Como montar um projeto de uma fabrica de açai

image

Como criar um modelo de projetos?

O primeiro passo para criar um modelo de projetos é definir quais são as informações importantes que precisam ser cadastradas a cada novo trabalho. Boa parte dessas informações é utilizada no termo de abertura ou no caso de negócio.

Como montar um projeto do início ao fim?

Pense em montar um projeto do início ao fim, assim como a duração e os lags — ou as esperas — existentes entre as dependências. Uma forma de saber se tudo está correto é definindo a data de início do projeto para verificar se todas as demais datas estão coerentes com o que normalmente ocorre.

Como montar um projeto com um software especialista?

Nesse ponto, um software especialista ajuda muito. Pense em montar um projeto do início ao fim, assim como a duração e os lags — ou as esperas — existentes entre as dependências. Uma forma de saber se tudo está correto é definindo a data de início do projeto para verificar se todas as demais datas estão coerentes com o que normalmente ocorre.

Como montar um modelo de projeto padrão?

Como montar um modelo de projeto padrão? O primeiro passo para criar um modelo é definir um roteiro de plano de projeto. É um documento que lista todas as informações a serem levantadas para as fases de planejamento, monitoramento e execução.

image


Como montar um projeto

Pois bem, por maiores que sejam os esforços empregados no gerenciamento de projetos, se não houver alguma padronização certamente a empresa terá que lidar com ações de retrabalho e atrasos.


Como montar um projeto – passo a passo

Para ajudá-lo, vamos mostrar agora como criar um modelo de projetos eficiente e que realmente ajude a colocar em prática seu processo. Acompanhe o passo a passo:


O QUE É O LAYOUT INDUSTRIAL?

O termo ‘layout’ é normalmente definido como o ‘arranjo físico’ de uma operação, considerando a disposição das máquinas e postos de trabalho, bem como o uso do espaço disponível. Assim, um ‘layout industrial’ diz respeito a maneira como esse espaço físico é ocupado e utilizado em uma operação industrial.


QUAIS OS PROBLEMAS GERADOS POR UM PROJETO DE LAYOUT INDUSTRIAL RUIM?

Nessa seção, detalharemos alguns dos problemas que podem ser gerados por um projeto de layout industrial ruim. Da mesma maneira, pense em todos os problemas que podem ser evitados por um layout bem projetado e eficiente ( um bom layout pode ser um ‘grande matador de desperdícios! ‘).


COMO RECONHECER UM PROJETO DE LAYOUT INDUSTRIAL RUIM?

Essa seção tem o objetivo de auxiliar a realização de um diagnóstico rápido sobre o projeto de layout industrial existente. Ou seja, considerando os pontos destacados a seguir, uma maneira de avaliar a qualidade do layout é verificar se estes podem ser detectados no chão de fábrica da sua empresa.


COMO FAZER UM PROJETO DE LAYOUT INDUSTRIAL PASSO A PASSO

Após essa ‘introdução’, vamos agora detalhar como o projeto de layout industrial deve ser realizado. As etapas descritas a seguir apresentam o PASSO A PASSO realizado nos projetos desenvolvidos pela Kimia junto a seus clientes. Como dito, cada projeto de layout é único e as particularidades de cada operação devem ser consideradas.


O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER PARA CONDUZIR UM PROJETO DE LAYOUT INDUSTRIAL?

Por fim, incluímos nesse texto algumas recomendações sobre como esse projeto deve ser conduzido ( isso está escrito somente aqui, quase no final do texto, mas vale para todas as etapas do projeto! ).


CONCLUSÃO

Como visto e demonstrado, um bom projeto de layout industrial implementado pode ser um ‘grande matador de desperdícios’ na sua operação, eliminando atividades que não agregam valor, reduzindo movimentações, reduzindo estoques e favorecendo o atendimento ao cliente. Afeta diretamente o resultado financeiro da sua empresa.


Como montar um modelo de projeto padrão?

O primeiro passo para criar um modelo é definir um roteiro de plano de projeto. É um documento que lista todas as informações a serem levantadas para as fases de planejamento, monitoramento e execução.


Por que vale a pena padronizar o modelo?

Um projeto padrão costuma seguir um modelo padronizado. Para entender por que os padrões são tão utilizados dentro desse segmento, vamos pensar um pouco sobre o significado dessa palavra.


Benefícios da padronização do modelo de projeto

Como explicamos, a produtividade é uma das primeiras atingidas quando o projeto descreve padrões. Quando os profissionais recebem bom treino e sabem como trabalhar utilizando os recursos disponíveis, há melhores resultados na produção. Com processos claros, a rotina de trabalho é melhorada e pode ser mais bem monitorada.


1. Fábrica de coleiras para cachorros

Essa é uma das ideias de fábricas para montar que tem uma concorrência muito baixa no mercado e que existe uma demanda crescente pelo produto. Afinal a quantidade de pessoas que criam cachorros de estimação é muito grande e praticamente todos eles têm pelo menos uma coleira.


2. Monte uma fábrica de geleias

As geleias de frutas estão presentes em todos os mercados e são produtos muito vendáveis, principalmente aquelas produzidas de forma artesanal. Então pode ser um bom modelo de fábrica pequena para iniciar em sua cidade.


3. Fábrica de caixas de pizza

Mais uma boa opção de pequena fábrica para montar é a de caixa de pizzas. Porque com cerca de R$ 8 mil Reais é possível iniciar uma produção pequena e atender alguns clientes, principalmente em cidades pequenas.


4. Pequena fábrica de temperos secos

Essa é outra boa oportunidade de fábrica para montar que muitas pessoas não estão ligadas, mas que pode dar um resultado muito bom. Inclusive tem muitas cidades do interior que não tem empresas que trabalham com isso.


5. Fábrica de biquínis e lingerie

O segmento de moda íntima feminina e moda praia está vendendo muito e quem aprender a produzir esses produtos com qualidade, poderá criar sua própria marca e se destacar muito rápido. Principalmente por conta da facilidade de divulgação pela internet.


6. Fábrica de alho descascado

Se você procura uma ideia de fábrica para montar num segmento que vende sempre, essa pode ser uma boa ideia. Já que o alho é um tempero tradicional em todas as cozinhas.


7. Abra uma fábrica de embalagens de papel

Um dos modelos de fábricas mais interessantes para montar atualmente é o de embalagens de papel e papelão. Isso porque você pode produzir caixas pequenas para envio de produtos, embalagens de papel para delivery, embalagens para festa, forminhas para doces e muito mais.


Produção

O mais importante antes de começar a produção é ter uma boa organização e controle dos processos, e para isso fazemos um Mapeamento de Processos. Esse documento não é obrigatório, mas necessário para que você tenha organização e controle dos processos.


Documentação legal

Esse passo mais burocrático é obrigatório para sua empresa estar em conformidade com a lei. Ele consiste basicamente em registrar sua empresa, com todas as inscrições, licenças e alvarás necessários. São essenciais para seu negócio: elaboração de um contrato social, registro na junta comercial, obtenção do CNPJ.


Destinação de resíduos

Resíduos industriais são basicamente toda ‘sobra’ da produção industrial que não pode ser descartada sem controle e exige um método específico para sua eliminação. Tal descarte é de encargo do emissor desses rejeitos, ou seja, da sua empresa. Porém, agora você deve estar se perguntando se essa etapa é necessária ou apenas mais uma preocupação.

image

Leave a Comment