Da onde vem o açai de mogi guaçu

image

Qual é o nome da povoação de Mogi Guaçu?

“Mogi Guaçu povoação antiquíssima da província de São Paulo ao norte do distrito de Mogi Mirim, 45 léguas com pouca diferença ao norte da cidade de São Paulo na margem direita do rio que tomou emprestado o nome, e no lugar em que este rio é cortado pela estrada que vai da cidade de São Paulo para a província de Goiás.

Quem fundou a freguesia de Mogi?

Esta freguesia é provida de excelente pescado que lhe fornece o rio Mogi. Os documento oficiais dizem secamente: O povoado já era paróquia paróquia em 1740. Entretanto o foi muito antes, pois a povoação foi fundada em 1650/60 por exploradores de ouro.

Quais são as maiores indústrias de Mogi Guaçu?

Em 2000 o produto interno bruto das indústrias de Mogi Guaçu era de 370 milhões de reais, e em 2010 de 802 milhões de reais: um crescimento de 207 por cento em 10 anos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As maiores empresas instaladas na cidade são: Mahle, International Paper, Ingredion – Unilever, Sandvik e diversas outras.

image


Descrição geral

O rio Mojiguaçu, cujas grafias arcaicas Moji-Guaçu e Mogi-Guaçu costumam ainda ser usadas, é um curso de água que nasce na cidade de Bom Repouso, na serra da Mantiqueira, no estado de Minas Gerais, no Brasil. O rio nasce a 1 650 metros de altitude no sul de Minas Gerais com o nome de Ribeirão do Corisco, e suas águas percorrem a região central e nordeste do estado de São Paulo, até …


Etimologia

O nome vem do tupi antigo moî’ygûasu, que significa “grande rio que serpenteia” (moîa, “cobra + ‘y, “rio” + ûasu, “grande”),


Bacia hidrográfica

A bacia hidrográfica do rio Mojiguaçu compreende uma área de 14 463 quilômetros quadrados em quarenta municípios, com uma população de um milhão e meio de pessoas, em dois estados (São Paulo e Minas Gerais). O rio atravessa zonas urbanas das cidades de Mogi Guaçu, Porto Ferreira, o distrito de Cachoeira de Emas em Pirassununga, Taquari Ponte em Leme e zona rural de Santa Rita do Passa Quatro. Na sequência, passa pelo norte do município de Descalvado, poster…


Turismo

É no distrito de Cachoeira de Emas em Pirassununga que o rio tem o seu principal ponto turístico. Nesse local, cortado pela SP-201, existem vários restaurantes que têm, como pratos especiais, os peixes. É um recanto turístico muito visitado, principalmente pelos romeiros que se dirigem à cidade de Tambaú, por causa do padre Donizetti Tavares de Lima. Ainda, em Cachoeira de Emas, dois importantes locais de estudos e pesquisas sobre peixes de água doce têm sede: Centro Na…


Degradação ambiental

A importância do rio vem crescendo motivada pelo incremento da economia na região. No entanto, o uso predatório e o descaso de autoridades, empresários e da maioria da população está causando a degradação das águas e dos ecossistemas.


Afluentes

• Rio do Peixe
• Rio Mojimirim
• Ribeirão do Meio
• Rio do Roque
• Ribeirão do Pântano


Ver também

• Cachoeira de Emas
• Porto Ferreira
• Rodovia Anhanguera


Ligações externas

• Artigo sobre o Rio
• DER Mapa Rodoviário do Estado de São Paulo – (2004)
• Site de Cachoeira de Emas no Rio Moji Guaçu

Leave a Comment