Como preparar açaí paraense

image


Qual o tempo de cozimento do jambu?

1Leve ao fogo brando o tucupi, o alho, a chicória e a pimenta; deixe ferver por 20 minutos. 2Em outra panela cozinhe as folhas de jambu por 5 minutos – escorra e reserve.


Como as pessoas tomam açaí no Pará?

O açaí é consumido junto com pratos doces, salgados e em forma de sucos. Devido à grande diversidade do país, há distinções do consumo de acordo com as regiões. No Pará é muito comum misturar o fruto gelado com farinha de mandioca ou tapioca. E pode vir de acompanhamento em pratos típicos com peixes e semelhantes.


Como fazer o açaí paraense?

Ali, o açaí é lavado e passa por um branqueamento. Depois, é jogado na água quente para limpar e evitar parasitas. Em seguida, é batido e comido in natura. “O açai a gente pode comer com peixe ou comer cozinho com farinha de tapioca ou farinha d’água.


Qual estado come açaí com farinha?

Nos estados do Amazonas e do Pará, além dos outros da região amazônica, o açaí é consumido principalmente acompanhado de farinha de tapioca, peixes e camarão, ou em forma de suco e vinho.


Como comer açaí com farinha?

2:538:58Suggested clip · 60 secondsComo o açaí é consumido em Belém, Macapá e Santarém – YouTubeYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


Como comprar açaí puro?

Preste atenção na cor do produto Ele possuiu 33 vezes vezes mais antocianina – potente corante natural – que a uva. Logo, é a cor que vai determinar a qualidade do produto. O açaí precisa ter aspecto de vinho escuro, caso esteja em um tom de roxo mais claro, pode ter sido misturado com outra substância.


Como é feito o verdadeiro açaí?

“O açaí que a maioria está acostumada a comer, por desconhecimento ou por falta de acesso, é colhido, dali vai para usinas de beneficiamento para ser pasteurizado. Quando isso é feito, a cor dele muda. Ele não tem mais aquele escuro brilhoso, e ganha uns tons cinzentos.”


Como é feito o açaí puro?

Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro. A forma de conservação é muito importante para a sua qualidade, ele deve ser mantido em uma temperatura de -18º.


Qual a forma correta de comer açaí?

Diferente da região Norte do Brasil, onde o açaí é consumido em sua forma mais pura e sem adição de açúcares, comumente acompanhado de farinha e peixe, nos outros lugares do país, a fruta é servida com ingredientes calóricos, como granola, leite em pó, mel, paçoca e até mesmo leite condensado.


Como os baianos comem açaí?

Com sabor marcante, geralmente o açaí é consumido em sorvetes, cremes, mousses e na formulação de sucos, juntamente com frutas como banana e cupuaçu.


O que é a fruta do açaí?

Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.


1. Receita simples

Se nunca fez essa receita, a melhor ideia para começar é com as opções de menos ingredientes. Nessa sugestão só leva o principal: arroz, camarão, jambu, tucupi e sal. Os demais temperos, se quiser usar, é só ir colocando a gosto, como uma pimentinha-de-cheiro para dar um toque ardido típico.


2. Arroz com camarão bem temperado

Depois da versão simples, uma mais laborada é o próximo para chegar ao arroz paraense perfeito. Essa opção é feita com alho, alfavaca, cebola, cheiro-verde, chicória, curry, pimenta-de-cheiro, pimenta preta, azeite, sal e tucupi, sem esquecer dos camarões e do arroz.


3. Arroz fácil e delicioso

Essa versão é intermediária às duas anteriores. Leva menos ingredientes que a segunda, só que tem mais temperos do que a primeira. Leva camarão, alho, cebola, tomate, cheiro-verde, jambu sem as flores amarelinhas para dar adormecer tanto a boca, tucupi e o caldo do cozido de cabeça de camarão para cozinhar o arroz.


4. Arroz colorido

Também muito simples, essa receita fica bem coloridinha e temperada, mas com sabor mais suave. Os temperos picadinhos são de cebola, pimentão e tomate, que já deixa o arroz mais colorido e apetitoso, valorizando o sabor dos camarões. Ótima pedida para um almoço simples no dia a dia com sabor típico.


5. Com coentro

O coentro faz bastante diferença no aroma e sabor do prato porque é uma folhinha verde bem marcante. Então, se ainda não é acostumado com o sabor, precisa ir colocando aos poucos e testando o paladar. Ele combina muito bem com o sabor do camarão e dos demais ingredientes desse prato que são os básicos.


6. Com peixe

Essa versão do arroz paraense é ainda mais completa para quando quiser surpreender à mesa. O prato leva, além do camarão, filé de pescada, mel, cream cheese, gengibre e tempero pronto. Os demais ingredientes são os mais comuns desse prato. Ele fica mais cremoso e tem um toque agridoce especial.

image

Leave a Comment