Como levar o detran para uma açao social

image

A CNH Social deve ser solicitada diretamente no DETRAN da cidade e do estado disponível. Não são todos os estados que oferecem esse benefício aos cidadãos. É necessário conferir em quais estados o benefício é ofertado. Para isso é necessário analisar as informações abaixo.

Full
Answer

Como consultar as regras do Detran?

Esses requisitos podem ser diferentes entre os estados do país, pois as regras são elaboradas e definidas pelo governo de cada local e por isso é importante acessar e consultar o edital do programa para conhecer as regras válidas para a sua cidade. O edital geralmente encontra-se disponível no site do Detran de cada estado.

Como agendar o serviço do Detran?

Pagar a (s) taxa (s) de serviço. Agendar a entrega da documentação em um dos postos. O agendamento pode ser feito no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: (21) 3460-4040 / 3460-4041, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Como saber as exigências do Detran?

Para conhecer as exigências de cada estado e a lista de documentos necessários é preciso acessar o site do Detran Estadual e verificar os itens que dizem respeito a esses temas.

Como Pagar a taxa de transferência do Detran?

Alguns lugares permitem o pagamento online da taxa de transferência. Basta acessar o site do Detran para conferir se você pode fazer a quitação deste valor pela internet. 5. Quem paga a transferência? Comprador ou vendedor?

image


O que é?

É a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação dos candidatos considerados aptos nos exames de avaliação. A primeira habilitação só pode ser solicitada nas categorias: “A”, “B”, “ACC”, “AB” e “ACCB”.
Clique aqui e veja o vídeo com o passo a passo.


Aproveitamento de curso

No intuito de darmos mais conforto e agilidade ao processo de APROVEITAMENTO DE CURSOS, informamos que os procedimentos estão informatizados. Desse modo, o candidato que não consiga concluir o processo de 1ª Habilitação no prazo de 12 meses, conforme Portarias do DENATRAN nº 15/2005 e nº 429/2011 e § 3º do art.


Saiba tudo que você tem de fazer no Detran para vender ou comprar um veículo

A compra e venda de carros usados tem novo processo a partir desta segunda-feira (4/1), em todo o Brasil. A resolução 809/2020, de 15 de dezembro, alterou a forma de negociação entre comprador e vendedor. Saiba como proceder.


Para obter o documento digitalmente

Baixe o CRLV digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ( o passo a passo completo você encontra aqui ). Após baixar o CRLV-e, aparecerá também o número do recibo, o CRV.


ATENÇÃO!

Se você possui o CRV em papel, já emitido antes do dia 4 de janeiro, o documento continuará valendo. Para a venda de veículos que possuem o CRV (papel moeda) emitido antes de 04/01/2021:


Transferência de Veículo: 10 passos para transferir sem complicação

A compra e venda de um veículo usado exige que o Detran seja comunicado dessa troca de dono. Caso isso não seja feito, os registros vão permanecer no nome do antigo dono e ele é que vai ser cobrado em caso de multas ou atrasos no IPVA.


1. Verifique se há cobranças em aberto

Manter os gastos de um carro em dia pode ser difícil. Além do combustível e as despesas rotineiras do veículo, há uma série de obrigações a serem quitadas, como IPVA e licenciamento anual.


2. Preencha o recibo de compra e venda

Com as dívidas em dia, o carro fica liberado para ser negociado. Então é a hora de partir para a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV). Esse documento, popularmente conhecido como recibo de compra e venda é entregue ao dono do carro na hora do primeiro emplacamento.


3. Faça a autenticação dos documentos em cartório

Com o recibo de compra e venda preenchido e assinado pelas partes, é hora de ir ao cartório e reconhecer firma. Em alguns estados, como São Paulo, por exemplo, o próprio cartório já faz a comunicação de venda ao Detran.


4. Pague a taxa de transferência

Transferir o veículo para outra pessoa exige o pagamento de taxa de transferência. O valor varia conforme a região, portanto, verifique com o Detran quanto custa essa taxa. Após o pagamento, guarde o comprovante, ele será necessário para finalizar o processo.


5. Quem paga a transferência? Comprador ou vendedor?

A responsabilidade por todo o processo de transferência de veículo é do comprador. Após a aquisição, ele tem 30 dias para regularizar a situação do carro. Portanto, quem deve pagar a taxa de transferência é quem compra.


6. Leve o veículo até o Detran e faça a vistoria para transferência de veículo

Com os documentos em mãos, é hora de ir até o Detran fazer uma vistoria oficial para garantir que o veículo está seguro e em dia com as exigências do Estado. Essa vistoria é obrigatória para concluir a transferência.


O que é CNH Social?

A CNH Social é um programa criado pelos governos de alguns estados brasileiros para possibilitar que cidadãos com baixa renda familiar mensal possam obter a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B e para os que já são habilitados, que possam adicionar às categorias D e E.


Como se inscrever para CNH Social 2022?

Os interessados em se inscrever para a CNH Social devem primeiramente confirmar se o programa é atuante em seu estado. Em seguida deve acessar o site do Detran estadual e procurar pela aba CNH Social e ao clicar nela precisa preencher o formulário com seus dados pessoais, endereço, telefone e demais informações solicitadas.


Como fazer a CNH Social?

Os interessados em participar do programa CNH Social devem consultar com o Detran se o seu estado participa do programa e após confirmar essa informação é necessário acessar o edital e verificar o período de inscrição, a quantidade de vagas, os requisitos necessários, a lista de documentos que deverão ser entregues pelos selecionados e demais itens relevantes…


Quem pode tirar a CNH Social?

A CNH Social foi criada tendo como público alvo cidadãos que não possuem a Carteira Nacional de Habilitação devido ao alto custo do processo e é destinado para pessoas que têm como renda familiar mensal no máximo dois salários mínimos.


Quais os Requisitos para tirar CNH Social?

Os requisitos para tirar a CNH Social podem sofrer alterações de acordo com o estado responsável pelo edital, ou seja, cada localidade pode impor itens diferentes aos inscritos em outros lugares do Brasil e é importante que o interessado acesse e consulte o edital referente a sua cidade e estado.


Como se inscrever para tirar a habilitação de graça?

Para participar do programa CNH Social e tirar a habilitação de graça é preciso se inscrever para concorrer a uma das vagas disponibilizadas pelo governo do estado ou pelo Sest/Senat.


Quando começa a inscrição da CNH Social?

Não há uma data de início e término da inscrição da CNH Social que abrange todo o Brasil, pois nem todos os estados oferecem esse programa e mesmo os que oferecem não acompanham uma data única, pois os editais são coordenados por cada localidade.

image


O Que é?

  • É a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação dos candidatos considerados aptos nos exames de avaliação. A primeira habilitação só pode ser solicitada nas categorias: “A”, “B”, “ACC”, “AB” e “ACCB”. Clique aquie veja o vídeo com o passo a passo. 1. Os candidatos devem preencher os requisitos abaixo: 1.1. ser maior de 18 anos; 1.2. saber ler e escrever; 1.3. possuir carteira de …

See more on detran.rj.gov.br


Documentação

  1. Original e cópia do documento de identificação;
  2. Original e cópia do CPF;
  3. Original e cópia do comprovante de residência ou fazer **declaração de residência;
  4. Original do Duda pago.

See more on detran.rj.gov.br


Exames

  1. Exame médico;
  2. Exame psicológico;
  3. Exame de legislação de trânsito;
  4. Exame de direção.

See more on detran.rj.gov.br


Procedimentos

  • Postos do Rio, Grande Rio e interior: 1. Pagar a(s) taxa(s) de serviço. 2. Agendar a entrega da documentação em um dos postos. O agendamento pode ser feito no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: (21) 3460-4040 / 3460-4041, de segunda a sexta, das 8h às 20h. 3. Comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária. 4. O c…

See more on detran.rj.gov.br


Aproveitamento de Curso

  • No intuito de darmos mais conforto e agilidade ao processo de APROVEITAMENTO DE CURSOS, informamos que os procedimentos estão informatizados. Desse modo, o candidato que não consiga concluir o processo de 1ª Habilitação no prazo de 12 meses, conforme Portarias do DENATRAN nº 15/2005 e nº 429/2011 e § 3º do art. 2º da Resolução 168, poderá agendar o ser…

See more on detran.rj.gov.br

Leave a Comment