Do pedido na açao rescisao

image

Qual o prazo do pagamento da rescisão?

O prazo do pagamento da rescisão por parte da empresa são os mesmo se o funcionário pedisse a demissão: – em até 1 dia útil após a rescisão no caso de cumprimento dos 30 dias de aviso prévio; – em até 10 dias corridos, à contar do dia do pedido da demissão, em caso de pedido de demissão sem o cumprimento do aviso trabalhado.

O que é uma carta de rescisão?

Carta de rescisão, carta de demissão ou carta de despedimento: três termos diferentes que, no fundo, significam o mesmo. Trata-se de um meio necessário para formalizar a sua intenção de deixar o seu trabalho.

Quais são os direitos do funcionário após a rescisão?

Saldo de salário: após a rescisão, o funcionário terá direito a receber o salário de maneira proporcional aos dias em que trabalhou durante o mês em que a solicitação foi feita. Férias vencidas e férias proporcionais: após 1 ano de trabalho, todo trabalhador tem direito a tirar 1 mês de férias.

Quais são os cálculos de rescisão?

Exemplificando de forma mais detalhada, a rescisão é a soma dos seguintes cálculos: saldo de salário; férias vencidas; férias proporcionais; décimo terceiro proporcional; aviso prévio proporcional; décimo terceiro (aviso); férias proporcionais (aviso); saldo do FGTS;

image


Como funciona o aviso prévio em caso de pedido de demissão?

Quando um colaborador faz o pedido de demissão, ele tem a obrigação de cumprir 30 dias de aviso prévio ou indenizar um mês de salário (baseado no s…


Quantos dias para pagar a rescisão do funcionário que pede demissão?

Como já citado anteriormente no tópico sobre mudanças da Reforma Trabalhista, a empresa passou a ter o prazo de até 10 dias contados após o término…


O funcionário pode pedir demissão durante o período de experiência?

Igualmente ao contrato de prazo indeterminado, o funcionário que solicita o pedido de demissão durante o período de experiência deve realizar o mes…


O que acontece com o banco de horas?

Caso o colaborador tenha um saldo positivo em seu banco de horas no momento da rescisão contratual, a empresa deve pagar essas horas como horas ext…


Quais são os direitos de quem pede a demissão?

Saldo de salário: após a rescisão, o funcionário terá direito a receber o salário de maneira proporcional aos dias em que trabalhou durante o mês em que a solicitação foi feita.


Demissão por Justa Causa

A justa causa é a penalidade máxima que o empregado pode receber. Ao ser aplicada, o trabalhador poderá ser demitido e receber um valor muito pequeno da verba rescisória.


Como pedir o acordo?

Após a conversa e a concordância entre as partes, o acordo deverá ser formalizado através de uma carta, que deve constar o motivo da demissão e se o aviso prévio será indenizado ou trabalhado.


Quais são prazos para que o empregador faça os pagamentos?

Em todos os casos de rescisão o prazo para pagamento e para a entrega dos documentos é de 10 dias, que são contados a partir da data de saída do emprego.


Benjamin Francisco

Servidor Público aposentado, apaixonado pelo Direito Previdenciário e os temas ligado ao governo. Minha missão é explicar os procedimentos burocráticos para pessoas leigas, contribuindo com a busca pela cidadania.


TRT-1 – RECURSO ORDINÁRIO RO 00102215020145010082 RJ (TRT-1)

RECURSO ORDINÁRIO. RESCISÃO A PEDIDO DO EMPREGADO. VALIDADE. Na falta de indícios de coação ou algum outro vício do ato jurídico, presume-se válido o pedido de rescisão formulado pelo autor juntamente com adesão a plano de apoio à aposentadoria.


TRT-1 – RECURSO ORDINÁRIO RO 00102452620135010046 RJ (TRT-1)

RESCISÃO A PEDIDO DO EMPREGADO CONFESSADA. AUSÊNCIA DE HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO. IMPOSSIBILIDADE DE CONVERSÃO EM DESPEDIDA IMOTIVADA.


TRT-1 – RECURSO ORDINÁRIO RO 00104710420135010055 RJ (TRT-1)

RESCISÃO A PEDIDO DO EMPREGADO. AUSÊNCIA DE HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO. NOVO EMPREGO EM SEQUÊNCIA. NÃO CONFIGURAÇÃO DE VÍCIO DE CONSENTIMENTO.


Aposentadoria voluntária gera rescisão a pedido de empregada

Já julguei pedidos de indenização por danos morais porque o empregado foi tratado com indiferença pelo chefe; por ter a chefe sugerido um corte de cabelo; por ociosidade, porque a empresa não exigia horas…Este pedido foi negado, mas a juíza declarou rescindido o contrato e reconheceu a sua unicidade pelos períodos anterior e posterior à aposentadoria, enquanto ela ainda trabalhou….Além disso, condenou a Comcap a pagar as verbas devidas pela rescisão a pedido da empregada, como saldo de salários, férias vencidas e proporcionais com 1/3, 13º salário proporcional e FGTS..


Aposentadoria voluntária gera rescisão a pedido de empregada

Já julguei pedidos de indenização por danos morais porque o empregado foi tratado com indiferença pelo chefe; por ter a chefe sugerido um corte de cabelo; por ociosidade, porque a empresa não exigia horas…Este pedido foi negado, mas a juíza declarou rescindido o contrato e reconheceu a sua unicidade pelos períodos anterior e posterior à aposentadoria, enquanto ela ainda trabalhou….Além disso, condenou a Comcap a pagar as verbas devidas pela rescisão a pedido da empregada, como saldo de salários, férias vencidas e proporcionais com 1/3, 13º salário proporcional e FGTS..


TST – RECURSO DE REVISTA RR 2369005820035070006 236900-58.2003.5.07.0006 (TST)

FÉRIAS PROPORCIONAIS. RESCISÃO A PEDIDO DO EMPREGADO. TEMPO DE SERVIÇO INFERIOR A DOZE MESES. Nos termos da Súmula nº 261/TST, o empregado que se demite antes de completar 12 (doze) meses de serviço tem direito a férias proporcionais. Recurso conhecido e provido.


TRT-2 – RECURSO ORDINÁRIO RO 00005020420135020033 SP 00005020420135020033 A28 (TRT-2)

RESCISÃO INDIRETA. AUSÊNCIA DE PROVA DE FALTA GRAVE POR PARTE DO EMPREGADOR. RECONHECIMENTO DE RESCISÃO A PEDIDO DO EMPREGADO. CONSEQUÊNCIA LÓGICA. INCOMPATIBILIDADE ENTRE O PEDIDO DE RESCISÃO INDIRETA E O DE RECONHECIMENTO DE DISPENSA POR JUSTA CAUSA DECORRENTE DE ABANDONO DE EMPREGO. PRINCÍPIO DA VERDADE REAL. NÃO HÁ JULGAMENTO EXTRA PETITA.


O que é carta de rescisão?

Carta de rescisão, carta de demissão ou carta de despedimento: três termos diferentes que, no fundo, significam o mesmo. Trata-se de um meio necessário para formalizar a sua intenção de deixar o seu trabalho.


É preciso dar aviso prévio? Qual a antecedência?

Sim, o trabalhador é obrigado a dar um aviso prévio quando quiser deixar o trabalho, tal como qualquer empregador teria de fazer caso quisesse despedir determinado funcionário. Pode dar o seu aviso prévio por meio da carta de rescisão, que deve ser enviada por correio registado com o devido aviso de receção.


Dicas para escrever uma boa carta de rescisão

Antes de mais, já refletiu devidamente sobre a sua decisão? Trata-se de um passo importante na sua vida, por isso, este merece a devida consideração e avaliação.


Minutas de cartas de rescisão

Em seguida deixamos alguns modelos de carta de rescisão que poderá fazer uso. Não obstante, alertamos que qualquer um dos modelos de utilize deverá ser feito de acordo com as regras anteriormente referidas.


Como calcular a rescisão?

Para calcular a rescisão de forma automatizada, você deverá ter algumas informações em mãos. A primeira delas é o salário bruto recebido por você, além da data de contratação e de demissão.


O que é a rescisão de contrato CLT?

Inicialmente, vamos passar pelo conceito da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), esse conjunto de leis é responsável por regulamentar as relações trabalhistas, com direitos e deveres do empregado e empregador.


E quando não existe justa causa?

Quando o empregador decide encerrar o vínculo com o funcionário sem motivos que enquadram a justa causa, a empresa deverá fazer a mesma comunicação de intenção do desligamento.


Rescisão da CLT quando existem falhas do empregador: quais são elas?

Além de problemas relacionados ao funcionário, a CLT também protege colaboradores que passem por transtornos em empresas que não respeitam a legislação trabalhista.


O que é rescisão direta?

Quando o vínculo empregatício é extinto por vontade do empregador, falamos em rescisão direta, que pode acontecer por dispensa sem justa causa ou com justa causa. Em relação à primeira hipótese, o empregador não tem mais interesse em manter o contrato de trabalho com o empregado.


O que é rescisão indireta?

A rescisão indireta acontece quando a extinção do contrato de trabalho parte da vontade do empregado, desde que ocorra o descumprimento de obrigações trabalhistas por parte do empregador, conforme o art. 483 da CLT:


Diferença entre rescisão direta e indireta

Uma das principais diferenças entre a rescisão indireta e a rescisão direta, é que a primeira é pleiteada em juízo, já que é muito difícil o empregador reconhecer que praticou algum ato prejudicial ao empregado.


O que acontece quando a rescisão indireta for negada?

Se o Tribunal Superior do Trabalho negar o pedido de rescisão indireta, por consequência da falta de provas, por exemplo, será considerada a anulação do contrato de trabalho pelo empregado. Ou seja, será considerado que o trabalhador pediu demissão por conta própria.


Conclusão

Por fim, essas são as duas hipóteses em que pode ocorrer a extinção do contrato de trabalho, sendo que a mais comum é a rescisão direta.

image

Leave a Comment