Como trabalhar com criança muito timida plano de açao

Como lidar com a timidez de uma criança?

Um psicólogo poderá ajudar a criança a lidar com a timidez de maneira mais assertiva. Mesmo sem se expor demais, a criança tímida pode ter excelente relacionamento com os amigos e conquistar mais autonomia e independência, sem passar nenhum aperto mesmo longe dos pais.

Como ajudar a criança a ser tímida?

Nesse processo de inclusão desses nossos alunos, o desafio para a escola é construir uma comunidade que respeite as diferenças. A questão é ajudar cada criança, tímida ou extrovertida, a entrar em contato consigo mesma e se aventurar com mais autoconfiança nos processos de socialização. No mais, que exista lugar no mundo para os tímidos!

Quando as crianças ficam mais tímidas?

É normal as crianças ficarem mais tímidas quando estão diante de situações novas e, principalmente, quando estão com pessoas que elas não conhecem. Apesar disso, nem toda criança tímida será um adulto tímido.

Como lidar com os alunos tímidos?

 Estabeleça constante contato com o aluno tímido. Quanto mais você for bem sucedido no desenvolvimento de uma relação de confiança com o aluno mais provável será que ele desenvolva a confiança necessária para relacionar-se com os seus pares. Tente encontrar tempo para fazer algumas atividades que a criança goste.


1. Reconhecer o ambiente

Levar a criança para conhecer a escola que vai frequentar antes do início das aulas pode ajudar a diminuir a ansiedade, fazendo com que a criança se sinta mais confiante e tenha coragem de falar com os amiguinhos. Uma boa ideia é matricular a criança na mesma escola de alguém que ela goste, como um vizinho ou parente, por exemplo.


2. Conversar olhando nos olhos

Olhos nos olhos transparecem confiança e quando os pais conversam com os filhos sempre olhando nos olhos as crianças tendem a repetir este comportamento com os outros.


3. Ter paciência

Não é só porque a criança é tímida, que ela será um adulto tímido, o que tem-se observado ao longo dos anos é que as crianças tímidas, quando chegam na fase da adolescência e juventude, tendem a se soltar mais.


6. Não expor a criança a situações que ela não gosta

Ao forçar a criança a ter que dançar na escola, por exemplo, pode aumentar a ansiedade que ela sente e ela pode até mesmo começar a chorar por ter vergonha e por estar se sentindo ameaçada.


8. Evitar falar pela criança

Os pais devem evitar responder pelas crianças porque com este comportamento elas não são estimuladas a vencer seus medos e aflições e a ganharem coragem para falar.


Quais são as características de uma criança tímida. O que é a timidez?

As relações interpessoais tem muita importância no desenvolvimento infantil e no funcionamento psicológico, escolar e familiar da criança.


O que é a timidez infantil

A timidez na infância se define como uma conduta que se caracteriza por uma dificuldade nas relações interpessoais e uma tendência acentuada de fuga ou desvio do contato social com outras pessoas.


Entender uma criança tímida

1. Vamos pensar que as crianças manifestam suas emoções através do seu comportamento, assim também das suas brincadeiras e seus desenhos. Ainda falta muito tempo para que possam se expressar através da linguagem e dizer, por exemplo: “mamãe, estou triste”, “estou com saudade do papai”, ou simplesmente “não sei o que acontece comigo”.


Como detectar a timidez na infância

De acordo com Joice, algumas situações ajudam a detectar a timidez na infância e é bastante útil estar atento para verificar se ela não está comprometendo muito o desenvolvimento de habilidades sociais na criança. “Essa timidez se manifesta através de medo do que não conhece e vergonha de ser exposta.


Como ajudar crianças tímidas

É importante considerar que as crianças estão constantemente aprendendo novos comportamentos e interagir faz parte desse processo de aprendizagem. “Nessa fase, é essencial a ajuda da família. Acompanhe e incentive e a faça se sentir querida e amada. Não a rotule como tímida, ou então diga que está em fase de aprendizado.

Leave a Comment