Como registrar uma açao solicitando uma ordem judicial

image


Como ter uma ordem judicial?

Uma ordem judicial pode ser criada como resultado de uma audiência jurídica ou independentemente. O usuário seleciona a categoria da ordem judicial, ou seja, “Ordem”, e o tipo de ação judicial, por exemplo, “Ordem de Detenção”. Pode haver vários tipos de ordens judiciais.


Quem é o réu de um processo?

Ser réu significa que alguém tem contra você um pedido de: condenação para o cumprimento de uma obrigação de pagar uma quantia, de entregar uma coisa, de fazer, etc. ou um pedido de acertamento de alguma outra relação jurídica.


Como saber se o processo foi encerrado?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu “Consulta de Processos” localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link “Consulta de Processos”.


Quem é o réu e quem é o autor?

No direito, o autor é aquele que promove uma ação civil ou criminal contra outra pessoa, que será considerada ré. É conhecido no ramo jurídico como o polo ativo do processo, em contraposição ao réu, que é o polo passivo. O autor e o réu formam um triângulo com o juiz, que representa o Estado.


Quando a pessoa se torna réu?

Quando o Judiciário aceita a denúncia formulada pelo Ministério Público, o denunciado passa à condição de réu e começa a responder a processo judicial. Nessa nova fase, ele tem salvaguardadas todas as garantias de quem é acusado e processado por um suposto crime, principalmente o direito de defesa.


O que é uma baixa definitiva em um processo?

Significa que o processo foi baixado definitivamente, o que ocorre quando o processo é devolvido ao primeiro grau, após julgamento de recurso.


O que é um processo inativo?

Indica que o processo foi arquivado. Isso ocorre nas situações em que não há expectativa de prosseguimento do processo.


Quanto tempo demora para sair a decisão do juiz?

Com isso, em relação ao cumprimento destes processos, temos que, após serem analisados todos os procedimentos, existe um prazo que gira em torno de dez a trinta dias para que a decisão judicial seja determinada. Porém, em diferentes casos, este período acaba sendo prolongado.


O que é ser réu primário?

O réu primário é aquele que nunca foi condenado por sentença transitada em julgado. Ou seja, é aquela pessoa que nunca cometeu um crime ou que nunca foi condenada, em caso de acusação, por exemplo. Além disso, se você já foi condenado, mas passaram-se 5 anos desde que cumpriu a pena, você também é réu primário.


O que é polo ativo ou passivo?

O autor é o polo ativo do processo, em contraposição ao réu, que é o polo passivo. O réu é a parte contra quem o processo é promovido. É contra ele que o pedido do autor é apresentado.


O que quer dizer a palavra requerida?

1. Dirigir petição oficial a; solicitar, pedir, reclamar por meio de requerimento. 2. Exigir; determinar; precisar.


O que é recorrente e recorrido?

Recorrente – Novo CPC (Lei n° 13.105/15) É aquele que interpõe recurso, judicial ou administrativo, para impugnar uma decisão proferida. É a pessoa que recorre de uma sentença judicial ou de uma decisão administrativa que lhe foi desfavorável. Referências bibliográficas: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.


Step 1

Visite a delegacia de sua cidade e faça o requerimento de uma ordem de proteção contra abusos de seu cônjuge ou qualquer outra pessoa com quem você teve uma relação íntima. Você pode também requerer uma ordem de proteção contra um estranho, colega de trabalho ou um conhecido que tenha perseguido, ameaçado ou agredido você.


Step 2

Discuta seu caso perante a um juiz. Dê exemplos específicos de abuso ou perseguição que ocorreram. Forneça provas, laudo da polícia e relatórios de testemunhas se possível. O juiz emitirá uma ordem temporária e marcará uma audiência – à qual você e o agressor deverão comparecer – dentro de uma semana.


Step 4

Vá até sua audiência – na qual o juiz emitirá uma ordem de proteção final, se ele julgar necessária. Esta ordem final oferece proteção a longo prazo contra o agressor.

image

Leave a Comment