplicados no tratamento de dores crônicas e agudas advindas de processo inflamatório.


Mecanismo de Ação dos AINEs

Os AINEs – ou drogas antiin?amatórias não-esteroidais – compartilham um modo de ação comum, que envolve a inibição das enzimas ciclooxigenases (enzima COX, daqui em diante).


Outras Interações Medicamentosas

Os AINEs interagem com drogas anticoagulantes – como a varfarina, já que os AINEs têm um efeito de hipocoagulabilidade. Interagem também com os diuréticos, até porque os AINEs reduzem o fluxo sanguíneo renal.


O que é um anti-inflamatório?

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE ou AINES), como o próprio nome diz, fazem parte de uma classe de medicamentos que agem sobre processos inflamatórios no organismo.


Para que servem os anti-inflamatórios?

Em geral, os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados como sintomáticos, ou seja, eles aliviam os sintomas, mas não tratam diretamente as doenças que os estão provocando.


Como agem os anti-inflamatórios?

De forma bem simplificada, podemos dizer que os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de uma substância chamada prostaglandina. A prostaglandina é gerada através da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX).


Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios

Os AINES são medicamentos seguros, se administradas com indicação médica. O problema é que essa seja, talvez, a classe de fármacos mais utilizada como auto-medicação pela população.


Pacientes que não devem tomar anti-inflamatórios sem orientação médica

Por todos os problemas que já foram explicados até aqui, faz sentido tratar os anti-inflamatórios como uma classe de medicamentos que não deve ser tomada sem orientação médica, principalmente se você fizer parte dos seguintes grupos:


Tipos de anti-inflamatórios não esteroidais

Existem várias formas de classificar os medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais. Por exemplo, eles podem ser classificado com base em sua estrutura química e seletividade:


Como os AINEs são prescritos?

Os anti-inflamatórios não esteroidais são prescritos em doses diferentes, dependendo da condição. Por isso, pode ser necessário tomar esses medicamentos de uma a quatro vezes ao dia. No entanto, não aumente a dose sem primeiro consultar o seu médico.


Precauções gerais

No geral, os AINEs, incluindo aspirina, podem aumentar a chance de efeitos colaterais graves no estômago e no intestino, como úlceras e sangramento. Esses efeitos colaterais podem ocorrer sem sinais de aviso.


Irreversíveis

Os AINEs do tipo irreversível são aqueles que se ligam irreversivelmente as COXs. Tenho certeza que você já ouviu falar do AAS, conhecido também como aspirina, ou ainda ácido acetil salicílico. O AAS foi o primeiro AINE, e ele é o exemplo de um AINE irreversível.


AINEs reversíveis não seletivos da COX

Esses AINEs atuam inibindo tanto a COX 1, quanto a COX 2, de forma reversível. Temos alguns exemplares que também tenho certeza que você já ouviu falar e, provavelmente, já utilizou.


AINEs parcialmente seletivos para COX 2

A COX 2, como vocês já sabem, em sua grande parte, é induzida, sendo liberada em processos inflamatórios, por exemplo. Enquanto a COX 1, por sua vez, está envolvida basicamente em processos constitutivos e homeostáticos.


AINEs altamente seletivos para COX 2

Os AINEs altamente seletivos para COX 2 são aqueles que inibem seletivamente a COX 2, ou seja, não inibem a COX 1. Com isso, a função protetora gástrica de prostaglandinas produzidas via COX 1 não é afetada. E inibe a COX 2, fazendo o controle da inflamação, da febre e da dor.


AINEs seletivos para COX 3

Os AINEs seletivos para COX 3 (COX 1b), são representados pela dipirona e pelo paracetamol. A COX 3 está relacionada a processos de dor e febre e, por isso, sua inibição promove efeito antitérmico e analgésico.


O que são os anti-inflamatórios não esteroides?

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) são medicamentos utilizados no mundo todo para reduzir a inflamação, tratar a febre e melhorar a dor. Estão entre os tipos de medicamentos mais utilizados pela população, seja para condições dolorosas crônicas, como a artrite, ou para situações agudas, como uma lesão muscular ou dor de dente.


Lesão renal por anti-inflamatórios

Os efeitos adversos renais acontecem em 1 a 5% dos indivíduos que fazem uso de anti-inflamatórios. Os risco de lesão renal é bem mais alto quando o paciente está tomando o medicamento já por alguns dias seguidos, mas torna-se mais baixo após a interrupção do fármaco.


Papel das prostaglandinas Renais

Os efeitos terapêuticos dos anti-inflamatórios ocorrem ao impedir que as enzimas Ciclo-oxigenase (COX) realizem as suas funções. Essa enzima é responsável, dentre outras coisas, pela produção de prostaglandinas, que por sua vez agem localmente nos tecidos, provocando reações que levam à inflamação.


Fatores de risco para lesão renal pelos anti-inflamatórios

Situações em que os rins já apresentam algum déficit do seu funcionamento crônico antes do início dos anti-inflamatórios ou em que o funcionamento normal dos rins está dependente da presença das prostaglandinas são as mais relacionadas aos efeitos adversos renais. Exemplos:


Tipos de lesão renal

Existem quatro formas agudas de acometimento dos rins ocasionado pelos AINE através da inibição das enzimas da COX e consequentemente redução da produção das prostaglandinas renais.


Sintomas

A apresentação clínica da lesão renal aguda pelos AINE varia desde quadros assintomáticos, até situações graves com necessidade de internação e início de terapia dialítica.


Diagnóstico

O diagnóstico da lesão renal aguda por AINE é feito com base nos exames acima referidos e na história clínica: uso recente de AINE associado a fatores de risco para desenvolvimento de doença renal.

image


Fisiologia Da Inflamação

  • A inflamação aguda é a resposta inicial a lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos. As manifestações externas da inflamação, chamadas de sinais cardinais, são: calor (aquecimento)…

See more on sanarmed.com


anti-inflamatórios Não esteroides: Farmacocinética

  • A maioria dos Anti-inflamatórios Não Esteroides são administrados oralmente, com as exceção do cetorolaco e do parecoxibe (administração intravenosa), e do diclofenaco (administração oral, intravenosa e retal). Os Anti-inflamatórios Não Esteroidais compõem um grupo heterogêneo de compostos, que consiste de um ou mais anéis aromáticos ligados a um grupamento ácido func…

See more on sanarmed.com


Mecanismo de Ação Dos Aines

  • Os efeitos terapêuticos e colaterais dos AINES resultam principalmente da inibição das enzimas COX, prejudicando, assim, a transformação final do ácido araquidônico em prostaglandinas,prostaciclina e tromboxanos. A PGD2 é o principal metabólito da via da cicloxigenase nos mastócitos e, em conjunto com PGE2 e PGF2-alfa (que se distribuem mais a…

See more on sanarmed.com


O Que É Um anti-inflamatório Não Esteroide (Aine)?


Farmacologia Dos Aines


Fisiologia Da Inflamação


Mecanismo de Ação Dos Aines

  • Os AINEs – ou drogas antiin?amatórias não-esteroidais – compartilham um modo de ação comum, que envolve a inibição das enzimas ciclooxigenases (enzima COX, daqui em diante). Diferentes AINEs inibem as isoenzimas COX – COX-1 e COX-2 – em diferentes extensões, e esse modo de ação diferencial entre os AINEs explica os diferentes per?s de efeitos adver…

See more on sanarsaude.com


OS 3 principais Efeitos terapêuticos Dos Aines


Efeitos Adversos Dos Aines


Classificação Dos Aines


Principal Interação Medicamentosa Dos Aines


Outras Interações Medicamentosas


O Que São OS anti-inflamatórios Não Esteroides?

Image
Os anti-inflamatórios não esteroides(AINE ou AINES), como o próprio nome diz, fazem parte de uma classe de medicamentos que agem sobre processos inflamatórios no organismo. Os AINES são uma das classes de medicamentos mais vendidas no mundo, sendo especialmente eficazes no tratamento das dore…

See more on mdsaude.com


Exemplos de anti-inflamatórios Não Esteroides


para Que servem OS Anti-Inflamatórios?


Como Agem OS Anti-Inflamatórios?


Efeitos Colaterais Dos anti-inflamatórios


pacientes Que Não devem Tomar anti-inflamatórios Sem Orientação Médica


Referências


Tipos de anti-inflamatórios Não esteroidais


Como OS Aines São Prescritos?

  • Os anti-inflamatórios não esteroidais são prescritos em doses diferentes, dependendo da condição. Por isso, pode ser necessário tomar esses medicamentos de uma a quatro vezes ao dia. No entanto, não aumente a dose sem primeiro consultar o seu médico. Mais comumente, os AINEs estão disponíveis em comprimidos orais. De acordo com a bula, a dosagem pa…

See more on augustobene.com


Precauções Gerais


em Que Casos Devo Consultar Meu Médico Antes de Tomar Aines?


Interações alérgicas E Medicamentosas


Palavra Final

Leave a Comment