Como saber se a bateria da moto acabou

image

Como saber se a bateria da moto está acabando?

  • Tempo de uso Toda bateria possui uma vida útil, uma média de tempo que ela dura, principalmente as automotivas. …
  • Recargas Ineficazes O maior indício de que a bateria já não está boa e você precisa trocar é quando você recarrega-a e nada acontece. …
  • Partida Pesada Perceba a partida, se ela está muito fraca (em termos de arranque) ou se aparenta estar normal. …

Full
Answer

Como saber se a bateria da sua moto está fraca?

Como saber se a bateria da sua moto está fraca? Você acorda, vai ligar sua moto para ir ao trabalho e, quando percebe, ela não “pega” de forma alguma. O inverno é a estação do ano e a umidade está com os níveis elevadíssimos. Você não realiza uma inspeção periódica nos componentes de seu veículo sob duas rodas há bastante tempo.

Quanto tempo dura uma bateria de moto?

Assim como acontece com as baterias automotivas dos carros tradicionais, as baterias de motocicletas também possuem um tempo médio de validade. Este, por sua vez, pode variar de um ano a dois anos e meio – embora, é claro, algumas extrapolem esta condição e durem muito mais ou muito menos do que esta estimativa.

O que acontece com a bateria do carro?

Se, no momento de ser acionado, o motor vira lentamente, é bastante provável que a bateria esteja sem carga suficiente. E uma pequena possibilidade de que seja algum problema mecânico. 3. Arranque não vira O motorista aciona o arranque mas o motor não se mexe.

Como saber se a bateria do meu carro descarrega?

Luz de alerta engana A luzinha no painel que se acende com o desenho de uma bateria NÃO significa problema nela,mas de que não está sendo carregada adequadamente. Pode ser um problema no alternador,ou na correia que o aciona, etc.

image


Como saber se está na hora de trocar a bateria da moto?

Se o indicador de bateria estiver aceso, pode ser que esteja descarregada, mas se tem mais de quatro anos, é o momento de trocar por outra nova. Se demorar alguns anos para utilizar uma moto, também é recomendável substituir a bateria por outra nova para poder utilizar sua máquina sem problemas.


Como saber se a bateria da moto não está boa?

0:271:34Suggested clip · 47 secondsComo testar bateria de moto e verificar se está carregandoYouTubeStart of suggested clipEnd of suggested clip


O quê bateria fraca causa na moto?

Imagine a cena: você está saindo de casa e quando vai ligar a moto, ela não pega. Provavelmente sua moto dará alguns sinais de que sua bateria precisa ser trocada, estando fraca ou desgastada, veja alguns deles: As “chupetas” não possuem mais o efeito desejado. Partida pesada.


O que acontece quando a moto não quer ligar?

VERIFIQUE A BATERIA A principal causa para o motor de uma motocicleta não pegar, principalmente as que têm partida elétrica, é a bateria. De maneira simplificada, o sistema funciona da seguinte maneira: ao acionar o botão da partida, é liberada energia da bateria ao motor de arranque; o motor de arranque gira.


Como dar um tranco na moto?

PassosProcure outros problemas que possam estar impedindo a partida da motocicleta. … Partidas no tranco requerem que a moto esteja em uma marcha mais baixa. … Segure a embreagem e comece a empurrar a moto. … Solte a embreagem e aperte a ignição. … Acelere e aumente as rotações do motor. … Dê algumas volta com a moto.


Quando a moto liga o painel mas não da partida?

Se há faísca, mas a moto ainda não pega, o problema pode ser o combustível. Parece bobagem, no entanto, é sempre bom verificar seu nível, pois o marcador do painel pode estar com defeito. Em motos injetadas, é preciso cerca de um quarto de tanque para que a bomba de combustível consiga coletá-lo.


Pode fazer moto pegar no tranco?

O tranco é prejudicial principalmente se a moto for injeção eletrônica. Quando o motociclista faz o processo, ele gera uma sobrecarga, o que pode levar a queima de componentes eletrônicos. Outro problema é a quebra na válvula.


Quanto tempo pode deixar a moto parada?

Se você usa sua moto regularmente – pelo menos umas 3 vezes por semana e por períodos acima de meia hora – sua bateria deverá suportar tranquilamente uma inatividade de ao menos uma semana-10 dias. Tal verdade se aplica a baterias de no máximo 2 anos de vida que é, hoje em dia, a média de vida útil deste componente.


Qual a função da bateria numa moto?

Mesmo para modelos que dão partida no pedal, a bateria serve para ajudar na centelha, na cama de explosão necessária para colocar o motor em funcionamento e, ainda, acender os faróis e lanternas e mantê-los ligados.


Como saber se o problema é na vela da moto?

Fuligem, óleo queimado ou outras impurezas na carcaça, no isolador ou nos eletrodos danificam a vela e podem indicar queima incorreta do combustível ou problemas com a lubrificação do motor. Se, no entanto, houver apenas uma mancha de cor levemente amarronzada na base do isolador, não há motivos para se preocupar.


1. Alérgica ao frio

Se há uma desconfiança em relação à bateria, pode transformá-la em quase certeza na época de temperaturas mais baixas, quando elas escolhem para pifar. Não é coincidência: elas produzem energia elétrica a partir de uma reação química. Mais difícil de acontecer no frio.


2. Motor vira devagar

Se, no momento de ser acionado, o motor vira lentamente, é bastante provável que a bateria esteja sem carga suficiente. E uma pequena possibilidade de que seja algum problema mecânico.


3. Arranque não vira

O motorista aciona o arranque mas o motor não se mexe. As vezes só se ouve um “clic-clic-clic”. Para se verificar a origem do problema, a sugestão é ligar faróis e buzinar ao mesmo tempo. Se a bateria estiver normal, os dois vão funcionar normalmente e, então, o problema é do próprio motor de arranque.


4. Luz de alerta engana

A luzinha no painel que se acende com o desenho de uma bateria NÃO significa problema nela,mas de que não está sendo carregada adequadamente. Pode ser um problema no alternador,ou na correia que o aciona, etc.


5. Azinhavre nos polos

Uma rápida verificada na bateria é suficiente para se perceber a presença de azinhavre (zinabre) nos polos, ou terminais. Que é uma corrosão do metal e prejudica a passagem da corrente elétrica. Uma boa limpeza – que pode ser com Coca-Cola, lembrando-se de lavar depois com água – resolve o problema.


6. Data de fabricação da bateria

Se falta corrente elétrica e se desconfia da bateria, vale a pena verificar a data de fabricação que está sempre registrada em sua superfície superior, perto dos terminais. Não existe um prazo definido, mas ela em geral dura pelo menos dois anos. Algumas chegam a três ou quatro anos, mas não vão muito além disso.


Quando isso pode acontecer?

Não há como saber especificamente o momento de “falecimento” da bateria de CMOS. O ciclo pode variar de dois a dez anos a partir da fabricação do computador e são vários fatores envolvidos na vida útil da fonte de energia. Aí vale uma dica: ao comprar um aparelho, mesmo que seja novo, verifique se a data de fabricação dele já não é avançada demais.


As pistas

O seu sistema pode apresentar algumas mensagens de erro que indicam que o problema está no CMOS. Há relatos de que, às vezes, talvez a máquina sequer ligue, mas esses casos parecem ser mais raros ou atrelados a outros problemas. As tais frases aparecem ainda na tela de boot do computador e impedem que o sistema seja corretamente inicializado.


O que fazer?

As configurações do CMOS são específicas do hardware de cada computador, o que significa que, em caso de defeito, uma assistência técnica especializada deve ser procurada.

image

Leave a Comment