Da cor do açaí cirio de nazaré

image

Quando é o Círio de Nazaré?

Desde então o Círio de Nazaré é realizado anualmente, no segundo domingo do mês de outubro. Entre os milagres mais expressivos atribuídos à imagem de Belém encontra-se o que envolveu os passageiros do brigue português “São João Batista”.

Qual a importância da corda do Círio de Nazaré?

A confecção é toda feita com base em doações e costuma ser inspirada em trechos do Evangelho. A corda do Círio de Nazaré é utilizada na Trasladação e na Procissão do Círio. Ela foi utilizada pela primeira vez em 1885, para puxar a berlinda que havia ficado atolada após uma enchente ocorrida no momento da procissão.

Qual o significado do Círio?

O Círio é uma palavra latina cereus, cujo significado é uma grande vela usada no sábado santo, para aludir à presença de Jesus Cristo ressuscitado entre os mortos. Ele é o eterno vivente, o vencedor da morte, o fogo novo para a vida da Igreja e do mundo.

Qual é a emissora do Círio?

A partir dos anos 2000, o número de emissoras na transmissão do Círio cresce com a entrada do SBT Pará (na época SBT Belém) e da então criada TV Nazaré na cobertura da procissão.

image


Qual o manto da Nossa Senhora de Nazaré 2021?

O design do manto oficial da imagem de Nossa Senhora de Nazaré faz uma homenagem às famílias, tendo como base o tema do Círio 2021: “O evangelho da família na casa de Maria”. O manto foi confeccionado em um tom predominante verde água, com toques de prata e complemento em outros tons de verde.


Quais são os símbolos do Círio de Nazaré?

Desde 1793 é realizada em Belém, uma das maiores festividades católicas do mundo, o Círio de Nazaré. A procissão religiosa possui vários símbolos como a corda, a berlinda, o manto que cobre a Santa, os brinquedos de miriti e o almoço das famílias no domingo de Círio.


Quais são as características do Círio de Nazaré?

O círio de Nazaré trata-se de uma quinzena de comemorações e festividades, nas quais se incluem mais de uma dezena de procissões e romarias. O maior símbolo do Círio de Nazaré é, sem dúvida, a própria imagem. Esta é a peregrina saindo da frente da Basílica para iniciar as romarias.


Qual o significado da corda do Círio de Nazaré?

Mário Tuma Júnior explica que o significado da corda para o Círio é o de ser um ícone de ligação entre o povo e o divino, assim como vários outros símbolos presentes na procissão.


Qual a origem do Círio de Nazaré?

O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará e, até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo D. Antônio de Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Justino Ferreira Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.


Qual é o principal destaque do Círio de Nazaré?

Procissão do Círio de Nazaré Esta romaria é considerada o auge do Círio. O percurso começa com a celebração de uma missa e em seguida, a imagem da santa é conduzida pelo arcebispo até a berlinda, para seguir o trajeto até a basílica. Muitos devotos formam um cordão humano ao longo da corda.


Qual a importância do Círio de Nazaré Pará o povo paraense?

É um rio de gente e de lágrimas no Norte do país. Símbolo máximo da explosão religiosa-sentimental do povo paraense, o Círio de Nazaré comove e resgata a força da fé e da devoção dos brasileiros. É assim em todo segundo domingo do mês de outubro.


O que significa feliz Círio?

Assim como em outras celebrações tradicionais do ano, desejar “Feliz Círio” carrega o sentido de renovação para os católicos paraenses, de acreditar em dias melhores.


Qual o significado da corda do Círio E o que ela simboliza para os devotos?

Desde então, ela passou a ser o elo de ligação entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis, sendo que “ir na corda” é considerado um dos maiores atos de fé e devoção à Mãe de Jesus.


O que significa o símbolo de berlinda?

Berlinda. A berlinda é uma caixa confeccionada de vidro e madeira, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é transportada durante a procissão. Originalmente, ela era conduzida em um palanquim, uma espécie de liteira fechada, presa a um varal levado no ombro por quatro ou seis homens.


Descrição geral

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre na capital Belém, no estado brasileiro do Pará, em Macapá, capital do estado do Amapá e em Rio Branco, capital do estado do Acre. Celebrado anualmente desde 1793, no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma devoção religiosa, herdada dos colonizadores portugueses – em Portugal é celebrado no dia 8 de setembro na vila de Nazaré.


Etimologia

O termo Círio vem do latim Cereum, que significa “vela grande”.


Lendas e histórias

Segundo a Lenda da Nazaré, sobre a antiga e pequena estátua da Virgem Maria entalhada em madeira, teve origem na cidade de Nazaré (Israel). Onde representa Maria, de cor escura, sentada e tendo em seu colo o menino Jesus, o qual amamenta.
A Imagem é identificada como objeto original dos primeiros séculos do Cristianismo. Percorreu a cristandade desde a cidade de Nazaré (Israel), passando por Mérida (Espanha), até surgir no …


Curiosidades

• A corda do círio foi introduzida pela primeira vez na procissão em 1855 com o objetivo de puxar a berlinda que levava a imagem de Nossa Senhora de Nazaré devido a água que transbordava da Baía do Guajará na área do Ver-o-peso. O elemento só foi oficializado em 1868.
• A corda do Círio possuía inicialmente um formato de U, dividido em duas fileiras que vinham de homens e mulheres, com os dois lados atrelados a berlinda. Esse formato foi introduzido pela primeira vez em 1922 e foi usado até 2004. Desde 2005, a corda utiliza um formato linear, com …


Romarias oficiais

Atualmente as manifestações de devoção religiosas estendem-se por quinze dias, durante a chamada quadra Nazarena. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se:
• Traslado para Ananindeua – Marituba
Assim chamado porque marca o percurso da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Basílica de Nazaré, pelas ruas de Belém, até a igreja matriz no município de Ananindeua, município vizi…


Os símbolos

O Círio tem vários objetos simbólicos que podem ser apreciados durante o seu trajeto. Um dos principais é a berlinda, que leva a imagem da Santa.
Outro símbolo é a corda, que sustenta a fé na padroeira dos paraenses, possui a média de 400 metros de comprimento e pesa aproximadamente 700 quilos, de puro sisal torcido, que requer maior sacrifício físico e emocional. Incorporada à celebração em 1868, originalmente substituí…


Círio de Nazaré em outras cidades

Procissões semelhantes à que ocorre em Belém acontecem em várias outras cidades do Pará e do Brasil. As mais famosas são o Círio de Soure, o Círio de Vigia, além das procissões realizadas em Abaetetuba, Castanhal, Bragança, Breves e Marabá. A cidade do Rio de Janeiro realiza a procissão no mês de setembro, em Copacabana. Brasília, Rio Branco, Manaus, Macapá e Recife também realizam suas procissões, sendo o Círio de Nazaré introduzido nessas capitais por paraenses que lá residem. São Luís também realiza o Círio nos mesmos moldes …


Transmissão

As primeiras imagens do Círio de Nazaré já tomavam conta de alguns cinemas durante a década de 50 com imagens gravadas para documentários através de produtoras estrangeiras. Só foi a partir da década de 60 que o Círio passou a ganhar as imagens de alguns canais de televisão, entre eles a extinta TV Marajoara que fazia a cobertura da romaria através de caminhões estacionados em alguns pontos do itinerário da procissão para trazer melhores imagens. Além da Marajoara, a TV Guajará também transmitia a romaria, inclusive até mesmo em frent…

Leave a Comment