Como se da a tensao eletrica por açao termica

image

Full
Answer

O que é a tensão elétrica e como funciona?

Tensão elétrica é uma grandeza física escalar medida em volts. Ela é responsável pela movimentação das cargas elétricas, também conhecida como corrente elétrica. Tensão elétrica, diferença de potencial e voltagem (termo coloquial) referem-se à mesma grandeza física escalar, que é medida em volts.

Como calcular a tensão elétrica?

O cálculo da tensão elétrica pode ser feito utilizando o trabalho realizado (T) e a carga que o recebe (q). Exemplo: Quando uma força elétrica realiza um trabalho de 6.10 –4 J para que do ponto x ao ponto y, em um campo elétrico, seja deslocada uma carga puntiforme de 3.10 –5 C, qual a tensão elétrica entre esses dois pontos?

Qual a diferença entre voltagem e tensão?

Muitos falam voltagem, mas isso é errado, o certo a ser falado é tensão. As pessoas usam muito o termo “voltagem” em decorrência ao cientista que descobriu a tensão elétrica, Alessandro Volta.

Como calcular a tensão elétrica para a corrente contínua?

Existem três formas de se calcular a tensão elétrica para a corrente contínua. São elas: a partir da razão entre a energia elétrica e a quantidade de carga; a partir da corrente e da resistência do circuito e a partir da razão entre a potência elétrica e a corrente.

image


Tensões Térmicas

Agora, se as barras dos nossos trilhos pudessem realmente expandir e contrair livremente como acabamos de ver, nunca seria gerada nenhuma tensão nelas, pois não haveria nenhuma força atuando sobre elas.


Exemplo

Então vamos resolver um exemplo! Imagina que a dona barrinha tem inicialmente
L 0 = 3 m
, seu coeficiente de dilatação linear é
α = 1.10 – 4 m / ° C
, coeficiente de elasticidade
E = 200 G P a
. e área igual a
100 m m 2
. Sabendo que a dona barrinha encontra-se num vão com
3,02 m
de comprimento.


Passo 1

Primeiro, ele quer que a gente encontre a temperatura final
T ( 1 ) ‘
exigida para que a dilatação térmica
δ T = α c o n c * Δ T * L
seja igual à folga
s
.


O que é tensão elétrica

Podemos entender a tensão elétrica como o ente físico responsável pela movimentação das cargas dentro de um circuito. Dessa forma, a tensão se trata da tendência que uma carga elétrica tem de ir para um ponto a outro do circuito.


Fórmula da tensão elétrica

Existem três formas de se calcular a tensão elétrica para a corrente contínua. São elas: a partir da razão entre a energia elétrica e a quantidade de carga; a partir da corrente e da resistência do circuito e a partir da razão entre a potência elétrica e a corrente.


Características da tensão elétrica

A tensão elétrica é caracterizada como a diferença de potencial entre dois pontos de um determinado circuito. Ela é quem determina a quantidade de energia que será fornecida ao circuito.


Diferença entre tensão elétrica e força eletromotriz

Uma característica importante da Tensão elétrica é a de que ela nos fornece a energia fornecida à carga elétrica, diferentemente da força eletromotriz. Esta, por sua vez, nos fornece a energia que cada carga elétrica recebe.


Demonstração visual da queda de tensão elétrica

Na figura abaixo temos uma bateria de 9V que fornece energia elétrica para o circuito, permitindo que o LED de aproximadamente 2V e 20mA acenda. Neste exemplo o resistor 350 ohms é um elemento resistivo, responsável pela queda de tensão elétrica, para evitar que o LED seja danificado.


Fórmulas para o cálculo da tensão elétrica

Um campo elétrico proveniente da interação das cargas presentes nas pilhas ao interagir com as cargas nos condutores provocam o movimento destas cargas, que se configuram num fluxo o que origina a corrente elétrica.


Lei de Ohm

Existe uma relação muito simples entre corrente elétrica, tensão elétrica e resistência. Anote essa fórmula em um papel para memorizá-la, pois você vai precisar dela para resolver problemas referentes a diversos cálculos de elétrica:


Segunda Lei de Kirchhoff

Na segunda lei de Kirchhoff fala que em uma malha, a soma das tenções elétricas é sempre igual a zero.


Assuntos

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui.


O que é energia térmica

O conceito de energia térmica é, portanto, problemático, uma vez que frequentemente é confundido com o conceito de energia interna. Por isso, iremos definir esse último de forma objetiva: energia interna é a forma de energia contida em um sistema por virtude exclusiva de sua temperatura.


Fórmula de energia térmica

Nos gases ideais, a energia cinética translacional é muito mais expressiva do que as energias cinéticas de rotação e vibração. De acordo com a teoria cinética dos gases, a energia cinética translacional média das moléculas de um gás monoatômico ideal (que corresponde à sua energia térmica) pode ser calculada por meio da seguinte identidade:


Onde encontramos energia térmica

Qualquer corpo que esteja a uma temperatura superior ao zero absoluto (0 K ou -273,15 ºC) apresenta energia térmica. Os movimentos executados por seus elementos constituintes (átomos, nêutrons, prótons e elétrons) conferem-no essa energia.


Como funciona a energia térmica

A energia térmica de um corpo é diretamente proporcional à sua temperatura e corresponde à soma das energias cinéticas do conjunto de moléculas que o constituem. Podemos escrever essa definição da energia interna no formato de um somatório das energias cinéticas de cada molécula:


Usos da energia térmica

A energia térmica pode ser extraída de corpos aquecidos e transformada em outras formas de energia, como acontece nas usinas termoelétricas. Nesse tipo de usina, a água é aquecida sob altas pressões, quando liberada, transforma-se em vapor de água e a grande energia cinética de suas partículas é usada para movimentar grandes turbinas.


Energia térmica e calor

É necessário estabelecermos uma diferença entre os conceitos de energia térmica e calor. Dizemos que calor é a transferência de energia térmica, no entanto, não é verdade que um corpo dotado de muita energia térmica seja capaz de transferi-la em grandes taxas.

image

Leave a Comment