Como montar uma açao social dentro do presidio

image

Qual é a função social do presídio?

O trabalho de Fideles está assente em um princípio geral: as prisões devem ser espaços capazes de transformar criminosos em cidadãos, devolvendo-os ressocializados ao convívio fora dos muros da prisão.

Como começar o seu projeto social?

Uma excelente forma de começar o seu projeto social é criá-lo em associação com alguma igreja ou associação religiosa. Muitas vezes estas possuem uma íntima relação com causas sociais, o que traz muita experiência e preparo ao seu projeto e pode garantir o seu sucesso.

Como os assistentes sociais protegem os direitos dos presidiários?

Em termos de prática profissional, apesar das restrições das institucionais carcerarias e da burocracia, em que estão postos, os assistentes sociais se empenham e buscam proteger os direitos dos presidiários mesmo com essas restrições.

image


Quais os desafios do serviço social mediante o fortalecimento do Estado penal?

O maior desafio para o profissional do Serviço Social no âmbito prisional é na contribuição do encaminhamento de mudanças nas prisões e para atender as necessidades e os direitos de cidadania dos apenados.


Qual é a importância do trabalho da assistente social?

As atribuições do assistente social estão diretamente ligadas a questões de saúde, educação e direitos humanos. Esse profissional é responsável por assegurar o bem-estar de indivíduos e grupos. Seja no âmbito físico, psicológico ou social.


Como é o sistema prisional brasileiro?

O Depen, órgão do Ministério da Justiça, informou que o total de presos no país é de 811 mil pessoas. Das 1.381 unidades prisionais, 997 têm mais de 100% da capacidade ocupada e outras 276 estão com ocupação superior a 200%. Sobram vagas em apenas 363 prisões.


Qual a importância do trabalho do assistente social no Cras?

A responsabilidade deste profissional dentro do CRAS, oportuniza dar condições, estimular potencialidades à população assistida no território de abrangência e identificar quais são as necessidades para desenvolvimento do seu trabalho, procurando instigar esse profissional muito solicitado por usuários da proteção …


O que é o Serviço Social hoje?

Os profissionais de Serviço Social estudam a realidade social brasileira e trabalham diretamente com a população. Atuam em situações de violação de direitos humanos como trabalho análogo, situação de refúgio, situação de rua e migração, retratadas diariamente pela mídia.


Como é o funcionamento do sistema prisional?

Sistema prisional é o conjunto dos estabelecimentos de regime aberto, fechado e semi-aberto, masculinas e femininas, incluindo os estabelecimentos penais em que o recluso ainda não foi condenado, sendo estas unidades chamadas de estabelecimento penal.


Quais os efeitos do sistema prisional brasileiro?

Tal fato se comprova ao observar-se a superlotação nos presídios e o grande déficit de vagas no país, no qual a população carcerária ultrapassa o limite, sendo praticamente o dobro das vagas disponibilizadas. Essa verdade nos revela o enorme descaso do poder público com a população das penitenciárias.


Qual a importância de suas?

Por meio do SUAS foram criadas leis que garantem acesso aos direitos sociais, bem como aos serviços especializados de atendimento continuado. O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.


Qual a importância do assistente social atual implementando a participação social na política de Assistência Social?

Assim, compreendemos que o Assistente Social exerce um papel fundamental na política de assistência, em outros termos, esse profissional é o intermediador das questões que se apresentam nesse espaço de política, conflitos que, muitas vezes vai exigir desse profissional interlocução com outros âmbitos profissionais, …


Tipos De Projeto Social que você pode exercer

Existem diversas opções de projetos sociais e essa variedade torna possível a criação de programas sempre originais e de apoio às mais diversas causas. Um dos tipos mais conhecidos de projetos sociais são os educacionais, que normalmente buscam oferecer oficinas de leitura, aprendizado e afins para jovens sem escolaridade.


Aprenda a Legalizar um Projeto Social

Assim como uma empresa, há burocracias que precisam ser realizadas mesmo em um projeto social sem fins lucrativos. Logo, é preciso legalizá-lo assim que já tiver sua estrutura definida.


Roteiro Para Elaboração

1) Definição do tipo: Como já falado, a primeira coisa a se fazer é entender qual o tipo de projeto social que você quer organizar. Pesquise sobre os aspectos positivos e negativos de cada um e tome sua decisão logo no início da elaboração do projeto!


Como Fazer Um Projeto Esportivo

Um projeto social esportivo necessita de algumas questões a mais que precisam ser levadas em consideração.


Projeto Para Jovens

Existem projetos voltados para a educação de pessoas idosas, fornecimento de alimentação para adultos em situações vulneráveis e afins, mas de longe o grupo que mais recebe (e necessita) de projetos são os jovens.


Como Montar Um Projeto Social Na Igreja

Uma excelente forma de começar o seu projeto social é criá-lo em associação com alguma igreja ou associação religiosa. Muitas vezes estas possuem uma íntima relação com causas sociais, o que traz muita experiência e preparo ao seu projeto e pode garantir o seu sucesso.


RESUMO

O Serviço Social desde à sua gênese no sistema prisional se consolidou no desenvolvimento de parâmetros que conseguissem asseverar à reabilitação e a ressocialização dos encarcerados no corpo social, sendo uma das inaugurais incumbências a introduzir-se no sistema penitenciário, desempenhando assim o seu exercício profissional neste território, compreendendo que o assistente social atua como um conciliador de litígios, trabalhando para a garantia dos direitos das menoridades.


ABSTRACT

Since its genesis in the prison system, Social Service has been consolidated in the development of parameters that could ensure the rehabilitation and re-socialization of inmates in the social body, being one of the inaugural tasks to be introduced in the prison system, thus performing its professional practice in this territory, understanding that the social worker acts as a conciliator of disputes, working to guarantee the rights of minors.


1. INTRODUÇÃO

A participação de assistentes sociais na “força-tarefa” que legitima e executa a aplicação da pena é essencial para à garantia dos direitos dos prisioneiros. No entanto, isso não condiz com a fidedignidade, isto porque a realidade às vezes é inconsistente com as disposições dos artigos 22 e 23 da Lei de Execução Penal.


2. DESENVOLVIMENTO

O sistema carcerário é como chamamos o conjunto de prisões, cadeias e presídios em todo o território nacional, além das várias políticas públicas aplicadas nesses locais. A imensa maioria deles é financiada pelos estados com uma verba repassada pelo Governo Federal.


4. CONCLUSÃO

Com embasamento nas pesquisas bibliográficas e na entrevista feita com a profissional que trabalha no conjunto penal, foi possível, ainda que de maneira tênue, pôr à vista o trabalho dos assistentes sociais que atuam no sistema prisional brasileiro, em especial os profissionais do Conjunto Penal de Feira de Santana- Bahia.


Diogo dos Santos Martins

Acadêmico de Direito e de Ciência Politica com ênfase em Relações internacionais. Possui extensão em; DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL, Universidade Pitágoras Unopar. DIREITO IMOBILIÁRIO, Universidade Pitágoras Unopar. DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE, Faculdade de Tecnologia de Curitiba.


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.


Como montar um projeto social?

Muita gente contribui com projetos sociais já existentes. Escolhem uma causa na qual acreditam e colaboram com dinheiro, doações materiais e, em alguns casos, até mesmo participam de forma voluntária, sempre que possível.


Guia do Empreendedor Social

O vasto universo do Empreendedorismo Social compreende negócios sociais, negócios de impacto social, aceleradoras, redes de empreendedores sociais, ONG, coletivos, entre outras iniciativas e formatos pertencentes ao terceiro setor e ao setor 2.5.


Como elaborar um projeto social passo a passo

Criar seu próprio projeto social funciona mais ou menos como a fundação de um negócio. Há passos essenciais a serem seguidos para que ele saia do papel e funcione de maneira efetiva, gerando os resultados esperados.


O modelo APAC

A humanização nos presídios brasileiros não vem sendo respeitada, o que causa diversos transtornos e inviabiliza a missão de ressocializar o detento. O cárcere não possui apenas as finalidades de prevenção e punição, mas também a de reintroduzir na sociedade um cidadão apto ao pleno convívio, com dignidade, para que não volte a cometer crimes.


Surgimento da APAC

Embrionariamente a APAC, Amando ao Próximo Amarás Cristo, surgiu, segundo Gracianny Carvalho Cordeiro (2006) em 15 de junho de 1972 no presídio de Humaitá em São José dos Campos, Estado de São Paulo. Inicialmente consistia em um grupo de cristãos, da Pastoral Penitenciária, sob a liderança do advogado e jornalista Dr.


Método utilizado pela APAC

A Fundação Getúlio Vargas – FGV realizou, a partir de 29 de junho de 2014, pesquisa que teria duração de três semanas, através de visitação de cinco presídios diferentes. Em tal pesquisa foi possível constatar a metodologia utilizada pelas APACs e comparar com o Complexo Penitenciário Nelson Hungria.


1 – A participação da comunidade

Não é possível a existência da APAC sem a participação da comunidade, pois é com a esta que é possível introduzir o método nas prisões, através de debates com o objetivo de divulgar e o modelo para eliminar preconceitos que possam existir.


2 – O recuperando ajudando o recuperando

O Segundo elemento necessário do modelo é a imperiosa necessidade de estimular que o recuperando tenha o sentimento de ajuda ao próximo, determinando que haja ajuda mutua entre os presos para que aprenda a respeitar o seu semelhante.


3 – O trabalho

O trabalho é importante no modelo APAC, pois exercendo uma atividade laboral, o preso tem sua autoestima elevada, porém não deve ser forçado pois deve atender ao livre arbítrio de cada um, respeitando as individualidades.


4 – A religião

O método APAC a espiritualidade é considerada essencial para uma adequada recuperação do preso, devendo o mesmo ter a experiência com o seu Deus, “sem imposição de credos, desde que pautado pela ética, levando à transformação do recuperando” (TJMG, 2011, p. 33).


1- Oração

Antes de tomar qualquer medida, exercite aquilo que fará a conexão com Deus. Faça sua prece, ore e medite: entrar em contato consigo para que você fique mais leve e sensível para observar as oportunidades de ajuda que possam realmente impactar para melhorar a vida daqueles que estão à sua volta.


2- Converse com a sua comunidade

Na sequência, troque informações com as pessoas que frequentam a sua igreja. Neste exercício, você poderá perceber o interesse que elas têm para ajudar nessa missão. É importante ressaltar que, para tarefas tão importantes, é necessário contar com o engajamento voluntário.


3- Identifique necessidades

Considere fazer o levantamento de necessidades para que o projeto social a ser desenvolvido atue diretamente na solução de demandas do arredores da sua comunidade. Inclusive, isso ajudará a mensurar a efetividade da aplicação da ideia. Por exemplo: baixo interesse pela leitura ou falta de atividades de lazer para crianças, adolescentes e jovens.


4- Encontre soluções

Com o desafio bem claro, o próximo passo é analisar quais saídas são tecnicamente possíveis e financeiramente viáveis para serem colocadas em prática. Avalie criticamente se a solução proposta realmente reduzirá os problemas que foram listados no item anterior.


5- Conecte pessoas

Uma boa ideia e um propósito nobre é um ótimo começo. Mas, para a efetividade real dessa ação, concentre também suas energias em aproximar voluntários que possam contribuir na aplicação do projeto.


1- Doação de livros

Uma frente de ação que é realizada é a melhoria e ampliação do acervo de bibliotecas comunitárias ou de escolas públicas. O primeiro passo deve ser identificar essa necessidade na sua região (entrando em contato com esses órgãos).


2- Incentivo à música

Outro projeto social que costuma ter um bom reconhecimento nas igrejas é fomentar atividades culturais, como teatro e música, por exemplo. Você pode identificar profissionais que tenham habilidades nessa área para que sejam voluntários em oficinas junto à comunidade.

image

Leave a Comment