O açaí possui teobromina


Quais alimentos contém teobromina?

Alimentos ricos em teobromina Além do cacau e do chocolate, existem outros alimentos ricos na substância. Alguns exemplos deles são a noz-de-cola e o chá, onde pode haver 400 miligramas em cada 200 calorias. O guaraná também possui teobromina em sua composição, são cerca de 200 a 400 miligramas.


Onde se encontra teobromina?

Teobromina é um alcalóide da família das metilxantinas, da qual também fazem parte a teofilina e a cafeína. É uma substância normalmente encontrada no fruto do Theobroma cacao, e por isso este composto é normalmente encontrado no chocolate. Está presente também na semente do guaraná.


Quanto de teobromina tem no Nescau?

Chocolate de culinária (aquele usado em bolos e ovos de páscoa caseiros): 100 gramas contêm 1.365 miligramas de Teobromina. A dose fatal para um cão com 6 quilos seriam meras 35 gramas!


O que é teofilina e teobromina?

Teobromina, teofilina e cafeína são alcalóides da família das metilxantinas, um dos principais grupos constituintes das folhas de chá. A cafeína (1,3,7trimetilxantina) é o mais comum dentre os três, sendo encontrada principalmente em chás, cafés, produtos de cacau e bebidas à base de cola.


Quanto de teobromina tem no chocolate branco?

Assim sendo o chocolate amargo, utilizado em confeitarias para fazer doces é o que oferece maior risco de intoxicação, pois possui em torno de 1,35% de teobromina. No chocolate branco esse teor gira em torno de 0,005%. Ingerindo chocolate seu cão pode apresentar: Vômito.


Qual é a composição do Nescau?

Um sabor achocolatado ao extremo. INGREDIENTES:Açúcar, cacau em pó, maltodextrina, minerais (cálcio e ferro), vitaminas (A, B1, B2, niacina, B6, B12, ácido pantotênico e biotina), emulsificante lecitina de soja, aromatizantes e antioxidante ácido ascórbico. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM TRAÇOS DE LEITE.


Tem cafeína no Nescau?

Uma xícara de 240 ml de leite com achocolatado pode ter de 5 a 10 mg de cafeína, podendo aumentar para 15 ou 20 gramas de acordo com o chocolate utilizado na bebida. Isto é, quanto mais amargo for o chocolate, mais cafeína terá a bebida. Achocolatados comuns possuem cerca de 4 a 10 mg de cafeína a cada 250 ml.


O que é teofilina e para que serve?

Esse medicamento de uso oral é indicado para indivíduos que sofrem de crises asmáticas e de outras doenças respiratórias. A ação da Teofilina consiste em relaxar a musculatura dos brônquios e dos vasos sanguíneos pulmonares, facilitando assim a entrada de ar nos pulmões.


Como a teofilina atua?

A teofilina atua inibindo as enzimas fosfodiesterases (PDEs). Esta inibição, entretanto, nas doses terapêuticas utilizadas, é fraca e não seletiva. As PDEs apresentam papel importante na regulação da atividade celular.


Qual é o nome do Berotec?

Berotec: bromidrato de fenoterol.


Teobromina y chocolate

Cuando la teobromina se aísla a partir de los granos de cacao, la sustancia es incolora a blanca y muy amarga. Todos los productos de chocolate contienen teobromina, aunque el chocolate oscuro tiene concentraciones mucho más altas (casi 10g por kg), ya que no se diluye con ingredientes como la leche y la nata.


Cafeína y teobromina

La teobromina tiene efectos en el cuerpo humano que son similares a los de la cafeína. La cafeína se metaboliza más rápidamente, es adictiva, y aumenta el estado de alerta y el estrés emocional. También ejerce un mayor efecto que la teobromina en la estimulación del sistema nervioso.


Toxicidad de la teobromina

La teobromina se produce en concentraciones bastante altas en el chocolate. Una pieza de 50 g de chocolate negro podría contener en promedio 378 mg. Esto es obviamente una cantidad segura de chocolate que se podría comer sin efectos secundarios peligrosos.


Suplementos con teobromina

Gracias a la posibilidad de la teobromina para aumentar la intensidad del entrenamiento, se puede encontrar en muchos de los suplementos pre-entrenamiento como estimulantes quemadores de grasa y termogénicos.


Fuentes Bibliográficas

Zarrillo S, Gaikwad N, Lanaud C, Powis T, Viot C, Lesur I, Fouet O, Argout X, Guichoux E, Salin F, Solorzano RL, Bouchez O, Vignes H, Severts P, Hurtado J, Yepez A, Grivetti L, Blake M, Valdez F. The use and domestication of Theobroma cacao during the mid-Holocene in the upper Amazon . Nat Ecol Evol. 2018 Oct 29. doi: 10.1038/s41559-018-0697-x.


Organismo humano

Mesmo que a teobromina e a cafeína sejam semelhantes por serem alcalóides relacionados, a teobromina tem menos impacto no sistema nervoso central, mas tem maior impacto no coração.


Organismo animal

A quantidade de teobromina encontrada no chocolate é suficientemente pequena para que possa ser consumido com segurança pelo Homem em grandes quantidades.


Quantidades de teobromina nos produtos alimentares

Visto que a dose necessária para causar efeitos tóxicos é apenas 20 mg/kg, é essencial analisar as quantidades de teobromina específicas dos diferentes tipos de chocolate e de outros produtos :


Mecanismo de ação

Deve-se principalmente à sua semelhança estrutural com a adenosina e parece envolver diferentes mecanismos moleculares, como antagonismo de recetores da adenosina da membrana plasmática da maioria das células; inibição das fosfodiesterases de nucleotídeos transportadores de ATP; mobilização do cálcio intracelular e competição pelos recetores das benzodiazepinas..


Toxicocinética

Absorção: A teobromina é bem absorvida (> 90%) pelo trato gastrointestinal do Homem e do cão. Possui uma biodisponibilidade próxima da unidade, o que significa que a teobromina é bastante biodisponível a partir de derivados do cacau e de produtos de chocolate. No homem, os picos de concentração máxima são normalmente atingidos após 2-3 horas


Para que serve a teobromina

A princípio, ela é similar à teofilina e à cafeína, pois as 3 são da mesma família e atuam como estimulantes no corpo. Portanto, sua função principal no organismo é dar energia. Ou seja, ela ajuda a tirar o sono, por exemplo, e aumenta a capacidade de concentração e foco do cérebro.


Benefícios para a saúde

O estimulante pode beneficiar a saúde do coração, pois ajuda a prevenir doenças relacionadas à coagulação, como é o caso da trombose. Além disso, atua para prevenir a obstrução das artérias e dos vasos sanguíneos. Não só, pode ajudar no controle do colesterol e a regular a pressão arterial.


Quanta teobromina tem no chocolate?

O chocolate amargo é a melhor fonte de teobromina entre os tipos de chocolate, pois ele é a versão mais próxima do cacau. Sendo assim, geralmente contém 5,5 miligramas do estimulante, ao passo que a versão ao leite costuma conter apenas 2,4 miligramas.


efectos

Uno de los efectos relacionados con la presencia de teobromina en el chocolate es la sensación revitalizante que trae. También tiene efecto diurético, que es útil para reducir los niveles de agua en el cuerpo, perder peso y disminuir la hinchazón. La sustancia todavía tiene efectos estimulantes y relajantes.


El estudio

Durante la realización de este estudio, los investigadores reclutaron a 152 hombres y mujeres sanos para participar en las pruebas. Ellos consumieron diariamente 200 mililitros de una bebida durante cuatro semanas.


Alimentos ricos en teobromina

Además del cacao y del chocolate, hay otros alimentos ricos en la sustancia. Algunos ejemplos de ellos son la nuez de cola y el té, donde puede haber 400 miligramos en cada 200 calorías. El guaraná también posee teobromina en su composición, son cerca de 200 a 400 miligramos.


Contra indicaciones

En seres humanos, la teobromina puede no causar efectos tóxicos, pero es peligroso que la sustancia sea ingerida por animales. Ella es tóxica para los animales domésticos como perros y también puede ser perjudicial para los caballos.


Organismo Humano

Image
Mesmo que a teobromina e a cafeína sejam semelhantes por serem alcalóides relacionados, a teobromina tem menos impacto no sistema nervoso central, mas tem maior impacto no coração. O National Institute on Drug Abuse (NIDA) não considera a teobromina uma substância viciante e, segundo a World Anti-Doping Agency (WADA), também não é considerada uma s…

See more on pt.wikipedia.org


Organismo Animal

  • A quantidade de teobromina encontrada no chocolate é suficientemente pequena para que possa ser consumido com segurança pelo Homem em grandes quantidades. No entanto, os cães metabolizam a teobromina mais lentamente, originando uma acumulação tóxica no organismo e, por isso, podem facilmente ingerir a quantidade de chocolate suficiente para causar intoxicação. [6] O DL50 para o cão ronda os 300 mg/kg. Já para o gato o DL…

See more on pt.wikipedia.org


quantidades de Teobromina Nos Produtos Alimentares

  • Visto que a dose necessária para causar efeitos tóxicos é apenas 20 mg/kg, é essencial analisar as quantidades de teobromina específicas dos diferentes tipos de chocolate e de outros produtos[4] [11]: 1. Cacau em pó (10g): 189 mg de teobromina 2. Chocolate de leite (50g): 95 mg de teobromina 3. Chocolate negro (50g): 378 mg de teobromina 4. Pudim de chocolate (108g): 75.6 mg de teobromina 5. Cookies/Brownies (56g): 43.7 mg de teobr…

See more on pt.wikipedia.org


Mecanismo de Ação

  • Deve-se principalmente à sua semelhança estrutural com a adenosina e parece envolver diferentes mecanismos moleculares, como antagonismo de recetores da adenosina da membrana plasmática da maioria das células; inibição das fosfodiesterases de nucleotídeos transportadores de ATP; mobilização do cálcio intracelular e competição pelos recetores das benzodiazepinas. [2] [9] [5] A adenosina é um metabolito intermediário e també…

See more on pt.wikipedia.org


Toxicocinética

  1. Absorção: A teobromina é bem absorvida (> 90%) pelo trato gastrointestinal do Homem e do cão. Possui uma biodisponibilidade próxima da unidade, o que significa que a teobromina é bastante biodispon…
  2. Distribuição: A teobromina é vastamente distribuída pelos tecidos do corpo, apresentando um volume de distribuição de <1L/kg de peso corporal. No humano, os volumes de distribuição de molécula liga…
  3. Metabolismo: A teobromina é metabolizada no fígado, com efeito mínimo de primeira passagem e passa pel…
  1. Absorção: A teobromina é bem absorvida (> 90%) pelo trato gastrointestinal do Homem e do cão. Possui uma biodisponibilidade próxima da unidade, o que significa que a teobromina é bastante biodispon…
  2. Distribuição: A teobromina é vastamente distribuída pelos tecidos do corpo, apresentando um volume de distribuição de <1L/kg de peso corporal. No humano, os volumes de distribuição de molécula liga…
  3. Metabolismo: A teobromina é metabolizada no fígado, com efeito mínimo de primeira passagem e passa pela circulação entero-hepática, pelo que é excretada na bílis, passando para o lúmen intestinal,…
  4. Excreção: As metilxantinas são excretadas na urina não só na forma de metabólitos, como também sob a forma dos compostos originais inalterados. No homem, após a absorção oral a teobromina tem uma c…


Bibliografia

  1. William Marias Malisoff (1943). Dictionary of Bio-Chemistry and Related Subjects. Philosophical Library, 311, 530, 573. ISBN B0006AQ0NU.
  2. (French) Theobromine. BIAM (March 29, 2000). Retrieved on 2007-03-01.
  3. Baer, Donald M.; Elsie M. Pinkston (1997). Environment and Behavior. Westview Press, 200.
  4. Bennett, Alan Weinberg; Bonnie K. Bealer (2002). The World of Caffeine: The Science and Culture of the World…
  1. William Marias Malisoff (1943). Dictionary of Bio-Chemistry and Related Subjects. Philosophical Library, 311, 530, 573. ISBN B0006AQ0NU.
  2. (French) Theobromine. BIAM (March 29, 2000). Retrieved on 2007-03-01.
  3. Baer, Donald M.; Elsie M. Pinkston (1997). Environment and Behavior. Westview Press, 200.
  4. Bennett, Alan Weinberg; Bonnie K. Bealer (2002). The World of Caffeine: The Science and Culture of the World’s Most Popular Drug. Routledge, New York. ISBN 0-415-92723-4. (note: the book incorrectl…


Ligações Externas

Leave a Comment