O açaí faz bem para saúde

image


Quais os benefícios do açaí para o coração?

Uma das frutas tropicais mais famosas no Brasil, o açaí é muito mais que uma pura fonte de energia para o nosso corpo. Estudos da área nutricional apontam que esse alimento é capaz de fortalecer a saúde do coração, prevenindo e combatendo doenças cardíacas.


O que acontece se tomar açaí todo dia?

Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.


Quem e cardíaco pode comer açaí?

Açaí todos os dias “O açaí deve ser consumido puro para, desta forma, agir como um suplemento alimentar que proteja contra doenças cardiovasculares. A adição de ingredientes como o açúcar ou a farinha deixam o alimento hipercalórico, atenuando, deste modo, sua ação benéfica,” explica.


Qual e o benefício da vagem?

A vagem tem nutrientes que contribuem com o sistema imunológico, como as vitaminas C e A. Seus nutrientes e minerais ajudam a manter a integridade das mucosas, o que ajuda na defesa contra agentes externos. Além disso, atua na produção e ativação das células de defesa e anticorpos.


Quais são os efeitos colaterais do açaí?

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.


Qual a quantidade ideal de açaí por dia?

Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias.


Quem teve infarto pode tomar açaí?

O açaí, produto típico na mesa de muitas famílias amapaenses, pode ser um grande aliado no combate a infartos e doenças no coração, segundo aponta uma pesquisa realizada pelo médico cardiologista Eduardo Costa.


Quem não pode comer açaí?

* pessoas alérgicas devem redobrar os cuidados, pois existem componentes na fruta que podem favorecer alergias leves e mesmo graves. * Além disso, grávidas e mulheres que amamentam devem evitar o consumo, pois não existem estudos que mostrem os impactos do produto na saúde de pessoas nessas condições.


Quem tem pressão alta pode tomar açaí?

Segundo eles, o alimento pode ajudar a evitar a hipertensão. “Já temos evidências de que, após o consumo de açaí, há uma dilatação das artérias”, conta Santos. Com a passagem do sangue facilitada, por sua vez, diminui a tensão nas paredes dos vasos e a pressão tende a baixar.


Pode comer vagem todos os dias?

Contém poucas calorias: A vagem pode ser uma aliada nas dietas por conter níveis baixos de calorias. Uma porção de 100 gramas adicionará apenas 35 calorias ao seu cardápio diário. Logo, além de ser benéfica para a saúde, ela pode auxiliar no emagrecimento.


Quem tem diabetes pode comer vagem?

Os vegetais frescos, como alface, tomate, vagem, abobrinha ou acelga, são ricos em vitaminas e minerais fundamentais para o funcionamento do organismo, ajudando na produção de hormônios, como a insulina, controlando a diabetes.


Como usar a vagem?

Como consumir vagem A vagem pode ser utilizada como salada em pratos frios, mas também é uma ótima pedida para pratos quentes. Ficam ótimas temperadas apenas com azeite de oliva e uma pitada de sal. Ficam boas em omeletes, em sopas, cozidas com arroz e cenoura.

Leave a Comment