Como ocorre o desencadeamento do potencial de ação na placa motora?
Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, uma substância neurotransmissora. A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.
Como se propaga um potencial de ação na placa neuromuscular?
O potencial de ação se propaga por um motoneurônio, chegando até a terminação nervosa. Vesículas com acetilcolina são liberadas na fenda sináptica da placa motora terminal.
O que é o potencial de placa motora?
O movimento subsequente de sódio e de potássio através do canal está associado a uma despolarização graduada da membrana da placa motora, sendo essa mudança de voltagem denominada potencial da placa motora.
Como ocorre o potencial de ação em uma célula muscular?
O potencial de ação propaga-se ao longo da membrana da fibra muscular, despolarizando-a e induzindo o retículo sarcoplasmático no interior da fibra a liberar grande quantidade de íons de cálcio. Os íons de cálcio geram forças atrativas entre os filamentos de actina e de miosina.
Como o potencial de ação se propaga?
Um potencial de ação se propaga ao longo da membrana celular do axônio até alcançar seu botão terminal. Quando o botão terminal é despolarizado, ocorre a liberação do neurotransmissor na fenda sináptica.
O que gera o potencial de ação?
O potencial de ação ocorre quando o estímulo é suficiente para atingir o limiar de excitabilidade e dessa forma gerar a despolarização da membrana e propagação do impulso nervoso. Portanto, fica claro que se o estímulo não atinge esse limiar, nada ocorre.
O que é uma unidade motora?
A unidade motora é o componente básico da atividade muscular e refere-se ao conjunto do corpo celular do motoneurônio e das fibras musculares esqueléticas inervadas pelo mesmo 20. O local exato de intersecção do terminal nervoso com a célula muscular é chamado placa motora.
Qual o é o nome do hormônio que desencadeia os eventos no neurônio pré sináptico?
Acetilcolina: A função desse neurotransmissor é estimular a propagação dos impulsos nervosos das células nervosas para células motoras e músculos esqueléticos.
Como se forma lá acetilcolina?
Trata-se de uma molécula simples produzida no citoplasma das terminações nervosas, sendo derivada da colina (componente da lecitina), a qual surge da reação desta com a acetil-CoA na presença da enzima colina acetil-transferase (ChAT).
O que e uma ação muscular?
Contração muscular (AO 1945: contracção muscular) é um processo fisiológico característico das fibras musculares que corresponde a capacidade de gerar tensão com a ajuda de um neurônio motor. Na contração muscular, a actina desliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais.
Como funciona o mecanismo de contração muscular?
Durante a contração muscular, ocorre o deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina. O sinal para contração do músculo esquelético inicia-se a partir de um impulso elétrico, a partir de um nervo, e é seguido por uma mudança química na célula muscular e pela contração, um processe mecânico.
Quantas etapas tem o potencial de ação no músculo esquelético?
O potencial de acção da célula muscular apresenta a fase 0 (repolarização), as fases 1, 2 e 3 (repolarização) e a fase 4 (repouso); O nodo sinusal apresenta automatismo ou despolarização espontânea devida a um limiar mais alto (isto é, menos negativo) e ao influxo lento e gradual de iões Na+ durante a diástole.