Como usar xantana no açaí

image

Quais são as receitas com goma xantana em casa?

Acompanhamento perfeito para um café, você pode assar um pão de queijo low carb em apenas 30 minutos. Sua massa é criada somente na batedeira com os seguintes ingredientes: goma xantana, queijo curado, queijo parmesão, leite e farinha de amêndoas, farinha de coco, ovo e sal.

Qual a importância da goma xantana para a saúde?

Muito procurada por exercer o mesmo papel que o glúten em diversas receitas, a goma xantana estabiliza os alimentos e preserva a maciez e a elasticidade de pães, bolos, massas e etc. É boa para a saúde? A goma xantana é uma fibra encontrada como um pó branco.

Qual a diferença entre goma guar e goma xantana?

A goma guar não é tão potente como a goma xantana e a CMC ( carboximetilcelulose) costuma deixar a massa mais ressecada. A massa vai ficar instantaneamente mais grossa e pesada, parece que virou uma cola dura.

image


Como dissolver a goma xantana?

Misture goma xantana em um líquido, usando 1/4 de colher de chá para cada litro em sua receita. Primeiro, dissolva a goma em um pouco de água (ou outro líquido, se sua receita não incluir água) e, então, misture-a à massa.


Como medir 2 gramas de goma xantana?

Para medir a goma xantana você precisa utilizar uma colher de medida padrão. Você encontra colheres de medida em lojas que vendem utilidades domésticas e também em lojas que vendem artigos importados da China. A colher de chá mede 5 ml e meia colher de chá mede 2,5 ml, ou seja, é bem pouquinho mesmo.


Como usar goma xantana no lugar de gelatina?

Em receitas como geleias, sorvetes ou tortas recheadas que precisem de goma xantana, use a gelatina como substituta. Use duas vezes mais gelatina do que a quantia de goma xantana. Entretanto, a gelatina não deverá ser usada como substituta da goma xantana em cozidos.


Como usar goma xantana em massas?

Como usar a goma xantana nas receitas?Em receitas de pães, pizzas e biscoitos, normalmente é usado 1 colher de chá de goma xantana. … Misture a goma xantana junto com os ingredientes secos que há na receita. … A goma xantana também pode ser substituída por goma guar.More items…


Quantos gramas tem uma colher de chá de goma xantana?

Pão sem glútenIngredientesQuantidade (g/ml/kg)Medida caseiraGoma Xantana10 g1 colher de sopaSal1 e ½ colher de cháAçúcar20 g2 colheres de sopaFermento biológico seco10 g1 colher de sopa6 more rows


Qual a quantidade de goma xantana?

Como usar a goma xantana na culinária? Normalmente, o recomendado é usar 1/2 colher de chá de goma para cada xícara de farinha. Misture a goma com os ingredientes secos que há na receita. Com isso, a mistura fica mais uniforme.


Como substituir Goma-arábica?

Goma ghatti Seu comportamento é muito semelhante ao da goma arábica, sendo utilizada para substituí-la em momentos de escassez. Possui boas propriedades emulsificantes, devido à presença de proteínas. Em solução é mais viscosa do que a goma arábica, porém menos adesiva.


Como dissolver a goma?

A goma de guar pode ser dissolvida em líquido frio ou quente, de preferência com o auxílio de um mixer. Uma concentração de 0,1% a 1,5% do peso pode ser usada, dependendo de quanta viscosidade é desejada. Quanto maior a porcentagem de goma de guar usada, mais viscoso o líquido se tornará.


Como engrossar geleia com goma xantana?

Enquanto a fervura não abre, misture a água e a goma xantana rapidamente – a goma xantana ajudará a dar uma textura mais firme na geleia. Após os 5 minutos de fervura, junte a mistura da goma xantana e mexa vigorosamente com a ajuda de um fouet, para desfazer os grumos.


O que é goma xantana faz mal?

A goma xantana é considerada um alimento low carb e é usada amplamente em produtos específicos para quem não ingere glúten. Ela funciona assim como um aditivo eficaz para dar elasticidade e maciez às receitas sem glúten e pode ser usada em bolos, pães, sobremesas e outros.


Como usar a goma xantana

Na sua cozinha, a goma xantana serve para fazer o papel do glúten de suas receitas. Sendo assim, ela é um ingrediente indispensável para os alérgicos ao glúten .


É boa para a saúde?

Por ser um aditivo alimentar muitas vezes usado unicamente para melhorar as propriedades dos alimentos na indústria, muitos se perguntam se a goma xantana faz mal.


Alternativas à goma xantana

Para quem prefere buscar alternativas à goma xantana – seja por causa dos eventuais riscos à saúde ou por simplesmente se deparar com uma receita que leva a goma e não ter o produto em casa – existem várias opções, como:


1. Misto quente de pão cremoso

Perfeita para a hora do lanche, você vai poder levar essa delícia para qualquer lugar. Aprenda a fazer um pão low carb com goma xantana, creme de leite, coco ralado, ovos, azeite, stevia, fermento e sal. Assim que sair do forno, recheie com queijo mussarela, peito de peru e orégano, criando um misto quente que promete te saciar por muito tempo.


2. Pão francês sem glúten

Não pode consumir glúten, mas não quer abrir mão do pão francês? Confira essa versão que é feita a base de goma xantana, farinha de arroz, polvilho doce e óleo de coco. Você só vai precisar de uma batedeira para criar uma massa incrível que é assada por 25 minutos e lembra muito o pão de padaria.


3. Pão de queijo

Acompanhamento perfeito para um café, você pode assar um pão de queijo low carb em apenas 30 minutos. Sua massa é criada somente na batedeira com os seguintes ingredientes: goma xantana, queijo curado, queijo parmesão, leite e farinha de amêndoas, farinha de coco, ovo e sal. Fica uma delícia!


4. Panqueca sem glúten

Uma ótima pedida para qualquer refeição do dia, confira como fazer uma massa de panqueca versátil para soltar a criatividade com diversos recheios. Aqui, a massa é criada no liquidificador e não contém glúten. Seus ingredientes são: farinha de arroz, goma xantana, fécula de batata, amido de milho, leite, ovos e sal.


5. Mix de farinhas sem glúten

Para deixar suas receitas salgadas macias, use esse poderoso mix de farinhas que é ideal para fazer massas de pizza, esfiha ou pão. Para criá-lo, você pode optar pela farinha de arroz integral, sorgo integral ou trigo sarraceno e misturar com fécula de batata, polvilho doce, goma xantana e goma de tapioca.


6. Maionese verde

Seus lanches nunca mais serão os mesmos depois dessa maionese verde. Vegana, ela é feita a base de goma xantana, água de grão de bico reduzida e óleo vegetal. Para deixar com um sabor incrível, é temperada com suco de limão, alho, cebola, salsinha, pimenta-do-reino e sal.


7. Creme de manjericão

Muito parecido com o molho pesto, esse creme possui a adição da goma xantana, que vai contribuir com a textura e uniformidade do creme. Versátil para ser utilizado com diversos tipos de massa, ele conta também com os seguintes ingredientes: manjericão, azeite, queijo parmesão e amêndoas. Confira como preparar para extrair o melhor dos sabores!


Step 2

Determine a quantidade de goma de xantana a usar, multiplicando o número de litros de líquido na recita do sorvete por 1/4 para calcular quantas colheres de chá da goma serão necessárias. Por exemplo, uma receita que leva 2 L de líquido irá precisar de : 2 x 1/4 = 1/2 colher de chá de goma xantana.


Step 4

Bata com uma mão os ingredientes da base do sorvete na tigela e, com a outra, salpique a goma de xantana com o saleiro até que ela se incorpore ao sorvete.

image

Leave a Comment