Como funciona uma açao de pedido de penssao alimenticia

image

Como funciona a audiência de pensão alimentícia Caso o autor (quem pede alimentos) não compareça à audiência, o processo será arquivado. Já se o réu faltar, mesmo tendo recebido a notificação, os fatos contados pelo autor serão tomados como verdadeiros e a ação será julgada à revelia, independente de sua manifestação.

Full
Answer

Como fazer o pedido de pensão alimentícia?

O pedido de pensão alimentícia deve ser feito pelo requerente assistido por um advogado ou Defensor Público (nos casos onde o requerente é hipossuficiente financeiramente), que entra com uma ação de alimentos contra o alimentante.

Como funciona a ação de pensão alimentícia?

Como funciona a ação de pensão alimentícia A ação de pensão alimentícia é necessária quando os pais não vivem juntos e precisam repartir as despesas do filho menor de idade. Dessa forma, propõe-se uma ação de alimentos requerendo a fixação da pensão alimentícia para que se torne formal o ato de exigência de pagamento de pensão.

Quando a pensão alimentícia ainda precisa ser paga?

No caso onde os pais de uma criança ou adolescente possuem guarda compartilhada do filho, ou seja, ele mora igualmente e passa a mesma quantidade de tempo com ambos, a pensão alimentícia ainda precisa ser paga.

Quanto tempo o requerente receberá a pensão alimentícia?

A pensão alimentícia não possui um prazo determinado de pagamento. O que se leva em consideração para determinar quanto tempo o requerente receberá a pensão é a sua necessidade financeira e a possibilidade da parte pagante continuar pagando.

image


Quanto tempo demora um processo de pensão alimentícia?

Quanto tempo dura um processo de pensão alimentícia? Resposta. Não há como precisar quanto tempo um processo perdurará em tramitação na justiça especializada de família. Existem diversos fatores que poderá atrasar ou acelerar o desfecho de um processo.


Como funciona o processo de ação de alimentos?

A ação pode ser proposta sem advogado e funciona da seguinte maneira. Os alimentos são estipulados pelo juiz com base no salário líquido do devedor. Bem como, é possível pagar pensão alimentícia sem ser em dinheiro, através de pagamento de curso ou colégio ou qualquer outro tipo de obrigação.


Quanto tempo demora uma ação de execução de alimentos?

Um dia após a data de vencimento da pensão alimentícia será possível executar o devedor. Entretanto é de bom senso aguardar pelo menos 30 dias para acionar a justiça.


Como funciona o processo de pedido de pensão?

Como fazer o pedido de pensão alimentícia? O pedido de pensão alimentícia deve ser feito pelo requerente assistido por um advogado ou Defensor Público (nos casos onde o requerente é hipossuficiente financeiramente), que entra com uma ação de alimentos contra o alimentante.


Como fazer uma ação de alimentos?

1:017:34Suggested clip · 48 secondsComo funciona a ação de alimentos? – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Quanto um advogado cobra para entrar com uma ação de pensão alimentícia?

Geralmente, os advogados cobram uma média de 30% sobre o valor. 4800 x 30% = 1440. Ou seja, você teria que pagar ao advogado cerca de R$ 1.440.


Quantas parcelas podem ser cobradas na execução de alimentos?

Ou seja, poderão ser cobradas na execução de alimentos, que corre com pedido de prisão civil, até as três últimas parcelas que venceram antes do credor ingressar com a ação, mais as parcelas que vencerem no decorrer do processo (art. 528, § 7o do CPC/15).


Qual a defesa para o executado devedor de alimentos?

Em resumo, a melhor defesa do executado é lutar por um valor justo de pensão alimentícia, é buscar a revisão sempre que houver mudança na sua situação financeira e, no geral, manter-se presente na vida dos filhos, não só pagando a pensão, mas principalmente procurando participar da vida deles.


Qual o prazo para apresentar justificativa na execução de alimentos?

A justificativa é uma peça de defesa por meio da qual o executado, no exíguo prazo de 3 (três) dias, após ser intimado para cumprimento da obrigação, apresenta motivos de fato e de direito que o impossibilitam de adimplir a obrigação alimentar.


Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho 2021?

Simples! É preciso que você tenha em mãos a sentença do juiz ou acordo homologado, lá vai constar a porcentagem e com base em quê será aplicado. Por exemplo: “Pai/Mãe pagará ao filho menor o valor correspondente a 30% (trinta por cento) do salário mínimo vigente, até o dia 10 (dez) de cada mês…”.


Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho 2020?

O Projeto de Lei 420/22 prevê que a pensão alimentícia será de, no mínimo, 30% do salário mínimo vigente – atualmente, esse valor seria de R$ 363,60 –, cabendo ao juiz analisar as exceções.


Quanto tempo demora para sair o pedido de pensão por morte?

Em razão disso, o governo fez um acordo com o Ministério Público Federal para analisar os pedidos de benefícios do INSS em prazos que variam entre 30 e 90 dias. Veja o exemplo: para o auxílio-doença, o INSS terá até 45 dias para concluir a análise. A pensão por morte terá prazo de 60 dias.


O que é a pensão alimentícia?

A pensão alimentícia é um direito, previsto nos artigos 1.694 a 1.710 do Código Civil de 2002, que garante a parentes, cônjuges ou companheiros a p…


Quem pode pedir pensão alimentícia?

De acordo com o que estipula o artigo 1.694 do Código Civil, parentes, cônjuges ou companheiros podem pedir pensão alimentícia para a outra parte.


Qual o valor da pensão alimentícia?

Não há uma fórmula específica para estipular o valor que será cobrado em uma ação de alimentos. No entanto, o cálculo da pensão alimentícia leva em…


Qual o objetivo da pensão alimentícia?

O objetivo da pensão alimentícia é fazer com que o alimentando tenha o seu direito de uma vida digna com seus direitos fundamentais assegurados. As…


O que entra na pensão alimentícia?

Alimentos, roupas, moradia, saúde, educação, cultura, transporte, esporte ou qualquer outra coisa que seja essencial para a pessoa que irá receber…


Qual o prazo de validade da pensão alimentícia?

Não existe um prazo de validade. No caso de alimentos para menores de idade, em regra, deve ser pago até que complete a maioridade. Contudo, isso p…


Homens também tem direito de receber pensão alimentícia paga pela ex-mulher?

Com certeza! Desde que o homem tenha a necessidade dos alimentos a ex-mulher tenha condições de arcar com os alimentos, a regra é igual para ambos…


O que é pensão alimentícia?

Pensão alimentícia é um direito previsto no artigo 1.694 e seguintes do Código Civil, este artigo prevê que a pessoa que não possa, por si só, suprir todas as suas necessidades básicas, poderá pedir aos parentes uma ajuda para sobreviver.


Guarda compartilhada, como fica a pensão alimentícia?

A guarda compartilhada não isenta o alimentante de pagar as verbas alimentares, é comum existir dúvidas sobre isso, mas em relação a pensão os efeitos são os mesmos da guarda unilateral.


Caso o alimentante esteja desempregado, deverá pagar pensão alimentícia?

Sim, o fato do alimentante (requerido) estar desempregado, não o exime de pagar a pensão alimentícia e nesses casos geralmente é fixada uma porcentagem sobre o salário mínimo.


Conclusão

A pensão alimentícia é um benefício previsto na legislação brasileira que tem o objetivo de proteger as pessoas que necessitam de ajuda para seu próprio sustento.


Qual o valor da pensão alimentícia? (Como é feito o cálculo da pensão)

Existe uma crença popular de que o valor da pensão é igual a 30% do salário mínimo. No entanto, isso é um mito. A lei não estabelece nenhuma porcentagem do quanto você terá que pagar.


Se eu ficar desempregado, ainda tenho que pagar a pensão?

Como dito anteriormente, o desemprego não irá te exonerar do dever de pagar a pensão, uma vez que esta é uma relação de obrigação estabelecida em lei.


Como diminuir o valor da pensão? (Revisão de Alimentos)

O valor da pensão alimentícia não é definitivo, uma vez que os critérios para estabelecê-la podem mudar. Assim, Qualquer uma das partes pode entrar com a ação revisional de alimentos.


Perguntas frequentes sobre pensão alimentícia

Além de tudo o que já foi esclarecido, podem surgir outras dúvidas. Portanto, preparamos essas seção com alguns outros pontos que podem ser importantes para você.


4. Se o salário diminuir, a pensão diminui?

Novamente, você também não será exonerado do dever de pagar a pensão para os seus filhos, uma vez que este é um direito garantido a eles pela legislação.


Quem pode ter direito à pensão alimentícia?

A pensão alimentícia (ou pensão de alimentos) é definida no Código Civil (lei nº 10.406/02). De acordo com a lei a obrigação de pagar pensão alimentícia pode se originar pela relação de parentesco que existe entre as pessoas ou pelo vínculo de casamento ou de união estável.


Prisão pela falta de pagamento de pensão alimentícia

A falta de pagamento de pensão alimentícia pode levar o devedor à prisão, é a única hipótese de prisão por dívida que existe no Direito Brasileiro . De acordo com o Código Civil a prisão pode ser de 1 a 3 meses e pode ser decretada a partir do primeiro mês de atraso no pagamento.


Como é definido o valor da prestação alimentar?

A pensão alimentícia é uma obrigação a título de subsistência, onde é ponderado o binômio necessidade x possibilidade. Necessidade do alimentando e a possibilidade do alimentante, conforme §1º do art. 1.694 do Código Civil, in verbis:


A fixação dos alimentos provisórios

A fixação dos alimentos provisórios será definida após o juiz receber a petição inicial. A parte autora deverá trazer na petição inicial informações como endereço do réu – para que o mesmo seja initmado -, informar se o réu trabalha, inclusive, a renda aproximada que ele aufere.


O rito da audiência de alimentos

As partes obrigatoriamente deverão comparecer na audiência, sendo certo que, caso o autor não compareça o juiz arquivará o processo, ao passo que se o não comparecimento for do réu acarretará em sua revelia, nos termos do art. 7º da lei de alimentos.


Da execução dos alimentos

Caso o devedor de alimentos não cumpre com a obrigação alimentar, a parte autora poderá executar os alimentos através da ação de cumprimento de sentença de alimentos.

image

Leave a Comment