Como plantar açai embrapa

image


Quanto tempo leva para produzir um pé de açaí?

período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare.


Como fazer o plantio de açaí?

Para seu correto cultivo, o terreno deve ser levemente inclinado, para facilitar a marcação das linhas de plantio e favorecer a conservação do solo. A textura deve ser média, porém, solos de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, deve-se optar por áreas já utilizadas com plantios sucessivos.


Qual o melhor adubo para o açaizeiro?

– Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros.


Qual o melhor açaí para se plantar?

Solos de textura média são os mais indicados e, no caso de ser de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, é recomendável a utilização de áreas já exploradas com plantios sucessivos, enquanto em pastagens degradadas ou em capoeiras finas (macegas) os custos são menores.


Quantos pés de açaí por hectare?

400 pésCada hectare tem cerca de 400 pés de açaí e gera 5 toneladas de fruto. “Prezo muito a sustentabilidade ambiental, mas também a econômica. Não dá para gastar R$ 18 mil por hectare em irrigação para plantar em terra firme.


Qual é a altura do pé de açaí?

20-25 maçaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Para que serve o adubo 20 05 20?

Fertilizante que contém os principais nutrientes: Nitrogênio, fósforo e potássio em proporções adequadas para um crescimento seguro de suas plantas. Ideal para ser aplicado em plantas já formadas. Por se tratar de uma adubação de cobertura, proporciona uma intensificação no vigor, qualidade e resistência do vegetal.


Como Adubar soja?

Adubação de soja: fósforo e potássio para Paraná A adubação de soja com potássio pode ser feita toda a lanço até 30 dias antes da semeadura ou no sulco, limitando a dose inferiores a 50 kg/ha de K2O no sulco. Você pode relembrar mais sobre adubação em “Como fazer adubação potássica em soja”.


Qual o melhor adubo para cobertura do milho?

Adubação de cobertura no milho: fósforo Em geral, quando o solo apresenta níveis adequados de fósforo é recomendado apenas o valor de reposição do que foi utilizado pela cultura do milho (10 Kg de P2O5), aplicado no sulco de semeadura. Já para solos que os níveis de P são baixos, o melhor é fazer a fosfatagem.


Qual é a melhor lua para plantar açaí?

Considera-se que é melhor semear plantas que dão frutos acima da terra durante a Lua Crescente, e as que dão frutos abaixo da terra, durante a Minguante.


Qual a distância de um pé de açaí para o outro?

Os espaçamentos indicados para o cultivo do açaizeiro solteiro visando à produção de frutos são baseados em observações de natureza prática, sendo os mais utilizados: 5 m x 5 m e 6 m x 4 m, com o manejo de 3 a 4 estipes por touceira (Tabela 1).


Quais são os tipos de açaí?

Açaí roxo ou branco? Saiba a diferença entre essas e outras variedades da frutaAçaí tem um forte valor nutricional. … Açaí roxo é o mais consumido no Brasil. … Açaí branco é rico em vitamina A. … Açaí espada tem um formato diferentes dos demais. … Açaí açu é maior e tem um sabor mais forte.More items…


Coleção Plantar

Em formato de bolso, ilustrados e escritos em linguagem objetiva, didática e simples, os títulos da Coleção Plantar enfocam aspectos básicos do cultivo de hortaliças, fruteiras, plantas medicinais, plantas oleaginosas, condimentos e especiarias.


500 Perguntas 500 Respostas

As publicações da coleção 500 Perguntas 500 Respostas foram elaboradas a partir de questões formuladas por produtores, associações e cooperativas e respondidas pela Embrapa. Você pode fazer o download dos títulos em versão digital ou comprar a versão impressa.


Embrapa disponibiliza publicação sobre sistema de produção de cenoura

Dirigida à cadeia produtiva de cenoura, a publicação está disponível para download e contempla todas as questões relacionadas ao cultivo da hortaliça, desde as condições de clima e solo às etapas…


Embrapa seleciona bolsistas para atividades de pesquisa contra vírus e mosca-branca no tomateiro

As bolsas oferecidas são relacionadas ao projeto “Ferramentas de biotecnologia para proteção de tomateiros contra viroses e moscas-brancas”, desenvolvido pela Embrapa Hortaliças.


Viagem técnica inclui capacitação e intercâmbio de conhecimentos em ativos tecnológicos do Brasil e de Portugal no campo da horticultura

Entre os objetivos da viagem, destaque para a possibilidade de inserção do Brasil como país exportador de hortaliças, a exemplo do que acontece com a soja, milho e outras commodities.


Embrapa e Emater-DF estudam parcerias para pesquisas com hortaliças em SP

Do dia 31/01 a 02/02 acontece um seminário on-line para apresentação das linhas de pesquisas e projetos para representantes de instituições de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e órgãos…


Dia Mundial das Pulses incentiva a produção e consumo de leguminosas

Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial das Pulses. Fazem parte desse grupo de alimentos as leguminosas consumidas secas, como o feijão comum, feijão-caupi…


Iniciativa de estímulo ao empreendedorismo rural reúne 20 Unidades da Embrapa e 34 parceiros

A Embrapa reuniu, na semana de 8 a 14 de novembro, um conjunto de 34 parceiros entre startups, empresas privadas, agroindústrias, associações e cooperativas, técnicos de extensão…


A seringueira e seu precioso leite

A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). Para ser utilizada como matéria-prima pelas indústrias, a borracha passa por um processo de transformação conhecido como vulcanização.


Castanheira: a gigante da floresta

Você com certeza já provou a deliciosa castanha-do-brasil, conhecida também como castanha-do-pará. Esse alimento percorre um longo caminho até chegar à nossa mesa. Ah! E não é só do Pará que esse alimento vem, mas também de outras regiões que compõem a Amazônia Legal.


Com quantas árvores se faz um papel?

Com certeza você já deve ter ouvido alguém fazer essa pergunta, ou mesmo se perguntando sobre isso. No Brasil, o papel para uso em impressão e na confecção de embalagens e de diversos outros produtos do nosso dia a dia é produzido a partir de polpa de celulose, fabricada por processos industriais cuja matéria-prima são as árvores.


Eucalipto e pínus e as espécies nativas

Você sabia que plantações de eucalipto e pínus, implantadas em áreas degradadas, ou em áreas antes ocupadas pela agropecuária, podem contribuir para o surgimento de espécies nativas da flora? Isso ocorre principalmente se as plantações florestais com eucalipto e pínus – que não são consideradas espécies nativas do Brasil – forem deixadas sem manejo por um determinado período de tempo.


Madeira também gera energia

O aproveitamento de resíduos de madeira para auxiliar na geração de energia está sendo utilizado por inúmeras empresas brasileiras, como alternativa para o uso de outras fontes de energia, como, por exemplo, gás, eletricidade e petróleo.


Manejo florestal com tecnologia Madeflora

As florestas são essenciais para a manutenção da vida no planeta.


Matas ciliares: por que elas são importantes?

A água é uma substância essencial para a nossa sobrevivência e a de todos os seres vivos, e sua produção e manutenção está diretamente relacionada à floresta. Por isso precisamos entender melhor o papel das florestas e saber como preservá-las. A mata ciliar, por exemplo, funciona na natureza como os cílios funcionam para os nossos olhos.


Escolhendo a cultivar

Nem toda abóbora é feita para consumo, como a variedade linda. Amaro recomenda ao produtor definir o mercado que quer atender, como, por exemplo, o de doces, para depois buscar uma cultivar adequada.


Cuidados com o solo

Uma das etapas mais importantes é a preparação. O trabalho começa com a análise do solo, que vai determinar a adubação necessária de acordo com a área. A abóbora se desenvolve bem em solos com pH entre 6 e 6,5.


Plantando

As covas devem ter dimensões aproximadas de 40 cm de comprimento, 30 cm de largura e 25 cm de profundidade, já os sulcos devem ter cerca de 30 cm de largura e 25 de profundidade.


Controle de invasoras

A cultura da abóbora japonesa deve ser mantida limpa na fase inicial de estabelecimento por meio de capinas manuais ou mecânicas, segundo estudo da Embrapa.


Irrigação

Na ausência de chuvas regulares são necessárias irrigações complementares. As irrigações dependem das condições climáticas, tipo de solo e fase do ciclo da cultura.


Tempo até a colheita

Geralmente, a cabotiá está pronta para ser colhida após 95 ou 100 dias do plantio. Outras abóboras demoram de 130 a 150 dias para amadurecer e as morangas, de 110 a 120 dias. É claro que isso depende dos fatores climáticos e da quantidade de água recebida.

image

Leave a Comment