Como preparar o açaí pra remedio caseiro

image

O açafrão-da-terra pode ser usado como remédio caseiro contra a tão incômoda faringite. Possui propriedades anti-inflamatórias. Como usá-lo? Em um copo de leite com mel. Para prepará-lo você tem que aquecer um copo de leite e colocar uma colherada de mel e outra de açafrão-da-terra em pó.

Full
Answer

Quais são os remédios caseiros que podem ser preparados em casa com ervas medicinais?

Sucos calmantes, compressas, infusões cicatrizantes e xaropes estão entre os remédios caseiros que podem ser preparados em casa com ervas medicinais. E ter uma horta pode ser mais fácil do que se imagina.

Quais são os benefícios dos remédios caseiros?

Esses remédios caseiros possuem substâncias com propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, que melhoram a qualidade do sono e ajudam a combater a ansiedade e o estresse.

Como emagrecer com remédio caseiro?

Porém, existem também outras opções para emagrecer como o suco de tomate, que ajuda a combater o desejo de comer doces, assim como, o chá de chapéu-de-couro, que é diurético.

Quais os remédios caseiros para azia?

O suco de banana com mel é um ótimo remédio caseiro para azia pois a banana é rica em flavonoides, especialmente a leucocianidina, que aumenta a espessura da mucosa digestiva e neutraliza a acidez do estômago, agindo como um antiácido natural.

image


Qual o remédio caseiro que é bom para erisipela?

4 remédios caseiros para erisipelaCompressas de zimbro. … Lavagem com bicarbonato de sódio. … Massagem com óleo de amêndoas. … Lavagem com hamamélis.


Como fazer infusão caseira?

Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.


Como fazer uma garrafada para inflamação?

Coloque 1 litro de água junto com 2 colheres de sopa de imburana para cozinhar por 10 minutos. Após a água levantar fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.


O que é bom para o fígado remédio caseiro?

Um ótimo remédio caseiro para tratar problemas do fígado é chá de boldo pois tem propriedades que melhoram o funcionamento do órgão. No entanto, outra opção é escolher a infusão de alcachofra e de jurubeba, que é uma planta com excelentes propriedades digestivas, que facilitam a digestão e protegem o fígado.


O que é deixar o chá em infusão?

Quimicamente, uma infusão é a bebida que resulta da imersão de alguns ingredientes em água quente. No mundo dos chás, chamamos de infusões todas as bebidas que resultam deste processo e que não provêm da planta Camellia Sinensis – afinal, infusões de folhas da Camellia Sinensis são chamadas de chá.


Como fazer infusão de planta medicinal?

Uma infusão é obtida fervendo-se a água necessária, que posteriormente é derramada sobre a planta já separada e picada, num outro recipiente. Este recipiente deve permanecer tampado de 5 a 10 minutos com a mistura quente em seu interior. Depois desse repouso, deve-se coar o infuso e utiliza-lo logo em seguida.


Como fazer garrafada para inflamação e corrimento?

Colocar as folhas de goiabeira e de vassourinha-doce em um recipiente e adicionar água fervida. Tampar, deixar esfriar e coar. Fazer a higiene íntima normalmente e, quando acabar, lavar o local com a infusão durante alguns minutos. Secar com um pano limpo e macio.


Como fazer uma boa garrafada para limpar o útero?

Receita para garrafada para engravidar caseira:2 xícaras de açúcar mascavo.2 inhames com casca.1 punhado de uxi amarelo.1 punhado de unha de gato.1 romã4 cravos da índia.1 litro de vinho branco seco.


Como se prepara uma garrafada?

Como preparar Garrafada do Norte para EngravidarPasso 1. Corte a casca da romã em forma de cubos e retire o miolo, juntamente com as sementes vermelhas;Passo 2. Corte a casa do gengibre na forma de cubos;Passo 3. Em seguida, misture a casca de romã e do gengibre com 1l de vinho branco;Passo 4.


Como limpar o fígado em 3 dias?

Quer desintoxicar o fígado? Os chás e sucos que fazem essa limpeza naturalmentePara desintoxicar o fígado, aposte nas verduras e frutas ricas em antioxidantes. … Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre. … Suchá de hibisco com maçã e gengibre. … Suco de abacaxi com couve. … Chá de cavalinha com canela e casca de abacaxi.More items…


O que é bom para desintoxicar o fígado rápido?

As principais formas de desintoxicar o fígado são:Ingerir alimentos desintoxicantes. … Beber sucos detox. … Tomar chás detox. … Beber água diariamente. … Praticar atividade física regular. … Dormir 7 a 9 horas por noite. … Evitar alimentos inflamatórios.


Qual é o melhor chá para desintoxicar o fígado?

Para te ajudar a cuidar daquele que cuida tão bem de você, separamos 6 chás para gordura no fígado.Chá de dente-de-leão. Esse chá possui minerais e antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas e a regular o nível de gordura do fígado. … Chá de alcachofra. … Chá de hortelã-pimenta. … Chá de casca de limão. … Chá de cúrcuma.


1. Kava-kava

Kava-kava é uma planta medicinal, conhecida cientificamente como Piper methysticum, que tem na sua composição kavalactonas, substâncias naturais que têm demonstrado uma ação semelhante às benzodiazepinas, que são um dos principais tipos de remédios usados no tratamento médico da ansiedade.


2. Valeriana

A valeriana é uma excelente opção para pessoas que estão sofrendo com ansiedade devido a insônia ou noites mal dormidas. Isso acontece porque a valeriana contém ácido valérico na sua composição, um componente que atua nas células do sistema nervoso e que tem efeito tranquilizante, além de ajudar a regularizar o ciclo de sono.


3. Ashwagandha

A ashwagandha, também conhecida como ginseng indiano, é outra planta medicinal com efeito comprovado contra o transtorno de ansiedade e o estresse crônico.


4. Erva cidreira

A erva cidreira é uma planta medicinal da espécie Melissa officinalis, rica em compostos fenólicos e flavonóides, como o ácido rosmarínico, com propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, que melhoram a qualidade do sono e ajudam a combater a ansiedade e o estresse.


5. Camomila

A camomila é uma planta medicinal da espécie Matricaria recutita, que tem efeito comprovado das suas propriedades calmantes que ajudam a reduzir os sintomas da ansiedade, pois é rica em compostos fenólicos, glicosídeos e óleos essenciais, com propriedades calmantes e relaxantes.


6. Lavanda

A lavanda, também conhecida como alfazema, é uma planta medicinal com propriedades sedativas, relaxantes, calmantes e ansiolíticas comprovadas, que ajudam a melhorar a ansiedade, a qualidade do sono e o humor.


Cuidados ao utilizar os remédios caseiros

Os remédios caseiros apresentados para tratar os sintomas de ansiedade possuem substâncias ativas e, por isso, devem sempre ser utilizados apenas com orientação de um médico ou fitoterapeuta.


3. Chá de chapéu-de-couro com hibisco

Um bom remédio caseiro para emagrecer é o chá de chapéu-de-couro com hibisco porque ele possui propriedades diuréticas que ajudam a eliminar o excesso de líquidos do organismo.


4. Chá de capim limão e cavalinha

O chá de capim-limão, ou erva-príncipe como também é conhecida, com cavalinha é um excelente remédio caseiro para quem quer emagrecer porque é um bom diurético natural e ainda acelera o metabolismo.


O que fazer para emagrecer

A dieta mais que perfeita para emagrecer é aquela onde não impede o indivíduo de comer nenhum tipo de alimento, somente restringindo a quantidade que se come. Nesta dieta recomenda-se o consumo de:


1. Água com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio quando está diluído em água tem efeito alcalinizante no tubo digestivo, neutralizando rapidamente o ácido do estômago e aliviando temporariamente o desconforto da azia, e pode ser utilizado por no máximo 2 semanas.


2. Chá de gengibre

O chá de gengibre contém gingerol, chogaol e zingerona, que são substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago e diminuir a acidez do estômago, reduzindo a sensação de azia e queimação no estômago, sendo uma boa opção de remédio caseiro para azia. Conheça outros benefícios do gengibre.


3. Chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa é uma ótima opção de remédio caseiro para azia porque possui propriedades anti-inflamatórias, antiulcerosas e digestivas que protegem a mucosa gástrica, diminuem a produção de ácido no estômago e melhoram a má digestão.


4. Chá de funcho

O chá de funcho possui anetol, estragol e alcânfora na sua composição, com ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva, que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, diminuindo a sensação de queimação na garganta, e auxilia no esvaziamento do estômago, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para diminuir as crises de azia..


5. Suco de pera

O suco de pera é rico em substâncias anti-inflamatórias, como os flavonoides, que ajudam a combater a inflamação do estômago, além de ser um suco rico em fibras e água que melhoram a saúde digestiva, ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.


6. Vinagre de maçã

Embora o vinagre de maçã seja ácido, ele pode ajudar a equilibrar o pH do estômago e melhorar a azia, a sensação de queimação no estômago e a formação de gases no estômago que levam a pessoa a arrotar com mais frequência.


7. Chá de alcaçuz

O alcaçuz possui glicirrizina na sua composição que é uma substância que ajuda a reduzir a acidez do estômago, além de proteger a mucosa do estômago, podendo ser muito útil como remédio caseiro para azia, úlcera gástrica e para aliviar a sensação de queimação no estômago.


Para a faringite

O açafrão-da-terra pode ser usado como remédio caseiro contra a tão incômoda faringite. Possui propriedades anti-inflamatórias. Como usá-lo? Em um copo de leite com mel.


Para a artrose, artrite e reumatismo

Esta especiaria ajuda com estas doenças porque atua como desinflamatório e calmante da dor. As quantidades medicinais diárias são de 1 ou 2 colheres (café) em pó por dia. Se quiser tomá-lo em cápsulas, deve consultar a bula ou perguntar em seu ervanário.


Para melhorar a digestão

Com o açafrão-da-terra você também pode evitar as digestões chatas e pesadas. Em uma xícara de água quente verta uma colher de sobremesa desse condimento e mexa bem. Tome depois de uma refeição pesada ou abundante.


Para a dor de uma torcedura ou entorse

Graças às propriedades anti-infamatórias você pode usar o açafrão-da-terra para suportar melhor a dor de uma torcedura. Faça um suco de laranja e coloque meia colher de sobremesa. Tome de manhã e de noite.


Para a pele macia

Ter uma pele macia é possível graças a esta especiaria. Prepare uma massa com açafrão-da-terra em pó, farinha de grão-de-bico e água. Aplique na área que quer suavizar e comprove os resultados. Não se assuste se a área ficar amarelada, pode acontecer, lembre-se que o açafrão-da-terra é um corante muito potente.


1. Alecrim

O alecrim é uma excelente opção natural para o tratamento de vários problemas de pele relacionados com o crescimento excessivo de fungos. Isso acontece porque esta planta aromática possui um óleo essencial muito rico em timol, um componente com forte ação antisséptica, capaz de eliminar fungos e bactérias.


2. Capim-limão

O capim-limão, de nome científico Cymbopogon winterianus é uma planta que contém um óleo essencial composto por mais de 80 substâncias, como citronelol, citronelal, limoneno e geraniol. Várias dessas substâncias possuem forte efeito anti-fúngico, o que significa que são capazes de eliminar fungos e evitar o seu desenvolvimento.


3. Melaleuca ( tea tree)

A melaleuca, também conhecida como tea tree, é uma planta muito versátil que é utilizada na medicina popular há muitos anos. A principal forma de apresentação da planta é na forma de óleo essencial ou produtos de higiene enriquecidos com o óleo essencial, que podem ser comprados em lojas de produtos naturais e algumas farmácias.


4. Tomilho

O tomilho é outra planta aromática que tem excelentes propriedades antifúngicas devido ao seu óleo essencial, rico em compostos como timol, carvacrol, pineno e terpineno.


5. Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é dos grupo das plantas aromáticas e também possui um óleo essencial com potente ação antisséptica, sendo capaz de eliminar bactérias e vários tipos de fungos, entre os quais os fungos responsáveis por micoses da pele, como a frieira.


Cuidados ao usar óleos essenciais

Embora tragam vários benefícios para a saúde, os óleos essenciais devem ser utilizados com precaução e, idealmente, sob supervisão de um profissional de saúde acostumado com o uso de plantas medicinais e óleos essenciais.

image

Leave a Comment