Como organizar uma açao religiosa para santa luzia

image

Quando é celebrada a Santa Luzia?

Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.

Qual é a data de fundação da Igreja de Santa Luzia?

A data de fundação da Igreja de Santa Luzia não é conhecida, mas o prédio foi ampliado em 1872 e ganhou mais uma torre. Naquele tempo, o mar chegava quase à porta da construção. A rua Santa Luzia aberta por ordem de Dom João VI para que ele pudesse ir direto do Convento da Ajuda até a Igreja.

Por que a Santa Luzia pediu a proteção dos olhos?

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura.

Onde fica a Basílica de Santa Luzia?

A basílica fica no bairro da Borgata, a aproximadamente 1 quilômetro de Ortigia. A igreja de Santa Luzia é a sede episcopal da Diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É dedicada à Santa, padroeira da cidade. A primeira edificação no local ocorreu 5 de agosto de 1772.

image


História de Santa Luzia

Luzia nasceu em 280 na cidade de Siracusa, litoral da Itália. Cristã e decidida a manter sua virgindade, foi denunciada pelo próprio homem que a queria como noiva. Ela foi punida pelo imperador Diocleciano após negar um casamento em troca de consagrar sua vida a Deus e fazer voto de castidade e fidelidade a Jesus.


A causa de Santa Luzia

Santa Luzia aceitou Jesus Cristo e por ele viveu e morreu. Protetora contra as doenças dos olhos, ela dá esperança para quem busca enxergar novamente por meio de orações.


Oração de Santa Luzia

Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos..

image

Leave a Comment