Como mover açao condominio furto

image

Qual a responsabilidade do condomínio em caso de furto em apartamentos?

Furto em apartamentos: Advogado esclarece sobre a responsabilidade do condomínio em caso de furto em apartamentos. Apesar de todos os cuidados, furto em apartamentos ocorrem. Às vezes com o arrombamento da porta de entrada, às vezes sem arrombamento ou alguém que conseguiu a chave.

Por que os condomínios não são responsáveis por furtos e roubos em suas dependências?

Por fim, em regra os condomínios não são responsáveis por furtos e roubos em suas dependências, salvo se estiver expressa em convenção tal responsabilidade, ou no caso de comprovação de culpa do condomínio pelo ocorrido, já que não há a presunção de culpa do condomínio.

Quais são os problemas enfrentados por condôminos em casos de furtos e roubos em condomínios?

São correntes os problemas enfrentados por condôminos em casos de furtos e roubos em condomínios, problemas estes que geram várias dúvidas sobre a responsabilidade do condomínio em face desses delitos em suas dependências e que acabam gerando ações de indenizações pelos furtos e roubos.

Como prevenir roubos e furtos em condomínio?

Prevenir roubos e furtos em condomínio não é uma tarefa simples, mas deve ser desempenhada com muito afinco. Isso porque garante a segurança e a integridade física dos moradores, trabalhadores e de outras pessoas que frequentam o espaço.

image


Quem deve responder pelos prejuízos causados no apartamento?

Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido. A redação do art. 938 do Código Civil, impõe ao morador a responsabilidade objetiva pelos objetos lançados ou caídos de seu apartamento.


O que é de responsabilidade do condomínio?

O condomínio só é responsável por atos de seus empregados e do seu síndico, na medida em que representam os interesses do condomínio. No ensinamento de Biasi Ruggiero: “O condomínio não tem implícita obrigação de garantir a guarda dos bens dos condôminos.


Quando o vazamento é responsabilidade do condomínio?

Se o vazamento entre apartamentos surgiu devido a alguma reforma feita pelo inquilino, é ele quem deverá arcar com os custos. Se não, é o proprietário quem deve pagar. Todo e qualquer vazamento nas áreas comuns do empreendimento é de responsabilidade única do condomínio.


O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?

O síndico tem o dever de informar, por meio de assembleia, a ocorrência de procedimento judicial ou administrativo, para que assim, em conjunto, todos possam decidir as medidas a serem adotadas na defesa dos interesses comuns do condomínio.


Quem É O Responsável em Situações de Roubos E Furtos?

Image
A legislação é controversa com relação à responsabilidade em situações de roubos e furtos no condomínio. Tanto a doutrina jurídica quanto o entendimento dos tribunais variam. Entretanto, em sua maioria, as decisões não responsabilizam o condomínio por danos desse tipo, como roubos de pneus dos carros nas garagens ou itens deixados no interior dos v…

See more on carvalhoadm.com.br


Como Proceder Quando ocorrem em Áreas Comuns?

  • Como explicamos, apesar de não ser responsabilidade do condomínio, é necessário tomar medidas quando roubos e furtos ocorrem nas áreas comuns. O alvo principal costuma ser a garagem do edifício, mas nada impede que a audácia de ladrões os levem a cometer delitos no hall, área de lazer ou outros espaços de uso comum do condomínio. O síndico deve buscar as imagens de câmeras de segurança, caso existam, e repassar …

See more on carvalhoadm.com.br


É Possível Ou Não Acionar O Seguro?

  • A legislação determina a obrigatoriedade da contratação de seguros para danos ocorridos nas áreas comuns do condomínio, mas, como roubos e furtos não são necessariamente de responsabilidade condominial, o seguro não pode ser acionado nesse tipo de situação. Ele é utilizado em casos de acidentes ou danos como raios, incêndios ou roubos e furtos de equipamentos de uso comum. Entretanto, existe a modalidade de seguro residencial indivi…

See more on carvalhoadm.com.br


Como Prevenir Problemas futuros?

  • Prevenir roubos e furtos em condomínio não é uma tarefa simples, mas deve ser desempenhada com muito afinco. Isso porque garante a segurança e a integridade física dos moradores, trabalhadores e de outras pessoas que frequentam o espaço. Optar por instalar câmeras de segurançapor toda a área comum do prédio inibe a ação de criminosos e pessoas mal-intencionadas. O indicado é colocar o circuito interno na entrada do prédio, mostr…

See more on carvalhoadm.com.br

Leave a Comment