Como saber se a candidiase acabou

image

A candidíase vulvovaginal é uma infeção vaginal que, se tratada de forma adequada, tem cura. Pode haver casos de infeções de repetição, a candidíase recorrente ou crónica (como esclarecido acima), havendo indicação para tratamentos de forma intermitente (sempre que a infeção voltar) ou de maior duração.

Full
Answer

O que fazer quando a candidíase está recorrente?

Na presença de sintomas sugestivos de candidíase, especialmente se forem recorrentes, é importante consultar um clínico geral, ginecologista ou urologista, para iniciar o tratamento mais adequado.

Como saber se estou com Candida?

Acumule e despeje a sua saliva nesse copo de água suavemente sem misturar a água. Deixe a água parada com sua saliva e retorne de 20 em 20 minutos para observar alguns sinais da Candida. A – formação de filamentos (como pernas) descendo do topo da água em direção ao fundo do copo. B – partículas opacas de saliva ficam suspensas na água.

Como saber se tem candidíase oral?

Para saber se tem candidíase oral é importante que saiba os sintomas que este fungo provoca no seu organismo para que os possa reconhecer a tempo. De seguida explicamos quais são: Aparecimento de placas esbranquiçadas na língua e na parte interior das bochechas. Estas manchas podem se estender às gengivas, garganta ou às paredes da boca.

Como saber se a candidíase cutânea é comum?

Em casos mais severos da infecção pode ser necessário uma colonoscopia para averiguar a aderência do fungo no cólon e na parede intestinal. A candidíase cutânea geralmente surge em regiões do corpo mais quentes, úmidas e escuras, mas não é uma regra.

image


Tipos de candidíase

Como já mencionado, candidíase e seus tipos podem afetar várias áreas do nosso corpo. Embora apareça com mais recorrência em mulheres em sua área íntima, os homens também podem obtê-lo. Assim, alguns dos tipos mais comuns de fungos Candida são:


O que causa?

As condições que causam candidíase são variadas. Se alguns deles são dados, eles facilitam a proliferação do fungo que causa candidíase. No entanto, existem vários testes em casa para detecta-la que nos dará um resultado mais preciso. Sem mais atrasos, algumas dessas condições são:


Como é detectada?

A maneira mais eficiente de detectá-lo é através dos seu sintomas. No caso de candidíase na pele, boca, ânus e genitais, a sintomatologia é semelhante. Geralmente gera queimação, ardor e inchaço. No entanto, o método indiscutível para detectá-la é o teste laboratorial.


Como eliminar do seu corpo?

Existem várias alternativas que nos ajudariam a eliminar o fungo Candida do nosso corpo. Além de medicamentos, existem também remédios caseiros para candidíase que são muito eficazes para acabar com esta patologia. Mas o mais importante é detectar-la para eliminá-la.


Resultado

Nos homens, 16 pontos ou mais indicam o risco de crescimento de Candida. Uma pontuação de 22 ou mais sugere que os sintomas são muito provavelmente relacionados à candidíase. Nas mulheres 20 ou mais indica crescimento do fungo. Uma pontuação de 26 ou superior reflete uma alta probabilidade de candidíase no corpo.


Corrimento branco e coceira são os principais sinais da candidíase vaginal

O primeiro indício de que você está com candidíase são os sintomas. É a partir deles que você vai começar a desconfiar da infecção vaginal e procurar um ginecologista. Os sintomas de candidíase mais comuns são corrimento branco com grumos, coceira, ardência, inchaço e vermelhidão na vagina.


Diagnóstico da candidíase: como é feito?

Para confirmar a candidíase, é imprescindível passar por uma consulta com ginecologista. Após o exame clínico (com base nos sintomas descritos pela paciente e na análise visual do médico), já costuma ser possível identificar a infecção. Também pode ser necessário realizar exames específicos, como o exame papanicolau (ou exame preventivo).


Como saber se é candidíase ou tricomoníase?

Algumas pessoas confundem os sintomas de candidíase feminina com um quadro de tricomoníase, que é uma Infecção Sexualmente Transmissível provocada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.


Tipos de candidíase

Os sintomas variam dependendo da parte do corpo infectada. A candidíase tende a aparecer em áreas úmidas da pele e nas mucosas. Embora elas variem de pessoa para pessoa, os sintomas dos tipos mais comuns de candidíase, dependendo da sua localização, são os seguintes:


Conclusão

Este teste permite que você saiba se tem uma infecção por candidíase para iniciar o tratamento apropriado. Além disso, ele também ajuda a reduzir os erros de automedicação diante de infecções vaginais.


1. Não ficar com roupa molhada

O fungo da candidíase cresce em ambientes úmidos e quentes, o que torna a região íntima propícia para o crescimento desse fungo.


2. Usar roupas de material orgânico

Usar roupa de materiais sintéticos como lycra, microfibra ou elastano, podem agravar a irritação da região íntima, já que são menos “respiráveis”, aumentando a transpiração e abafamento da região, o que facilita o desenvolvimento de fungos.


3. Manter uma higiene íntima adequada

Manter a higiene da região íntima adequada ajuda a manter o equilíbrio da flora bacteriana e evitar a proliferação do fungo da candidíase. O ideal é usar sabonetes de pH neutro e água, lavando somente a parte externa com movimentos suaves.


4. Dormir sem roupa íntima

Dormir sem roupa íntima é uma ótima opção para ajudar a evitar o agravamento da candidíase, pois a região íntima fica menos abafada, mais ventilada e menos úmida, dificultando a proliferação do fungo causador da candidíase que necessita de ambiente úmido e quente para proliferar.


5. Evitar o uso de desodorantes íntimos

Os desodorantes íntimos servem para aumentar a sensação de frescor na região, no entanto, podem causar irritação, alergia e alterar o pH da região, o que pode facilitar o desenvolvimento de fungos.


6. Evitar duchas íntimas femininas

O uso da ducha íntima, em que se lava dentro do canal vaginal, é relativamente comum entre as mulheres mas pode aumentar o risco de desenvolver ou agravar a candidíase.


7. Evitar absorventes diários

Os absorventes diários geralmente são usados para manter a calcinha seca e limpa ao longo do dia, no entanto, o uso diário pode abafar a região íntima deixando-a mais úmida e quente, o que favorece o crescimento do fungo que causa a candidíase.


Como é feito o tratamento

O tratamento para candidíase recorrente deve ser feito de acordo com a recomendação do médico. Antes de ser indicado o medicamento a ser utilizado, é importante que seja feito um antifungigrama, ou seja, um exame laboratorial que tem como objetivo identificar a quais antimicrobianos a Candida sp.


Sintomas da candidíase crônica

Os sintomas de candidíase recorrente são os mesmos da candidíase comum, com a diferença que os episódios de candidíase acontecem pelo menos 4 vezes ao ano. Os principais sinais e sintomas de candidíase são:


Por que acontece

A candidíase recorrente é mais frequente de acontecer em pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido e em pessoas que não realizaram o tratamento corretamente, podendo ser também favorecida por algumas situações, sendo as principais:

image

Leave a Comment