Como o barbeiro contamina o açai

image

Como o barbeiro se infecta com o parasita?

O barbeiro se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (geralmente gambás ou pequenos roedores), e a transmissão para humanos ocorre quando a pessoa coça o local da picada, e as fezes do barbeiro penetram pelo orifício ali deixado. Pode ocorrer a transmissão também por transfusão de sangue contaminado.

Como identificar o barbeiro?

Para identificar o barbeiro deve verificar se o inseto é achatado, preto ou marrom, de hábitos noturnos e se possui seis pernas. Geralmente o barbeiro é um pouco menor do que uma barata adulta.

Por que o açaí é contaminado?

Assim, o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença de chagas, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. Às vezes reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí também podem ser contaminados.

Por que o barbeiro está infectado com o parasita da doença de Chagas?

O T. infestans era outra espécie importante, mas medidas de controle do Ministério da Saúde conseguiram interromper a transmissão da doença de Chagas por este tipo de barbeiro. O barbeiro é um tipo de percevejo que se alimenta de sangue, podendo transmitir a doença de Chagas através da picada.

image


Como o barbeiro contamina a pessoa?

Transmissão: a transmissão se dá pelas fezes que o “barbeiro” deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Geralmente, a picada provoca coceira e o ato de coçar facilita a penetração do tripanossomo pelo local da picada.


Como o barbeiro contamina o alimento?

A principal forma de transmissão é feita por insetos triatomíneos, conhecidos como barbeiros, que se alimentam de sangue humano ou de outros animais. Durante sua alimentação, este inseto libera dejetos fecais contendo vários parasitos, que podem atravessar a pele através da lesão da picada ou de outras lesões.


Como o barbeiro contamina o açaí?

O pesquisador explica que o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. “Às vezes são os reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí que estão contaminados”, conta.


O que transmite o barbeiro?

Doença de Chagas (DC) ou Tripanossomíase Americana é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como bicho-barbeiro.


Quais são as principais formas de transmissão da doença de Chagas?

Transmissão: O Trypanosoma entra no sangue a partir do contato das fezes do inseto “barbeiro” com a pele ferida ou com a mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados com esse material. Pode ocorrer também recebendo transfusão de sangue ou transplante de pessoas com a doença.


Como saber se você foi picado por um barbeiro?

Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.


Qual a relação entre a doença de Chagas e o açaí?

Embora o tal protozoário seja realmente o causador da enfermidade, hoje ele é passado adiante principalmente através do açaí contaminado – e só em menor proporção pela picada do inseto. Atualmente, cerca de 70% dos casos de Chagas têm como pano de fundo o consumo de açaí contaminado.


Qual é o perigo do açaí?

Acontece que essa saborosa fruta pode esconder um perigo: o parasita que transmite a doença de Chagas. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasita, informa o G1 dessa doença.


Qual a relação entre a doença de Chagas e o consumo do açaí?

Cerca de 70% dos casos agudos de doença de chagas no Brasil já são transmitidos desta maneira, por alimentos como açaí e caldo de cana.


Onde o barbeiro costuma picar?

O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.


Qual é o vetor da doença de Chagas?

A Doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário (parasito), o Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes/urina do vetor, o inseto triatomíneo (barbeiro), quando defeca na pele de pessoas e/ou animais silvestres (mamíferos, aves, anfíbios e répteis) ao se alimentar de sangue.


Quanto tempo depois da picada do barbeiro aparece sintomas?

O período de incubação vai de cinco a 14 dias após a picada e o diagnóstico é feito através de um exame de sangue, que deve ser prescrito, principalmente, quando um indivíduo vem de zonas endêmicas e apresenta os sintomas acima relacionados.


Sintomas da doença de Chagas

A doença de chagas pode ser classificada em duas fases principais, a fase aguda e a fase crônica. Na fase aguda normalmente não há sintomas e corresponde ao período em que o parasita está se multiplicando e espalhando pelo corpo através da corrente sanguínea.


Como acontece a transmissão

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro. Esse inseto costuma ser encontrado em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.


Ciclo de vida do T. cruzi

O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi tem início quando parasita entra na corrente sanguínea da pessoa e invade as células, se transformando em amastigota, que é a fase de desenvolvimento e multiplicação desse parasita.


Como é feito o tratamento

O tratamento para a doença de Chagas deve ser iniciado assim que for feito o diagnóstico, sendo normalmente realizado com o uso de Benznidazol, que é um medicamento antiparasitário oferecido pelo SUS e que atua diretamente no T. cruzi. De forma geral, o tratamento é feito com 2 a 3 doses do medicamento por dia, durante 60 dias seguidos.


Sinais de melhora e piora

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.


O que é a doença de Chagas?

A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. A doença de Chagas é também conhecida pelos nomes: mal de Chagas, chaguismo ou tripanossomíase americana.


Sintomas

Após a contaminação pelo Trypanosoma cruzi, o período de incubação costuma ser de 1 a 2 semanas. Porém, se contaminação tiver sido provocada por transfusão de sangue, os sintomas podem demorar mais de 40 dias para surgirem.


Diagnóstico

Durante a fase aguda da doença de Chagas, como há grande quantidade do parasita circulando no sangue, o mesmo pode ser facilmente identificado ao se analisar uma gota de sangue no microscópio. Na fase crônica o diagnóstico é feito através da sorologia (pesquisa de anticorpos no sangue).


Tratamento

Quanto mais cedo for instituído o tratamento contra a doença de Chagas, melhores são os resultados clínicos. Preferencialmente, todo paciente deve ser tratado na fase aguda, tenha ele sintomas ou não.


O que é a doença de Chagas?

Você já ouviu falar da doença de Chagas? É uma doença infecciosa causada por parasitas chamados Trypanosoma cruzi ( T. cruzi) e transmitida por insetos triatomíneos, que são popularmente conhecidos como “ barbeiro ”, entre outros nomes.


Como as pessoas contraem a doença de Chagas?

A maneira mais comum pela qual as pessoas são infectadas é a mordida de um inseto triatomíneo. Nem todos esses insetos são portadores do T. cruzi, mas se um inseto transportador o picar e defecar em seguida, o T. cruzi encontrado nas fezes dele pode entrar em seu corpo através da própria mordida ou boca, nariz e olhos.


Como diminuir o risco de contrair a doença de Chagas

Se você mora em uma região urbana, suas chances de se infectar são baixas. De qualquer forma, aqui está como você pode diminuir o risco de contrair a doença de Chagas:


Onde vive o inseto barbeiro?

Mais de 95% dos casos registrados de doença de Chagas no Brasil nas últimas duas décadas foram registrados no Amapá e no Pará. O contágio da doença de Chagas diretamente por meio da picada do inseto barbeiro é raríssimo, tendo sido apontado como erradicado no Brasil pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2006.


Sintomas da doença de Chagas

O principal sintoma da picada de barbeiro é uma leve coceira. Graças a um analgésico contido na saliva do inseto, quando a picada atinge a pele humana, não existe dor, apenas uma pequena vermelhidão na região da picada.


Picada de barbeiro

É importante ressaltar que tomar picada de barbeiro não significa que se contraiu a doença de Chagas, porque para transmitir a doença o inseto precisa estar infectado. Se você foi picado por um barbeiro livre da doença deve sentir apenas uma leve coceira e vermelhidão no local afetado.


Todo barbeiro transmite Chagas?

Como dito anteriormente nem é todo barbeiro transmite Chagas. Além de eles precisarem estar infectados, existem apenas cinco de 123 espécies de barbeiro que transmitem a doença Trypanosoma cruzi, a doença de chagas.


Como identificar o inseto barbeiro

É comum acontecer a confusão de qualquer percevejo com o barbeiro, pois existem alguns insetos parecidos com o barbeiro. Em alguns casos eles até são apelidados de inseto barbeiro falso. Não se desespere ao ver um inseto parecido com o barbeiro.


1- Entrar na profissão por dinheiro

Este é um grandes e fatais erros de quem inicia a carreira de barbeiro. Como este mercado está crescendo cada vez mais, o faturamento é algo atraente para quem está buscando ganhar mais dinheiro.


2- Não investir no atendimento

Você tem muita coisa na sua cabeça nesse momento: comprar equipamentos, materiais, fazer testes…a vida iniciante de barbeiro é realmente agitada. Mas existe um ponto que não pode ser negligenciado em momento algum: o atendimento.


3- Deixar de lado o pós-venda

Na lista dos erros fatais cometidos por barbeiros iniciantes, o fato de não trabalhar o pós-venda não poderia estar de fora. Pois, considere que você aprendeu com nossa dica anterior e se dedicou ao máximo durante o atendimento. Ótimo! Mas então acaba ali. Se nenhum contato com o cliente é feito, você não se faz lembrar.


4- Não saber se vender

Você pode ser um excelente barbeiro, mas se não souber mostrar isso para as pessoas, de que adianta? Com todo o poder das redes sociais, é inevitável ter um espaço seu ali, mostrando seus resultados e público.


5- Parar de estudar

Podemos dizer, tranquilamente, que este é o maior erro e mais fatal cometido por barbeiros iniciantes: parar de estudar. Afinal, você vem estudando bastante para aprender a profissão, certo? E então entra para o mercado e se sente preparado para tudo.

image


O Que É A Doença de Chagas?


Transmissão

  • A maioria dos casos da doença de Chagas é transmitido pela picada de um grupo de insetos da família do percevejo, conhecidos como barbeiro. As principais espécies de barbeiro que transmitem a doença de Chagas no Brasil são: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T. sordida. O T. infestansera outra espécie importante, mas medid…

See more on mdsaude.com


Sintomas

  • Após a contaminação pelo Trypanosoma cruzi, o período de incubação costuma ser de 1 a 2 semanas. Porém, se contaminação tiver sido provocada por transfusão de sangue, os sintomas podem demorar mais de 40 dias para surgirem. Os sintomas da doença de Chagas são divididos em fase aguda e fase crônica. Vamos falar um pouquinho sobre ambas.

See more on mdsaude.com


Diagnóstico

  • Durante a fase aguda da doença de Chagas, como há grande quantidade do parasita circulando no sangue, o mesmo pode ser facilmente identificado ao se analisar uma gota de sangue no microscópio. Na fase crônica o diagnóstico é feito através da sorologia (pesquisa de anticorpos no sangue).

See more on mdsaude.com


Tratamento

  • Quanto mais cedo for instituído o tratamento contra a doença de Chagas, melhores são os resultados clínicos. Preferencialmente, todo paciente deve ser tratado na fase aguda, tenha ele sintomas ou não. O problema é que como nem todos os pacientes nesta fase estão cientes de estarem contaminados com o Trypanosoma cruzi, a maioria acaba procurando atendimento mé…

See more on mdsaude.com


Referências

Leave a Comment