Como plantar açai e tra-lo ate produzir frutod

image

Quanto Tempo Demora para adubar árvores frutíferas?

Adubação de frutíferas A adubação para árvores frutíferas é recomendada de seis em seis meses. Pode ser realizada a partir de adubos orgânicos, que são os obtidos por meio de matéria vegetal ou animal e aumentam a produtividade e contribuem com a biodiversidade do solo.

Por que fazer plantio de frutíferas?

Seja no pomar, no quintal ou até mesmo em vasos, o plantio de frutíferas é uma ótima prática para cultivadores que gostam de produzir alimentos! Afinal, ter acesso as frutas da época na sua casa ou sítio garante ótimas experiências, como mais sabor à mesa e economia no mercado.

Como estimular a produção de frutos?

Pode a macieira corretamente para estimular a produção de frutos, expondo-a mais à luz solar e à maior circulação de ar. Retire ramos que estejam morrendo, doentes, mortos ou cruzados. Verifique o solo com um kit de teste se a macieira não der frutos e siga as orientações de fertilização se o solo estiver carente de nutrientes.

Como plantar frutíferas em vaso?

Pomares e plantios realizados em quintais recebem água da chuva, mas devem receber irrigação regular em períodos de seca. Plantio de frutíferas em vasos exigem outros cuidados, como cuidados com a drenagem, que podem ser resolvidos no momento de preparar o vaso. Podas Esse é um dos processos mais importantes de manutenção das frutíferas.

image


Quanto tempo leva para produzir açaí?

vegetais usado para o transporte de frutos de açaí. A colheita de cachos é efetuada, aproximadamente, 5 a 6 meses ou, aproximadamente, 180 dias após a fecundação das flores, ocasião em que os frutos apresentam coloração roxo-escura ou verde-escura, dependendo do tipo, sendo recobertos por uma camada esbranquiçada.


Como plantar mudas de açaí?

Para seu correto cultivo, o terreno deve ser levemente inclinado, para facilitar a marcação das linhas de plantio e favorecer a conservação do solo. A textura deve ser média, porém, solos de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, deve-se optar por áreas já utilizadas com plantios sucessivos.


Qual é a melhor lua para plantar açaí?

Considera-se que é melhor semear plantas que dão frutos acima da terra durante a Lua Crescente, e as que dão frutos abaixo da terra, durante a Minguante.


Qual o melhor solo para plantar açaí?

Solos de textura média são os mais indicados e, no caso de ser de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, é recomendável a utilização de áreas já exploradas com plantios sucessivos, enquanto em pastagens degradadas ou em capoeiras finas (macegas) os custos são menores.


Como plantar açaí em vaso?

Idealmente, faça o cultivo das sementes até que os brotos surjam e estejam bem fortes em um vaso. Depois disso, com auxílio de ferramentas de jardinagem, abra covas no solo que tenham tamanho de pelo menos 40 centímetros de largura e profundidade, e faça o transplante das mudas.


Qual a distância da plantação de açaí?

Os espaçamentos indicados para o cultivo do açaizeiro solteiro visando à produção de frutos são baseados em observações de natureza prática, sendo os mais utilizados: 5 m x 5 m e 6 m x 4 m, com o manejo de 3 a 4 estipes por touceira (Tabela 1).


O que e bom para plantar na Lua Nova?

Veja o que é bom plantar na lua nova: espinafre; cebolinha; banana; plantas medicinais….Isso porque existem aqueles que crescem embaixo do solo, como os tubérculos e as raízes, por exemplo:cenoura;rabanete;batata;beterraba;inhame.


O que se planta na lua minguante?

Quando a lua está na sua fase minguante, a força exercida sobre a Terra é menor. Por isso, plantas que crescem para dentro da terra, como cenouras, batata, gengibre, dentre outras raízes, tendem a ter um melhor desenvolvimento, logo é um ótimo período para esse tipo de plantio.


O que e bom para plantar na Lua crescente?

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão. Isso porque nessa fase, a seiva das plantas tem facilidade para circular bem por toda a planta (caule, ramos e folhas).


Quantos litros de água um pé de açaí precisa por dia?

O açaí precisa de muita água para produzir bem. Cada touceira com 4 açaizeiros consome 40 litros de água por dia nos três primeiros anos. O produtor explica que é preciso irrigar 2 vezes ao dia por aproximadamente 15 minutos cada uma delas.


Qual é o melhor adubo para pé de açaí?

– Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.


Quantos pés de açaí é plantado por hectare?

400 pésCada hectare tem cerca de 400 pés de açaí e gera 5 toneladas de fruto. “Prezo muito a sustentabilidade ambiental, mas também a econômica. Não dá para gastar R$ 18 mil por hectare em irrigação para plantar em terra firme.


Clima

Temperaturas entre 10º C e 24º C são as ideais para cultivar alface. No entanto, é possível plantá-lo em temperaturas amenas ou até mais intensas. Mas é preciso ter cuidado com as altas temperaturas para a planta não florescer precocemente.


Solo

Para o solo, o mais indicado é escolher uma área bem drenada. Nesse caso, a terra precisa ser rica em matéria orgânica, além de muito fértil. Outro ponto que você precisa observar é se há uma boa disponibilidade de hidrogênio e com pH de 6 a 7.


Luminosidade

A luz solar precisa incidir diretamente na alface, mas nas horas mais quentes do dia, deve receber uma sombra parcial. Por isso, o mais indicado é plantar a alface debaixo de uma árvore ou construir algo para fazer sombra.


Irrigação

Você precisa regar o pé de alface frequentemente. O objetivo é manter o solo sempre úmido, mas é preciso ter cuidado para não deixá-lo encharcado, pois isso pode prejudicar a plantação.


1. Em vasos

Plantar alface em vasos é a maneira mais prática de cultivá-la dentro de casa. O processo é simples, já que você precisa apenas de semente de alface, saber escolher um bom vaso de plástico e usar fertilizante.


2. Em apartamento

Como a alface se adequa a qualquer ambiente, você não terá nenhuma dificuldade em plantar alface no seu apartamento. O importante é seguir algumas recomendações e o passo a passo que separamos para você.


3. Em canteiro

Quem possui um canteiro em casa e quer começar a plantar alface, saiba que esta é uma excelente opção de cultivo. Além de ter a oportunidade de consumir uma alface fresca, você acaba se alimentando de produtos sem agrotóxicos.


Origem da pitaya

A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, é uma fruta de origem mexicana, que começou a ser cultivada no Brasil na década de 90. Ela pertence a família dos cactos, portanto, se adaptou bem às condições climáticas do território brasileiro.


Tipos de pitaya

Com sabor adocicado, a pitaya geralmente é consumida in natura, mas também pode ser usada na preparação de sucos, geleias, chás, sorvetes e várias sobremesas. As principais variedades de consumo são:


Características da fruta

Todas as variedades de pitaya possuem a parte externa escamosa – daí vem a inspiração para o nome fruta-do-dragão. No interior, encontra-se a polpa, que representa praticamente 90% de todo o fruto. O sabor é descrito por muitos como uma mistura de kiwi e melão.


1. Sementar

Retire as sementes do mamão que você escolheu ou compre sementes selecionadas (em pacotinhos) mas, de preferência para as sementes de mamão que já existem na sua região – as plantas adaptadas regionalmente serão mais saudáveis e fáceis de serem cultivadas.


2. Sol ou sombra?

Mamão gosta de sol mas cresce na sombra – coloque as sementes escolhidas nos locais definitivos – seja em vasos ou na terra do jardim – pois o mamoeiro não gosta de ser transplantado – mas, se preferir fazer sementeira em potinhos, escolha os descartáveis (copinhos de café) ou orgânicos (rolo de papel ou papelão), que você poderá cortar, sem danificar as raízes, ou colocar junto com a muda, na terra..


3. A terra boa

A terra boa para o mamoeiro dever ser leve, arenosa e rica em nutrientes orgânicos de fácil assimilação – então, prepare antes sua terra, escolha um vaso grande (com 40 cm de boca e 60 cm de altura, no mínimo).


4. Semear

Semeie suas sementes, cubra-as com um dedo de terra solta. Mantenha a terra úmida. Em 2 semanas começarão a surgir as plântulas (pequenas mudinhas que brotam da semente) e você notará que umas são mais fortes (grandes, vistosas, mais bem formadas) que outras – elimine as mais fracas selecionando as melhores.


5. Flores do mamoeiro

Os mamoeiros podem nascer machos, fêmeas ou bissexuados portanto você deverá selecionar algumas mudas para ter maior chance de cultivar a combinação necessária. O sexo do mamoeiro só vai ficar claro quando este florescer – as flores masculinas são compridinhas e nascem primeiro, as femininas são mais gorduchas e ovaladas e nascem mais tarde.


6. Água

Mamoeiro precisa de água em fartura mas, de jeito nenhum, de água parada no solo – esta planta é muito sensível à podridão das raízes e a alguns tipos de fungos resultantes do acúmulo de água, falta de ventilação e baixa insolação.


7. Alimente tua planta

Para ter bons mamões é importante que você alimente sua planta com regularidade – é suficiente dispor, ao lado dos pés da planta, 2 a 3 colheres grandes de composto bem curtido (também pode ser esterco ou cama de galinha) que serão cobertos com palha seca para evitar a evaporação rápida. Faça esse procedimento mensalmente.

image

Leave a Comment