Como se da a açao do anticoncepcional

image

O anticoncepcional deve ser iniciado com a toma do 1º comprimido da cartela e no 1º dia de menstruação. Depois, deve-se continuar a tomar a 1 comprimido por dia no mesmo horário até ao fim da cartela, de acordo com as orientações da bula que acompanha o medicamento.

Full
Answer

Como iniciar um anticoncepcional?

Antes de iniciar qualquer anticoncepcional, é importante ir ao ginecologista para que, mediante a história de saúde, a idade e o estilo de vida da pessoa, possa ser aconselhado o mais indicado.

Quais são os tipos de anticoncepcional?

O anticoncepcional injetável, a pílula (comum ou minipílula), o adesivo e o anel vaginal fazem parte de uma grupo com elevadíssima taxa teórica de sucesso, mas com taxas reais um pouco inferiores, pois estas dependem, em parte, de ações da usuária.

Quais são os métodos anticoncepcionais?

Métodos anticoncepcionais de barreira 3.1. Camisinha 3.2. Camisinha feminina 3.3. Diafragma 3.4. Esponja vaginal 3.5. Espermicida 4. Métodos anticoncepcionais hormonais 4.1. Pílula anticoncepcional 4.2. Minipílula 4.3. Pílula do dia seguinte (PDS) 4.4. Anticoncepcional injetável 4.5. Adesivo anticoncepcional 4.6. Implante anticoncepcional 4.7.

Quem não pode tomar anticoncepcionais?

Os anticoncepcionais não devem ser usados por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, hemorragia genital de origem não conhecida, historia de tromboembolismo venoso, doença cardiovascular ou cerebrovascular, doenças hepato-biliares, enxaqueca com aura ou história de câncer de mama.

image


Como ocorre a ação do anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional combina estrógeno e progesterona para inibir a ovulação, impedindo a liberação do óvulo. O remédio ainda atua para alterar o muco endocervical no endométrio, evitando que os espermatozoides atinjam as trompas, onde ocorre a fecundação. Os efeitos do remédio já são sentidos no primeiro dia.


Quando começa o efeito do anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional começa a fazer efeito logo no primeiro dia de sua toma, no entanto, é melhor esperar terminar uma cartela para ter relações.


Quanto tempo depois de tomar o anticoncepcional pode ter relação?

Após 7 dias de uso correto, a mulher já pode ter relações sem preservativos sem haver risco de engravidar.


O que acontece com o corpo quando toma anticoncepcional?

O principal papel dos hormônios liberados pela pílula anticoncepcional é inibir a ovulação. Por conta disso a mulher não entra no período fértil e, como consequência, não corre o risco de engravidar. E não é só isso: o anticoncepcional também age impedindo a dilatação do colo do útero.


É possível engravidar com 3 dias tomando anticoncepcional?

Se você iniciou o anticoncepcional nos primeiros 5 dias da menstruação, então o risco de engravidar é minimo, Mas se você iniciou o anticoncepcional em qualquer dia do ciclo menstrual, pode ser que tenha ocorrido a ovulação , e então existe sim um risco maior de engravidar.


Tem chance de engravidar na primeira cartela de anticoncepcional?

Se você iniciou o anticoncepcional corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos, você está protegida a partir do primeiro comprimido da cartela e o risco de falha é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%).


Tem que tomar o anticoncepcional antes ou depois da relação?

É uma pílula que se toma até 5 dias depois de uma relação sexual desprotegida para evitar uma gravidez.


Quanto tempo devo tomar anticoncepcional antes da primeira relação?

A eficácia maior se dá em até 72 horas e só tem efeito se a fecundação ainda não tiver ocorrido. Se a mulher já estiver grávida, a pílula não tem efeito abortivo.


Qual anticoncepcional que emagrece e limpa a pele?

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.


Quais os problemas que o anticoncepcional pode causar?

Segundo o documento, algumas usuárias relatam alterações nos padrões da menstruação com sangramentos irregulares. Também existem casos de ausência de menstruação e dores de cabeça, tontura, náuseas, sensibilidade das mamas, alterações de humor e peso.


Por que o anticoncepcional engorda?

Essa é a principal dúvida do público feminino com relação ao método, mas a verdade é que a pílula não engorda, o anticoncepcional é feito à base de hormônio, que pode reter líquidos na paciente. O que pode ocorrer é o fato da paciente se sentir mais inchada, mas não há aumento de gordura.


Introdução

A pílula anticoncepcional, também chamada de contraceptivo oral ou anticoncepcional oral, é um método de controle de natalidade existente no mercado desde a década de 1960.


O que é a pílula anticoncepcional?

Existem no mercado vários tipos de pílula anticoncepcional. As mais comuns são os chamados anticoncepcionais orais combinados, que são pílulas compostas por dois hormônios femininos:


Como tomar

Existem algumas formas diferentes de tomar a pílula anticoncepcional. A escolha do melhor método é feita pelo ginecologista de forma a se adaptar melhor ao histórico clínico e às atividades de vida de cada mulher.


Como tomar a pílula pela primeira vez?

Mulheres que vão iniciar a pílula pela primeira vez na vida, ou que vão reiniciar o uso a após alguns meses ou anos de pausa, costumam ser orientadas a começar a caixa no primeiro dia da menstruação.


O que fazer se esquecer a hora de tomar a pílula?

No casos dos anticoncepcionais orais combinados, a pílula não precisa ser tomada exatamente na mesma hora todo dia. Porém, não é bom atrasar a toma por mais de 12 horas. Se você tomou uma pilula às 9h, o ideal é que no dia seguinte não a tome depois das 21h.


Dúvidas comuns

O ideal é conversar com o seu ginecologista antes de tomar essa decisão. Algumas pílulas são feitas para serem usadas com pausas (algumas das pílulas na cartela não contém hormônios).


Que horas tomar o anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional pode ser tomada a qualquer hora do dia, mas é importante que ela seja tomada sempre no mesmo horário para evitar a diminuição do seu efeito. Assim, para não esquecer de tomar o anticoncepcional, algumas dicas são:


O que fazer se esquecer de tomar na hora certa

Em caso de esquecimento, deve-se tomar a o comprimido esquecido logo que lembrar, mesmo que seja necessário tomar 2 comprimidos ao mesmo tempo. Se o esquecimento tiver sido por menos de 12 horas após o horário habitual do anticoncepcional, o efeito da pílula será mantido e deve-se seguir tomando o restante da cartela normalmente.


O que fazer se a menstruação não descer?

Caso a menstruação não desça durante o período de pausa do anticoncepcional e todos os comprimidos tiverem sido tomados de forma correta, não há risco de gravidez e a próxima cartela deve ser iniciada normalmente.


Tomar o anticoncepcional pela primeira vez

O anticoncepcional deve ser iniciado com a toma do 1º comprimido da cartela e no 1º dia de menstruação. Depois, deve-se continuar a tomar a 1 comprimido por dia no mesmo horário até ao fim da cartela, de acordo com as orientações da bula que acompanha o medicamento.


Qual o melhor horário para tomar a pílula?

Pode-se tomar a pilula anticoncepcional a qualquer hora do dia, no entanto o horário escolhido deve ser sempre respeitado para que não exista risco de diminuir o seu efeito. Existem algumas dicas importantes para não esquecer a toma do comprimido como:


O que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional?

Em caso de esquecimento, deve-se ler a bula do medicamento e seguir suas orientações, pois varia de pílula para pílula. Porém, existem algumas indicações importantes, como:


Como tomar anticoncepcional pela primeira vez

A primeira vez que você vai tomar anticoncepcional pode ser a mais complicada de entender, principalmente para mulheres que não sabem que existem diferentes tipos de pílula e que cada uma possui uma maneira de ser tomada.


Como tomar anticoncepcional injetável

Algumas pessoas não conseguem se adaptar a pílula anticoncepcional, seja esquecendo de tomar um ou outro comprimido ou até mesmo por não se adaptar aos comprimidos.


Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas (os) para sanar qualquer tipo de dúvida.


Quando posso começar a tomar a pílula anticoncepcional?

Existem duas formas de começar a tomar a pílula, ou no primeiro dia da menstruação, ou em qualquer outro dia do ciclo menstrual, desde que haja certeza de que não se está grávida.


O que faço se esquecer de tomar o anticoncepcional?

Se esqueceu de tomar a pílula até 12 horas do horário em que costuma tomar, tome imediatamente a pílula esquecida assim que lembrar e o próximo comprimido no horário habitual. Siga normalmente a cartela.


Como tomar o Ciclo 21?

O ciclo 21 é um anticoncepcional composto por levonorgestrel e etinilestradiol, é uma pílula muito popular, inclusive porque é distribuída gratuitamente na rede pública.


Introdução

Chamamos de método contraceptivo (ou método anticoncepcional) toda ação cujo objetivo é impedir ou, pelo menos, reduzir substancialmente a chance de uma mulher engravidar após uma relação sexual.


Qual é o melhor método anticoncepcional?

Não existe uma resposta correta para a pergunta acima. Na verdade, todos os métodos contraceptivos têm suas vantagens e desvantagens. É fácil saber qual é o método mais efetivo, qual é o mais barato, qual é o mais cômodo, qual é o que dura mais tempo, etc.


Métodos anticoncepcionais de barreira

Chamamos de método anticoncepcional de barreira os métodos que se baseiam em criar uma barreira física ou química entre os esperma ejaculado e o útero da mulher.


Métodos anticoncepcionais hormonais

Chamamos de métodos anticoncepcionais hormonais todos aqueles que se baseiam na utilização de hormônios sexuais femininos, nomeadamente a progesterona e o estrogênio, para manipular o ciclo menstrual.


Métodos anticoncepcionais intrauterinos

Os anticoncepcionais intrauterinos, mais conhecidos como DIU (dispositivo intrauterino), são um dos métodos contraceptivos mais seguros, confortáveis e eficazes.


Métodos anticoncepcionais permanentes

Os métodos anticoncepcionais permanentes são aqueles que têm como objetivo esterilizar o homem ou a mulher, tornando-os inférteis de forma definitiva. As duas formas de esterilização disponíveis, seja no homem ou na mulher, são através de cirurgia.


Métodos alternativos

Os 15 métodos descritos até agora têm o comum o fato de utilizarem um procedimento médico ou um dispositivo artificial para prevenir a gravidez. Existem, porém, formas alternativas de contracepção.

image

Leave a Comment