Como iniciou do festival do açai

Qual foi o primeiro Festival de música?

1º Festival. Festival de Música Popular Brasileira 1965. Após o sucesso dos primeiros programas de TV voltados para a música, em especial Brasil 60, exibido na TV Excelsior e produzido por Manoel Carlos, Solano Ribeiro achou que era o momento de criar um festival brasileiro de música semelhante ao Festival de Sanremo.

Qual é o novo local de realização da Festa do Avante?

Como resultado, ainda na edição de 1989, o então secretário-geral Álvaro Cunhal anunciou a Quinta da Atalaia, no Seixal, como o novo e definitivo local de realização da Festa do Avante!. A aquisição da Quinta da Atalaia permitiu a reutilização das infraestruturas e eram evadidas as «burocracias do foro finceiro e de prazos».

Como funciona o Festival de samba?

As apresentações são realizadas durante três noites seguidas (sexta-feira, sábado e domingo), podendo cada uma delas ter no máximo 2h30 e no mínimo 2h. A equipe que não cumprir este tempo estabelecido, é punida com perda de pontuação. O festival remete à lembrança de escolas de samba em época de carnaval, pois os processos são semelhantes.


Contexto

A sua criação foi pensada pouco depois da revolução de 25 de abril de 1974, onde o Partido Comunista Português sai da clandestinidade e é derrubada a ditadura do Estado Novo.


Edições

A primeira edição da Festa do Avante! foi realizada em setembro de 1976, na antiga Feira Internacional de Lisboa. O local já fora usado pelo PCP em 74 e 75 para passagens de ano e iniciativas do jornal Avante!.


Palcos e espaços

O recinto é dotado de vários palcos, como os palcos 25 de Abril, que, para além de local de concertos, abre e encerra a Festa, Auditório 1.º de Maio, Arraial, Novos Valores, Café-Concerto, Setúbal, Solidariedade e Avanteatro.


Feiras

Realiza-se a festa do Livro, onde são divulgados livros de abrangentes editoras e autores, dando preeminência aos livros da Edições Avante! e «outros que abordem temáticas doutrinárias do Partido», e onde ocorrem lançamentos e sessões de autógrafos.


Organizações

Há locais para as organizações regionais de Aveiro, Setúbal, Lisboa, Porto, Alentejo, Açores, Algarve, Vila Real, Braga, Coimbra, Bragança, Santarém, Viseu, Guarda / Castelo Branco, Leiria, Viana do Castelo e Madeira.


Alargamento da Festa

A Festa do Avante! foi alargada e expandida em 2016, juntando à Quinta da Atalaia a Quinta do Cabo da Marinha, com 7 hectares, adquirida através de uma campanha nacional de angariação de fundos iniciada em outubro de 2014 por 950 mil euros.


Origem das festas juninas

Os historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita.


A chegada da festa junina ao Brasil

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.


Descrição geral

A Festa do Avante! é um festival político, cultural, desportivo, gastronómico, musical, e teatral com a duração de 3 dias, realizado pelo Partido Comunista Português. É o maior e o primeiro evento político-cultural realizado em Portugal.
É realizada na Quinta da Atalaia, freguesia da Amora, concelho do Seixal, perto da Baía do Seixal. É aberta ao público, mediante um título de entrada (“EP – Entrada Permanente”) de valor reduzido …


História

A sua criação foi pensada pouco depois da revolução de 25 de abril de 1974, onde o Partido Comunista Português sai da clandestinidade e é derrubada a ditadura do Estado Novo.
Dá-se no contexto do desmantelamento e nacionalização dos grandes grupos económicos, a reforma agrária com a expropriação dos grandes latifundiários e …


Logística

A Festa do Avante! realiza-se na primeira sexta, sábado e domingo de setembro de cada ano. A abertura do recinto dá-se às 18h de sexta, seguido da declaração de abertura feita no Palco 25 de Abril pelo secretário-geral do PCP, que saúda os trabalhadores e os visitantes da Festa. Em domingo, no último dia da Festa, realiza-se o Comício de encerramento com a participação do secretário-geral do PCP, do diretor do Avante!, e do responsável pela Comissão Política da Direç…


Estrutura

O recinto é dotado de vários palcos, como os palcos 25 de Abril, que, para além de local de concertos, abre e encerra a Festa, Auditório 1.º de Maio, Arraial, Novos Valores, Café-Concerto, Setúbal, Solidariedade e Avanteatro. Entre os espaços, consta do Espaço Ciência, com várias atividades, o Espaço Criança, incumbência dos Pioneiros de Portugal, o Espaço Desporto, com uma progra…


Ver também

• Avante!
• Editorial Avante!
• Partido Comunista Português
• Lista de palcos na Festa do Avante!
• Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!


Ligações externas

• «Sítio da Festa do Avante!»
• Portal da música

Leave a Comment