Como trabalhar com açaí e cupuaçu

image

Quais são os melhores usos do cupuaçu?

Os melhores usos do cupuaçu são obtidos na forma de sorvetes, sucos e vitaminas, que são muito consumidos e admirados em todo o País. Doces à base de cupuaçu são também muito admirados, tais como o creme, compotas, geléias e refrescos. Dentre outros usos importantes, acham-se o “vinho” (refresco sem álcool) e licores.

Quais são os usos da polpa de cupuaçu?

16 6.2. USOS TRADICIONAIS Tradicionalmente, a polpa de cupuaçu é a parte mais utilizada pela popu- lação da região amazônica. O despolpamento é manual, sendo a polpa se- parada das sementes com o auxílio de tesoura e destina-se para consumo próprio e o mercado local.

Qual a diferença entre cacau e cupuaçu?

O fruto possui perfume forte e doce, apresenta forma esférica ou ovóide, mede até 25 cm de comprimento, chega a pesar mais de 1 Kg, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. Das sementes do cupuaçu é feito o cupulate, o chocolate que substituiu o clássico cacau pelo seu primo, o cupuaçu.

image


Qual fruta que combina com cupuaçu?

A nossa dica na hora de montar o seu Cupuaçu é apostar na combinação com Calda de Maracujá ou Calda de Morango. O sabor dessas duas frutas na forma de calda contrasta com o sabor marcante do Cupuaçu e mistura-las é experimentar algo inusitado e delicioso.


Quanto tempo leva para produzir o cupuaçu?

PRODUÇÃO Se estabiliza ao cinco anos após o início do plantio. Contudo, os primeiros frutos do cupuaçuzeiro surgem aos dois anos de idade da planta.


Como se usa o cupuaçu?

A nutricionista Paula explica que não existe contraindicação para o consumo do cupuaçu. “Podemos consumir a polpa da fruta na forma de sucos, cremes, sorvetes etc.”, diz. “No entanto, nenhum alimento deve ser consumido em excesso”, lembra.


Como adubar o pé de cupuaçu?

Aplicar 70% do nitrogenado no início das chuvas e os 30% restantes no final da estação chuvosa. Para o caso do potássio, recomenda-se aplicar 35% no início das chuvas e os 65% restantes no final das chuvas. O fertilizante deve ser aplicado uniformemente em cobertura em toda a área de coroamento da planta.


O que fazer para o pé de cupuaçu dar frutos?

Ou seja, ela precisa do pólen de uma outra planta de cupuaçu, que não seja um clone (mudas irmãs de estaquia ou alporques por exemplo). Assim, procure plantar um novo pé de cupuaçu em sua propriedade, com origem diferente da primeira árvore. Você terá frutos, apenas quando as duas árvores florescerem e trocarem pólen.


Qual a altura do pé de cupuaçu?

O cupuaçu é fruto do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), uma árvore típica da Amazônia brasileira, de família próxima à do cacaueiro. O cupuaçuzeiro pode medir entre 10 e 15m de altura e necessita de um solo firme, fértil e com boa retenção de água para se desenvolver.


Para que serve a fruta do cupuaçu?

O cupuaçu contém vitamina C, que tem alto potencial antioxidante, ou seja, protege as células dos efeitos dos radicais livres e, portanto, previne o envelhecimento das células e oferece suporte ao sistema imunológico.


Qual é o sabor do cupuaçu?

O perfume inconfundível do Cupuaçu envolve todo o ambiente e sua polpa de sabor ácido e marcante traduz-se em utilização versátil. Da fruta, que é prima do cacau, se usa a polpa para fazer geleias, sucos e licores.


Como saber se o cupuaçu está bom para comer?

A maturação do cupuaçu é facilmente reconhecida, pois, quando maduro, exala cheiro característico e forte. O fruto se desprende da planta e cai no solo (Figura 3), ocasião em que se efetua a coleta. Os frutos atingem o ponto ótimo de colheita entre quatro meses e meio e cinco meses e meio.


Porque meu cupuaçu não dá fruto?

É comum observarem-se plantas de cupuaçu que floram bastante mas não produzem frutos. A causa até o momento apontada é o baixo índice de polinização natural com pólen compatível e em número suficiente para induzir a formação do fruto (VENTURIERI, 1994).


Como fazer a poda no cupuaçu?

A poda de limpeza consiste em eliminar os ramos secos dos cupuaçuzeiros e os ramos e brotos afetados pela vassoura-de-bruxa ou outras doenças. Esta deve ser realizada no período de chuvas e após a colheita. É imprescindível que todo material eliminado da planta seja queimado ou enterrado.


Como fazer cupuaçu amadurecer?

Para intensificar o efeito, você pode embrulhar as frutas em papel ou sacos plásticos perfurados, se possível, junto com um pedaço de fruta já madura, para concentrar o gás etileno. 4. Mas lembre-se: não deixe as frutas em embalagens fechadas, pois isso irá sufocá-las e prejudicar o amadurecimento adequado.


Afinal, o que é C&A?

Antes de falarmos da C&A trabalhe conosco e como participar, temos que nos estender um pouco mais sobre a história da C&A e como ela se distribui pelo Brasil. Em suma, C&A é uma enorme e internacional cadeia de lojas do setor de vestuário. Em território brasileiro, a marca ocupa o lugar de maior rede de lojas de departamento.


Quais são os requisitos da C&A trabalhe conosco?

A C&A trabalhe conosco é uma oportunidade pois, para conseguir dar conta de tantas filiais, a marca conta com uma equipe alta de colaboradores. De fato, os profissionais contratados podem atuar em setores diferentes. A marca valoriza requisitos como, por exemplo, proatividade, inovação, criatividade, dedicação e comprometimento.


C&A trabalhe conosco

De fato, a C&A é líder no mercado de varejos modistas, tendo muito orgulho de contar com um time de mais de dezesseis mil profissionais do sul ao norte brasileiro.


Como se candidatar a uma vaga?

Atualmente, a C&A conta com uma equipe de profissionais que soma mais de dez mil pessoas. Sempre que possível, a empresa usa a página profissional no Linkedin para realizar os anúncios de vagas abertas. Assim, é fácil se informar e acompanhar a abertura de oportunidades acompanhando o perfil da marca.


Enviando currículo para a C&A trabalhe conosco

Se sua intenção é se cadastrar como colaborador de uma loja C&A, você pode experimentar ir presencialmente em uma filial da marca na sua cidade para entregar um currículo. Assim, uma vez que seu currículo for compatível com o perfil da vaga aberta pela empresa, você será convocado para uma entrevista de emprego.

image


Características Da Planta

  • Árvore de até 10 m de altura com ramos fleríveis. Folhas longas de até 60 em de comprimento, de coloração ferrugínea na face inferior. Flores grandes, de cor vermelho- escura presas diretamente ao tronco.

See more on portalsaofrancisco.com.br


Fruta

  • Forma esférica ou ovóide de até 25 cm de comprimento. Casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. Sementes envoltas por polpa branca, ácida e aromática. Frutifica de janeiro a maio.

See more on portalsaofrancisco.com.br


Cultivo

  • Propaga-se por sementes em regiões de clima quente e úmido. Aceita solo de baixa fertilidade e o plantio ocorre na estação chuvosa. O cupuaçu é uma fruta exagerada:grande, pesada. volumosa, perfumadíssima. As folhas de sua árvore são grandes; suas sementes são muitas e também grandes, envoltas em uma polpa branca, ácida e de aroma bastante forte e agradável. …

See more on portalsaofrancisco.com.br


Características Gerais

  • É uma das frutas mais populares da região, muito consumida pela população amazônica. A fruta apresenta uma casca dura, forma elíptica e pesa em média 1,250 g. Sua composição é 37,5% de casca, 15,0% de semente e 45,5% de polpa. A semente tem uma gordura branca bastante semelhante à gordura de cacau. As sementes podem ser aproveitadas para a fabricação de cho…

See more on portalsaofrancisco.com.br


O Cupuaçu: Usos E Potencial para O Desenvolvimento Rural Na Amazônia

  • O cupuaçu(Theobroma grandiflorum) é uma espécie nativa da Amazônia e pertence à mesma família do cacau (Theobroma cacau), espécie da qual se obtém o chocolate. Ao contrário do cacau que é cultivado em diversas partes do mundo, o cupuaçu está em processo de domesticação e seu cultivo é restrito aos estados da região norte e alguns países que fazem pa…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Características Da Planta

  • Crescimento É uma planta de crescimento rápido. Mesmo nos solos pobres que predominam na Amazônia, já nos 3 primeiros anos pode atingir 2 a 3 m de altura. Na maturidade chega a atingir 15 m de altura e 6 a 8 m de diâmetro de copa. A ramificação é abundante, sustentando um conjunto denso de folhas que quando jovens são de cor rosa e revestidas de pêlos e quando ple…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Beneficiamento

  • Cupuaçu Consiste em despolpar os frutos de forma manual ou mecânica. Com a polpa preparam-se sucos, sorvetes, doces, licores, cremes e muitas outras iguarias finas de incomparável sabor. Algumas indústrias dispõem de máquinas que apresentam bom desempenho no beneficiamento do fruto. Da semente do cupuaçuobtém-se a matéria prima para produção do “cupulate”, um pro…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Informações – Valores Nutricionais

  • Polpa de 100g: Fonte: www.docemel.com.br Cupuaçu: Theobroma grandiflorum Ocorrência:Região Amazônica, principalmente no Estado do Pará. Outros nomes: Cupuaçu-verdadeiro, cupuassu tree

See more on portalsaofrancisco.com.br


Características

  • Espécie com altura de 4 a 8 m (até 15 m na mata alta), dotada de copa alongada ou piramidal. Tronco geralmente ereto e mais ou menos cilíndrico, com casca fissurada longitudinalmente, de 25 a 35 cm de diâmetro. Folhas simples, opostas, curto-pecioladas, subcoriáceas, discolores, glabras na face superior e com delicados pêlos estrelados na inferior, visivelmente nervadas, d…

See more on portalsaofrancisco.com.br


Utilidade

  • A madeira é muito pouco utilizada, entretanto é indicada para uso interno em construção civil e para serviços de marcenaria. Os frutos são comestíveis e muito apreciados, principalmente pelas populações do norte do país, onde seu suco é muito popular. Também consumido na forma de sorvetes, doces em pasta, cremes, pudim e geléia. As amêndoas substituem o chocolate. É culti…

See more on portalsaofrancisco.com.br

Leave a Comment