Da amazonica açai

image

Por que o açaí é considerado a pérola da Amazônia?

Pequeno, redondo e de cor azul-noite, quase negro, o açaí pode ser considerado a pérola da Amazônia. O sistema via gotejamento leva água e nutrientes às plantas, possibilitando adotar um manejo mais sustentável e controlado.

Qual a extensão da Bacia Amazônica?

Região Hidrográfica Amazônica A Bacia Amazônica possui 7 milhões de Km 2 de extensão aproximadamente, no qual cerca de 4 milhões de Km 2 estão no território brasileiro (que corresponde a 42% do território nacional).

Qual é a pérola da Amazônia?

Aliando pesquisas, inovações e investimentos, nos tornamos a mais moderna e sustentável produtora de açaí. Pequeno, redondo e de cor azul-noite, quase negro, o açaí pode ser considerado a pérola da Amazônia. O sistema via gotejamento leva água e nutrientes às plantas, possibilitando adotar um manejo mais sustentável e controlado.

Quais são as principais características da região amazônica?

A região Amazônica apresenta um relevo relativamente plano e o clima equatorial (uma vez que está próximo da Linha Equador), com elevadas temperaturas e alto índice pluviométrico, de forma que apresenta chuvas em quase todos os meses do ano. De tal maneira, os rios possuem dois períodos: um de cheia e outro menor, de seca (estiagem).

image


Aproveitando o Açaí

Após ser retirada toda a polpa do açaí, esta é usada para consumo in natura e no preparo de diversos pratos. O caroço é reaproveitado no artesanato e como adubo orgânico após sua decomposição. A estirpe do açaí e as folhas da copa são utilizadas também.


Projeto BR163

O projeto de iniciativa do FLONAS – Grupos de Trabalho dos Conselhos Consultivos das Florestas Nacionais – tem como objetivo possibilitar o conhecimento das condições de exploração do açaí nativo e plantado, seus produtos derivados, suas cadeias de comercialização, além das áreas de plantio ou retirada do fruto nativo na região da BR163 nas Flonas Itaituba I, Itaituba II e Trairão..


Joias da Floresta

Pelo menos 42 famílias de comunidades ribeirinhas de Cachoeirinha e Panacarica, no Baixo Rio Branco, sul do Estado de Roraima, estão gerando renda com a produção de artesanato feito á partir de matéria prima retirada da floresta como sementes e folhas de açaí e outras plantas e fibras nativas da região Amazônica.


Caraterísticas e Importância da Bacia Amazônica

A Bacia Amazônica possui 7 milhões de Km 2 de extensão aproximadamente, no qual cerca de 4 milhões de Km 2 estão no território brasileiro (que corresponde a 42% do território nacional).


Rios

A região hidrográfica da Amazônica é formada por córregos, restingas, praias, igarapés, matas inundadas, lagos de várzea, dentre outros. Assim, muitos rios caudalosos formam a Bacia Amazônica sendo os principais:

image

Leave a Comment